Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As funções dos objetivos específicos do planejamento de ensino não incluem
orientar a seleção e a organização de procedimentos pedagógicos.
comunicar aos alunos aquilo que será esperado deles ao final do processo.
facilitar o acompanhamento pelo professor do desenvolvimento das atividades previstas.
identificar a missão da instituição escolar.
Assinale a opção correta a respeito do planejamento de ensino e de seus elementos constitutivos.
Considerar as condições objetivas de trabalho oferecidas pela escola é condição essencial para um planejamento de ensino que não se limite à forma.
Para garantir a qualidade do planejamento de ensino é fundamental que o professor trabalhe a partir do modelo do aluno ideal.
A flexibilidade das ações planejadas, em qualquer dos momentos do processo pedagógico, compromete a coerência do planejamento de ensino.
Os objetivos de um planejamento de ensino não podem ser determinantes na escolha dos métodos e das técnicas por serem momentos diferentes.
Considerando a concepção de metodologia de projetos e a interdisciplinaridade, julgue os itens subseqüentes.
A concepção dos Parâmetros Curriculares Nacionais tem seus fundamentos na perspectiva interdisciplinar, inclusive o trabalho com os temas transversais.
Quanto a interdisciplinaridade em uma metodologia de projetos, assinale a opção correta.
Para garantir a interdisciplinaridade do processo pedagógico, a escola deve escolher um tema único para ser trabalhado pelos professores individualmente em suas disciplinas.
Para a eficácia do trabalho interdisciplinar, as especificidades de cada área de conhecimento devem ser abandonadas.
A interdisciplinaridade busca superar a fragmentação do conhecimento e os problemas advindos dessa forma de organização do trabalho pedagógico.
Considerando a concepção de metodologia de projetos e a interdisciplinaridade, julgue os itens subseqüentes.
O sucesso do grupo em detrimento ao do indivíduo e o envolvimento de todos os segmentos desde a concepção até a avaliação são características da concepção de metodologia de projetos.
Assinale a opção correta sobre a EJA.
Para a alfabetização, o material didático deve ser o mesmo utilizado no trabalho com crianças.
O professor deve desenvolver atividades relacionadas com a realidade e o interesse dos estudantes.
A prática pedagógica do professor deve priorizar a transmissão e a memorização dos conteúdos.
O professor deve priorizar conteúdos encontrados em cartilhas e livros didáticos.
Considerando a concepção de metodologia de projetos e a interdisciplinaridade, julgue os itens subseqüentes.
A pesquisa como estratégia metodológica e a utilização de disciplinas como meio para a construção de saberes desejados são características da abordagem interdisciplinar.
A respeito do planejamento educacional e dos objetivos educacionais, julgue os itens subsequentes.
As motivações e os interesses dos alunos devem ser considerados na elaboração das práticas de ensino.
A professora de uma turma de educação de jovens e adultos (EJA) iniciou sua aula com uma canção sobre o meio ambiente. Durante a aula, os alunos cantaram, leram e aprenderam que as queimadas empobrecem o solo, discutiram sobre a importância de reciclar o lixo e sobre as famílias que vivem da venda dos materiais recicláveis.
Com relação à atividade acima descrita, assinale a opção correta.
A professora planejou uma atividade com base em temas geradores, fazendo a ligação dos conteúdos escolares com a vida dos estudantes.
A professora realizou uma atividade que não envolveu a aprendizagem de conteúdos significativos para os estudantes.
A professora realizou uma atividade que prioriza a transmissão dos conteúdos musicais para os estudantes.
A professora planejou uma atividade que não proporciona a aprendizagem e a construção de conhecimentos aos estudantes.
Considerando a concepção de metodologia de projetos e a interdisciplinaridade, julgue os itens subseqüentes.
O respeito às especificidades das diferentes áreas dos saberes e a superação dos problemas advindos da compartimentalização do conhecimento são fatores relevantes em uma metodologia de projetos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...