Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As funções dos objetivos específicos do planejamento de ensino não incluem

  • A.

    orientar a seleção e a organização de procedimentos pedagógicos.

  • B.

    comunicar aos alunos aquilo que será esperado deles ao final do processo.

  • C.

    facilitar o acompanhamento pelo professor do desenvolvimento das atividades previstas.

  • D.

    identificar a missão da instituição escolar.

Assinale a opção correta a respeito do planejamento de ensino e de seus elementos constitutivos.

  • A.

    Considerar as condições objetivas de trabalho oferecidas pela escola é condição essencial para um planejamento de ensino que não se limite à forma.

  • B.

    Para garantir a qualidade do planejamento de ensino é fundamental que o professor trabalhe a partir do modelo do aluno ideal.

  • C.

    A flexibilidade das ações planejadas, em qualquer dos momentos do processo pedagógico, compromete a coerência do planejamento de ensino.

  • D.

    Os objetivos de um planejamento de ensino não podem ser determinantes na escolha dos métodos e das técnicas por serem momentos diferentes.

Considerando a concepção de metodologia de projetos e a interdisciplinaridade, julgue os itens subseqüentes.

A concepção dos Parâmetros Curriculares Nacionais tem seus fundamentos na perspectiva interdisciplinar, inclusive o trabalho com os temas transversais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto a interdisciplinaridade em uma metodologia de projetos, assinale a opção correta.

  • A. Em um trabalho interdisciplinar, as disciplinas devem ser o fim e não o meio para a construção de conhecimentos.
  • B.

    Para garantir a interdisciplinaridade do processo pedagógico, a escola deve escolher um tema único para ser trabalhado pelos professores individualmente em suas disciplinas.

  • C.

    Para a eficácia do trabalho interdisciplinar, as especificidades de cada área de conhecimento devem ser abandonadas.

  • D.

    A interdisciplinaridade busca superar a fragmentação do conhecimento e os problemas advindos dessa forma de organização do trabalho pedagógico.

Considerando a concepção de metodologia de projetos e a interdisciplinaridade, julgue os itens subseqüentes.

O sucesso do grupo em detrimento ao do indivíduo e o envolvimento de todos os segmentos desde a concepção até a avaliação são características da concepção de metodologia de projetos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção correta sobre a EJA.

  • A.

    Para a alfabetização, o material didático deve ser o mesmo utilizado no trabalho com crianças.

  • B.

    O professor deve desenvolver atividades relacionadas com a realidade e o interesse dos estudantes.

  • C.

    A prática pedagógica do professor deve priorizar a transmissão e a memorização dos conteúdos.

  • D.

    O professor deve priorizar conteúdos encontrados em cartilhas e livros didáticos.

Considerando a concepção de metodologia de projetos e a interdisciplinaridade, julgue os itens subseqüentes.

A pesquisa como estratégia metodológica e a utilização de disciplinas como meio para a construção de saberes desejados são características da abordagem interdisciplinar.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do planejamento educacional e dos objetivos educacionais, julgue os itens subsequentes.

As motivações e os interesses dos alunos devem ser considerados na elaboração das práticas de ensino.

  • C. Certo
  • E. Errado

A professora de uma turma de educação de jovens e adultos (EJA) iniciou sua aula com uma canção sobre o meio ambiente. Durante a aula, os alunos cantaram, leram e aprenderam que as queimadas empobrecem o solo, discutiram sobre a importância de reciclar o lixo e sobre as famílias que vivem da venda dos materiais recicláveis.

 Com relação à atividade acima descrita, assinale a opção correta.

  • A.

    A professora planejou uma atividade com base em temas geradores, fazendo a ligação dos conteúdos escolares com a vida dos estudantes.

  • B.

    A professora realizou uma atividade que não envolveu a aprendizagem de conteúdos significativos para os estudantes.

  • C.

    A professora realizou uma atividade que prioriza a transmissão dos conteúdos musicais para os estudantes.

  • D.

    A professora planejou uma atividade que não proporciona a aprendizagem e a construção de conhecimentos aos estudantes.

Considerando a concepção de metodologia de projetos e a interdisciplinaridade, julgue os itens subseqüentes.

O respeito às especificidades das diferentes áreas dos saberes e a superação dos problemas advindos da compartimentalização do conhecimento são fatores relevantes em uma metodologia de projetos.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...