Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma brincadeira, considerada comportamento que não se origina de nenhuma obrigação, senão do que é livremente consentido, busca somente o prazer que a atividade proporciona. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
O conceito de brinquedo equivale ao de brincadeiras. Nesse sentido, brinquedo ou brincadeiras são apenas diferentes formas de manifestação lúdica.
Brinquedos consistem, apenas, nos objetos manufaturados utilizados como suportes nas brincadeiras, sendo a materialização de um projeto adulto destinado às crianças.
Tudo pode se tornar brinquedo, e o sentido de objeto lúdico é dado por aquele que brinca enquanto a brincadeira perdura.
O objetivo primeiro do brinquedo é fazer com que as crianças possam se apropriar do processo de socialização.
Com relação ao processo de avaliação no ensino de ciências, assinale a opção correta.
A avaliação do ensino-aprendizagem não apresenta maiores dificuldades, pois, por ser um processo exato, exclui aspectos subjetivos.
As pesquisas indicam que as concepções espontâneas dos professores refletem enormemente nos aspectos avaliativos, tendo uma forte influência subjetiva nos resultados.
Para avaliar o ensino de ciências, o procedimento mais adequado é a elaboração de provas discriminatórias, que resultem em uma distribuição de notas de tipo gaussiano, pois tal conduta evita as influências subjetivas.
Trabalhos em grupo, investigação do ambiente, criação de experimentos novos, entre outras ações dos alunos, devem ser evitados pelo professor para avaliar o processo de ensinoaprendizagem.
A alfabetização científica
permite que cidadãos comuns possam entender a ciência e compreender melhor as manifestações do universo.
tem como única finalidade possibilitar que os alunos compreendam os erros nos meios de comunicação.
deve ser uma atividade praticada, exclusivamente, fora do currículo escolar, constituindo-se em um projeto científico amplo para a sociedade.
não permite aos alunos a compreensão da evolução da ciência, já que ela não tem abordagem histórica.
Considerando o tema abordado no texto acima, assinale a opção correta.
Os processos científicos, por serem de natureza distinta do ensino de ciências, não estabelecem com este um paralelo e, por conseqüência, não podem auxiliá-lo.
O currículo elaborado para o ensino de ciências deve ser organizado de maneira que os conteúdos sigam a lógica hierárquica da ciência. Caso contrário, corre-se o risco de o estudante perder a percepção do que é ciência.
Os processos mais simples da ciência podem ser introduzidos nas séries iniciais, enquanto os processos mais complexos, como a formulação de hipóteses, podem ser introduzidos nas séries subseqüentes, utilizando-se o conhecimento dos processos mais simples, já consolidado nas séries anteriores.
Um currículo que considera os processos científicos em sua organização tende a ser muito tecnicista e esquecer o contexto em que o aluno está inserido. Por isso, essa abordagem deve ser evitada no ensino de ciências.
A tecnologia não é uma mercadoria que se compra ou vende. Ela é um saber que se adquire pela educação teórica e prática e, principalmente, pela pesquisa tecnológica. Daí o relevante papel assumido pela educação tecnológica na atualidade. Acerca da educação tecnológica, julgue os itens que se seguem.
A educação tecnológica deve prescindir da ética pelo fato de direcionar-se exclusivamente à produção de bens e conhecimentos úteis à humanidade.
Com relação à avaliação educacional, é correto afirmar que a avaliação
somativa é realizada no início do processo ensinoaprendizagem para orientar a prática educativa.
formativa é realizada ao final do processo ensinoaprendizagem para verificar a aprendizagem do estudante.
processual é realizada durante o processo ensinoaprendizagem para reorientar o estudante se necessário.
diagnóstica é realizada ao final do processo ensinoaprendizagem para fornecer indicadores da aprendizagem dos estudantes.
A tecnologia não é uma mercadoria que se compra ou vende. Ela é um saber que se adquire pela educação teórica e prática e, principalmente, pela pesquisa tecnológica. Daí o relevante papel assumido pela educação tecnológica na atualidade. Acerca da educação tecnológica, julgue os itens que se seguem.
Tanto os instrumentos quanto o conhecimento tecnológico são neutros, sendo, portanto, também neutra a ação daqueles que os utilizam.
A tecnologia não é uma mercadoria que se compra ou vende. Ela é um saber que se adquire pela educação teórica e prática e, principalmente, pela pesquisa tecnológica. Daí o relevante papel assumido pela educação tecnológica na atualidade. Acerca da educação tecnológica, julgue os itens que se seguem.
A educação tecnológica refere-se, por um lado, ao tipo de educação destinada aos que irão aprender a produzir a tecnologia e, de outro, à educação dirigida àqueles que vão lidar com a realidade de uma sociedade tecnologizada.
Temos visto várias reportagens sobre avaliação educacional nos últimos meses. Algumas relacionam o nível da educação brasileira com o de outros países e nos colocam em uma escala muito aquém daquela que seria a ideal. Outras promovem a classificação, nos vários níveis de escolarização, entre as melhores e as piores escolas no país. Isso nos remete a questionar sobre as diferentes formas e objetivos da avaliação educacional. A respeito desse tema, julgue os itens subseqüentes.
As notas e conceitos atribuídos nas avaliações têm caráter objetivo por revelarem a verdadeira capacidade de aprendizagem dos alunos.
Temos visto várias reportagens sobre avaliação educacional nos últimos meses. Algumas relacionam o nível da educação brasileira com o de outros países e nos colocam em uma escala muito aquém daquela que seria a ideal. Outras promovem a classificação, nos vários níveis de escolarização, entre as melhores e as piores escolas no país. Isso nos remete a questionar sobre as diferentes formas e objetivos da avaliação educacional. A respeito desse tema, julgue os itens subseqüentes.
Entre os instrumentos de verificação de aprendizagem, o único válido do ponto de vista da aferição do rendimento escolar são as provas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...