Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma brincadeira, considerada comportamento que não se origina de nenhuma obrigação, senão do que é livremente consentido, busca somente o prazer que a atividade proporciona. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    O conceito de brinquedo equivale ao de brincadeiras. Nesse sentido, brinquedo ou brincadeiras são apenas diferentes formas de manifestação lúdica.

  • B.

    Brinquedos consistem, apenas, nos objetos manufaturados utilizados como suportes nas brincadeiras, sendo a materialização de um projeto adulto destinado às crianças.

  • C.

    Tudo pode se tornar brinquedo, e o sentido de objeto lúdico é dado por aquele que brinca enquanto a brincadeira perdura.

  • D.

    O objetivo primeiro do brinquedo é fazer com que as crianças possam se apropriar do processo de socialização.

Com relação ao processo de avaliação no ensino de ciências, assinale a opção correta.

  • A.

    A avaliação do ensino-aprendizagem não apresenta maiores dificuldades, pois, por ser um processo exato, exclui aspectos subjetivos.

  • B.

    As pesquisas indicam que as concepções espontâneas dos professores refletem enormemente nos aspectos avaliativos, tendo uma forte influência subjetiva nos resultados.

  • C.

    Para avaliar o ensino de ciências, o procedimento mais adequado é a elaboração de provas discriminatórias, que resultem em uma distribuição de notas de tipo gaussiano, pois tal conduta evita as influências subjetivas.

  • D.

    Trabalhos em grupo, investigação do ambiente, criação de experimentos novos, entre outras ações dos alunos, devem ser evitados pelo professor para avaliar o processo de ensinoaprendizagem.

A alfabetização científica

  • A.

    permite que cidadãos comuns possam entender a ciência e compreender melhor as manifestações do universo.

  • B.

    tem como única finalidade possibilitar que os alunos compreendam os erros nos meios de comunicação.

  • C.

    deve ser uma atividade praticada, exclusivamente, fora do currículo escolar, constituindo-se em um projeto científico amplo para a sociedade.

  • D.

    não permite aos alunos a compreensão da evolução da ciência, já que ela não tem abordagem histórica.

Considerando o tema abordado no texto acima, assinale a opção correta.

  • A.

    Os processos científicos, por serem de natureza distinta do ensino de ciências, não estabelecem com este um paralelo e, por conseqüência, não podem auxiliá-lo.

  • B.

    O currículo elaborado para o ensino de ciências deve ser organizado de maneira que os conteúdos sigam a lógica hierárquica da ciência. Caso contrário, corre-se o risco de o estudante perder a percepção do que é ciência.

  • C.

    Os processos mais simples da ciência podem ser introduzidos nas séries iniciais, enquanto os processos mais complexos, como a formulação de hipóteses, podem ser introduzidos nas séries subseqüentes, utilizando-se o conhecimento dos processos mais simples, já consolidado nas séries anteriores.

  • D.

    Um currículo que considera os processos científicos em sua organização tende a ser muito tecnicista e esquecer o contexto em que o aluno está inserido. Por isso, essa abordagem deve ser evitada no ensino de ciências.

A tecnologia não é uma mercadoria que se compra ou vende. Ela é um saber que se adquire pela educação teórica e prática e, principalmente, pela pesquisa tecnológica. Daí o relevante papel assumido pela educação tecnológica na atualidade. Acerca da educação tecnológica, julgue os itens que se seguem.

A educação tecnológica deve prescindir da ética pelo fato de direcionar-se exclusivamente à produção de bens e conhecimentos úteis à humanidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à avaliação educacional, é correto afirmar que a avaliação

  • A.

    somativa é realizada no início do processo ensinoaprendizagem para orientar a prática educativa.

  • B.

    formativa é realizada ao final do processo ensinoaprendizagem para verificar a aprendizagem do estudante.

  • C.

    processual é realizada durante o processo ensinoaprendizagem para reorientar o estudante se necessário.

  • D.

    diagnóstica é realizada ao final do processo ensinoaprendizagem para fornecer indicadores da aprendizagem dos estudantes.

A tecnologia não é uma mercadoria que se compra ou vende. Ela é um saber que se adquire pela educação teórica e prática e, principalmente, pela pesquisa tecnológica. Daí o relevante papel assumido pela educação tecnológica na atualidade. Acerca da educação tecnológica, julgue os itens que se seguem.

Tanto os instrumentos quanto o conhecimento tecnológico são neutros, sendo, portanto, também neutra a ação daqueles que os utilizam.

  • C. Certo
  • E. Errado

A tecnologia não é uma mercadoria que se compra ou vende. Ela é um saber que se adquire pela educação teórica e prática e, principalmente, pela pesquisa tecnológica. Daí o relevante papel assumido pela educação tecnológica na atualidade. Acerca da educação tecnológica, julgue os itens que se seguem.

A educação tecnológica refere-se, por um lado, ao tipo de educação destinada aos que irão aprender a produzir a tecnologia e, de outro, à educação dirigida àqueles que vão lidar com a realidade de uma sociedade tecnologizada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Temos visto várias reportagens sobre avaliação educacional nos últimos meses. Algumas relacionam o nível da educação brasileira com o de outros países e nos colocam em uma escala muito aquém daquela que seria a ideal. Outras promovem a classificação, nos vários níveis de escolarização, entre as melhores e as piores escolas no país. Isso nos remete a questionar sobre as diferentes formas e objetivos da avaliação educacional. A respeito desse tema, julgue os itens subseqüentes.

As notas e conceitos atribuídos nas avaliações têm caráter objetivo por revelarem a verdadeira capacidade de aprendizagem dos alunos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Temos visto várias reportagens sobre avaliação educacional nos últimos meses. Algumas relacionam o nível da educação brasileira com o de outros países e nos colocam em uma escala muito aquém daquela que seria a ideal. Outras promovem a classificação, nos vários níveis de escolarização, entre as melhores e as piores escolas no país. Isso nos remete a questionar sobre as diferentes formas e objetivos da avaliação educacional. A respeito desse tema, julgue os itens subseqüentes.

Entre os instrumentos de verificação de aprendizagem, o único válido do ponto de vista da aferição do rendimento escolar são as provas.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...