Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

São características desejáveis que devem estar presentes em provas objetivas:

1- o enunciado deve conter dados meramente ilustrativos de modo a contextualizar a questão, com situações-problema do cotidiano.

2- o enunciado deve conter todas as informações técnicas necessárias à resolução da questão e a questão deve avaliar conteúdo relevante.

3- as alternativas devem ser coerentes, ter homogeneidade em termos de tamanho e os distratores devem ser plausíveis e bem construídos.

4- as alternativas corretas devem provocar controvérsias para garantir a objetividade podendo para isso, utilizar palavras ambíguas.

O correto está somente em:

  • A.

    1 e 2.

  • B.

    2 e 3.

  • C.

    3 e 4.

  • D.

    1 e 4.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O adulto e a criança estão distantes não apenas pela idade e tamanho, mas pela maneira de ver a realidade e viver a vida. Um ponto marcante desta afirmativa é o Brinquedo, tanto o cantado como os jogos. Para cada faixa etária, a criança aprende a lidar de forma diferente com os brinquedos e jogos, mas para que eles alcancem seus objetivos é importante que:

  • A.

    a criança aprenda que jogos servem apenas para ensiná-la a competir.

  • B.

    a criança possa ter liberdade de imaginação, agir independente daquilo que vê.

  • C.

    a criança possa desenvolver apenas a coordenação motora.

  • D.

    jogos e brinquedos servem apenas para distrair as crianças.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Os exercícios físicos para crianças contribuem:

  • A.

    para o aprimoramento de posições e movimentos corporais, para o funcionamento geral e dos diversos sistemas do organismo.

  • B.

    para o aprimoramento de posições e movimentos corporais e para o desenvolvimento motor do organismo.

  • C.

    somente para as atividades de relacionamento.

  • D.

    somente para as atividades sociais e emocionais.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Um dos principais distúrbios de posição é o que se refere aos desvios de coluna. Para evitar estes desvios, é imprescindível estimular a criança a:

I - manter sempre a postura ereta quando for escovar os dentes.

II - sentar-se recostado a 90° na carteira.

III - aproximar bem a cabeça do caderno quando for escrever.

IV - não permanecer longo tempo sentada.

O correto está em:

  • A. I, apenas.
  • B. I, II, III e IV.
  • C. I, II e IV, apenas.
  • D. II, III e IV, apenas.

As teorias sobre avaliação as dividem em duas: a diagnóstica e a classificatória. A primeira considera a avaliação como uma ferramenta que permite ao professor e ao aluno detectarem os pontos mais fracos do processo ensinoaprendizagem, viabilizando indicações para o prosseguimento do trabalho.

A segunda, tem por objetivo

  • A. hierarquizar e ranquear os alunos, dando destaque aos com melhor desempenho escolar.
  • B. avaliar continuamente o aluno, com a oferta simultânea de exercícios de reforço.
  • C. permitir que o aluno retome o que não aprendeu através de metodologias de instrução programada.
  • D. levar os alunos a perceber suas dificuldades cognitivas, estabelecendo o sistema de tutoria pelos mais preparados.
  • E. identificar as possíveis falhas de ensino, em especial as de fruto da má formação do professor, que não fundamentou corretamente as teorias ensinadas.

As regras de convivência elaboradas nas escolas, muitas vezes, refletem autoritarismo quando definem deveres e obrigações apenas para os alunos. Exemplo disto são os cartazes com as "combinações da turma", onde basicamente encontramos listado somente aquilo que os alunos NÃO podem fazer.

Neste procedimento está subjacente, fundamentalmente, a

  • A. importância organizacional de uma escola democrática.
  • B. intenção de uma escola de se estruturar a partir de regras coletivas.
  • C. proposta de uma escola aberta, onde alunos e professores têm papéis definidos.
  • D. concepção de escola como local privilegiado de transmissão de conhecimentos.
  • E. idéia de sala de aula estática, rígida, formadora de cidadãos passivos.

A respeito dos processos de integração grupal no ensino, julgue os próximos itens.

As atividades de integração grupal propiciam o desenvolvimento da flexibilidade, da liderança, da capacidade argumentativa e da habilidade de realização de sínteses.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito dos processos de integração grupal no ensino, julgue os próximos itens.

Brainstorming é a técnica grupal de debate livre adequada ao desenvolvimento de um tema.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito dos processos de integração grupal no ensino, julgue os próximos itens.

A sociometria deve ser feita antes da escolha e aplicação das técnicas de grupo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito dos processos de integração grupal no ensino, julgue os próximos itens.

Existem quatro processos para a formação de grupos: o natural, o artificial, o induzido e o científico.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...