Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Um modelo de currículo segue uma orientação a partir de quatro (4) elementos básicos: Objetivos, Conteúdos, Experiências de Aprendizagem e Avaliação. Considerando a integração desses elementos, qual das afirmações a seguir corresponde ao Modelo Técnico-Linear?

  • A.

    Trata os elementos básicos de forma menos hierárquica e apresenta resquícios do paradigma linear.

  • B.

    Apresenta uma forma de tomada de decisão para o planejamento curricular com a intenção de garantir o controle e a maximização do rendimento.

  • C.

    Amplia a visão do currículo e exige, ao mesmo tempo, uma maior abrangência e mais detalhamento para a organização.

  • D.

    Apresenta uma postura mais democrática, crítica, acentuando um interesse emancipatório.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

 Considere o texto abaixo para responder às questões 12 a 14

Para que o ensino seja bem sucedido, os professores precisam considerar alguns pontos fundamentais. Quais dos itens abaixo são corretos?

I- Toda atividade da criança deve ser sempre elogiada.

II- Elogios e recompensas devem ser específicos para cada aluno.

III- A crítica é o melhor motivador para a aprendizagem.

IV- Acertos devem ser sempre elogiados.

V- O esforço do aluno deve ser constantemente valorizado.

O correto está somente em:

 

  • A.

    I e III.

  • B.

    II, IV e V.

  • C.

    I, II e V.

  • D.

    I, III e IV.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Considere o texto abaixo para responder às questões 12 a 14

Depois de concluído o estudo do tema selecionado, os professores avaliaram que a aprendizagem foi realizada com sucesso, além de ter havido interesse e participação entusiasmada dos seus alunos, entre outras razões, pelo fato de que esteve presente na situação descrita, o aspecto:

  • A.

    sociorganizacional, ou seja, a aprendizagem foi facilitada pelos critérios de organização das turmas, que consideravam o desempenho escolar.

  • B.

    sociocomunicacional, isto é, o entrosamento entre alunos e funcionários favoreceu uma relação harmoniosa em sala de aula.

  • C.

    socioemocional, referente às relações interpessoais entre professores e alunos e às normas disciplinares indispensáveis ao trabalho docente.

  • D.

    sociocognitivo, relativo à boa forma de construção dos conhecimentos escolares por professores e alunos.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Considere o texto abaixo para responder às questões 12 a 14

Se os professores querem desenvolver uma prática pedagógica que estimule, de forma adequada, a curiosidade e a investigação, qual procedimento didático deve ser inicialmente adotado?

  • A.

    Exposição oral do tema principal pelo professor.

  • B.

    Leitura dos conceitos básicos no livro didático.

  • C.

    Levantamento de conhecimentos prévios dos alunos.

  • D.

    Registro e catalogação de dados fundamentais sobre o tema.

Considerando, ainda, a situação colocada na questão 49 acima

1. Os alunos estão sendo considerados "tabulas-rasas".

2. As tarefas realizadas em pares dificultam a aprendizagem do aluno.

 3. Traçar metas não ajuda a atingir objetivos.

4. As tarefas realizadas em pares podem favorecer atividades comunicativas.

5. Esse modelo é insignificante para a aprendizagem.

Está correta apenas a afirmativa

  • A. 1.
  • B. 2.
  • C. 3.
  • D. 4.
  • E. 5.

Analise o contexto a seguir: um professor de língua inglesa de uma determinada escola organiza seus alunos para trabalhos em pares, traçando tarefas e metas a serem atingidas. Considerando a prática desse professor, é correto afirmar.

1. O professor está inserido em um modelo tradicional de ensino de línguas.

2. Trabalhar em pares não é compatível com o ensino de línguas.

3. Esse modelo não favorece tarefas comunicativas.

4. O professor deve conhecer as orientações da abordagem comunicativa.

5. A abordagem tradicional de ensino não está presente no contexto analisado.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. apenas a 5
  • B. apenas a 4.
  • C. apenas 1, 2 e 3.
  • D. apenas 4 e 5.
  • E. apenas 2 e 3.

Segundo Almeida Filho, as principais características teóricas de avaliações comunicativas poderiam ser colocadas nos seguintes termos:

1. Os instrumentos de avaliação devem ser capazes de produzir ação comunicativa concreta. ("o que o aprendiz já pode fazer?").

2. O contexto lingüístico e situacional para o desempenho dos alunos deve ser comunicativamente autêntico ou verossímil ("com que fim ou devido a que necessidade comunicativa a linguagem será criada?").

3. Enquanto amostras de desempenho, as tarefas e recortes comunicativos devem permitir, pelo menos, alguma imprevisibilidade no insumo (na produção) em tempo real. 4. A avaliação será mais qualitativa do que numérica (quantitativa).

5. As validades de conteúdo e externa das amostras de desempenho terão precedência sobre a confiabilidade que possam possuir.

Estão corretas

  • A. 1, 2, 3, 4 e 5.
  • B. apenas 1, 2 e 3.
  • C. apenas 2 e 3.
  • D. apenas 3, 4 e 5.
  • E. apenas 4 e 5.

Analise este outro contexto: o professor de língua inglesa trabalha com o grande grupo, organizando os alunos em um único círculo, de forma que todos possam interagir entre si bem como com o próprio professor, com o intuito de trabalhar informações genéricas. Para tarefas mais específicas, o professor organiza seus alunos em pares, definindo metas de aprendizagem a serem atingidas. Considerando a prática desse professor, é correto afirmar que

1. a forma como o professor organiza as cadeiras na sala de aula não favorece a comunicação entre os alunos.

2. é incompatível com o que preconiza a abordagem comunicativa.

3. é irrelevante para a comunicação entre os alunos.

4. o professor deve conhecer as orientações da abordagem comunicativa.

5. o modelo tradicional de ensino de línguas não está presente no contexto analisado. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. Apenas 1 e 2.
  • B. Apenas 3 e 4.
  • C. Apenas 4 e 5
  • D. Apenas a 4.
  • E. Apenas a 5.

Analise o contexto a seguir: uma professora de língua inglesa costuma utilizar um tablado para escrever no quadro, enquanto os alunos, dispostos em filas (um atrás do outro), copiam do quadro as informações colocadas pela professora. Considerando a prática dessa professora, é correto afirmar que

1. a abordagem tradicional de ensino não está presente no contexto da aula.

2. o professor privilegia a abordagem comunicativa.

3. esse ambiente de aula não favorece tarefas comunicativas.

4. o contexto está compatível com os mais recentes paradigmas de ensino de línguas.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. Apenas a 4.
  • B. Apenas 1 e 3.
  • C. Apenas a 2.
  • D. Apenas a 3.
  • E. Apenas 1 e 2.

Com relação a avaliação escolar, assinale a opção correta.

  • A.

    A concepção dialética da avaliação considera a avaliação escolar uma questão política e não, técnica.

  • B.

    A abordagem empiricista ressalta os aspectos subjetivos da avaliação escolar.

  • C.

    A teoria racionalista privilegia modelos avaliativos indutivos e calcados na experiência.

  • D.

    A corrente relativista procura adequar instrumentos avaliativos aos níveis de desenvolvimento cognitivo do educando.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...