Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analise as afirmativas a seguir referentes à avaliação formativa.

1) A avaliação formativa objetiva informar o docente e o aprendiz sobre os progressos obtidos e a localização de equívocos no processo de ensino-aprendizagem, na perspectiva de sua correção.

2) A avaliação formativa visa, sobretudo, de forma sintética, a atribuição de uma nota ao aprendiz, levando à aprovação ou reprovação.

3) Sendo classificatória, a avaliação formativa é uma operação de síntese, sua conclusão deverá ser sempre bimestral ou semestral.

Está (ão) correta (as):

  • A.

    1, apenas.

  • B.

    1 e 2, apenas.

  • C.

    1 e 3, apenas

  • D.

    2 e 3, apenas

  • E.

    1,2 e 3.

Aos candidatos aprovados no concurso para o cargo de Pedagogo, será aplicado um questionário, com o objetivo de conhecer suas expectativas, as estratégias de trabalho que gostariam de conhecer melhor e suas necessidades. A aplicação deste instrumento está relacionada à modalidade de avaliação

  • A.

    somativa.

  • B.

    formativa.

  • C.

    prognóstica.

  • D.

    diagnóstica.

  • E.

    quantitativa.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

"A Avaliação é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente, que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem. Através dela, os resultados que vão sendo obtidos no decorrer do trabalho conjunto do professor e dos alunos são comparados com os objetivos propostos, a fim de constatar progressos, dificuldades, e reorientar o trabalho para as correções necessárias. A avaliação é uma reflexão sobre o nível de qualidade do trabalho escolar tanto do professor como dos alunos."

Libâneo,1994. A partir do texto e de seus conhecimentos sobre o assunto, o processo avaliativo deve ser visto como:

  • A.

    instrumento indispensável a constituição de uma prática pedagógica e educacional verdadeiramente comprometida com o desenvolvimento das crianças.

  • B.

    momento final do trabalho que culmina com a realização de provas e atribuição de notas visando a classificação dos alunos.

  • C.

    tarefa permanente do professor e deve cumprir a função de controle, mediante a qual se faz uma classificação quantitativa dos alunos relativa às notas que obtiveram nas provas.

  • D.

    processo que cumpre uma função pedagógico-didática de certificação.

Observe as indagações que foram relacionadas por um pedagogo em uma discussão com seus professores sobre o tema AVALIAÇÃO: Que condições reprovariam um aluno? O que utilizar para a avaliação: notas ou conceitos? Como elaborar instrumentos precisos para avaliar nossos alunos? Um parecer descritivo sobre meus alunos substituiria uma prova? O que deve ser preponderante: resultados do bimestre ou da recuperação? Estas preocupações retratam a visão de avaliação como um instrumento principal de

  • A.

    ação / reflexão

  • B.

    construção / diálogo.

  • C.

    constatação / registro.

  • D.

    investigação / dinamização.

  • E.

    mensuração / diagnóstico.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O trabalho com as Artes Visuais na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental deve ser concebido como uma linguagem que tem estrutura e características próprias, cuja aprendizagem, no âmbito prático e reflexivo, se dá por meio da articulação dos seguintes aspectos:

  • A.

    Fazer artístico, centrado na exploração, expressão e comunicação de produção de trabalhos de arte por meio de praticas artísticas; apreciação, compreendida como a capacidade de analisar e identificar obras de artes e seus produtores; reflexão, considerado tanto no fazer artístico como na apreciação um pensar sobre todos os conteúdos do objeto artístico.

  • B.

    Fazer artístico, compreendido como as práticas de colorir imagens feitas pelos adultos em folhas mimeografadas; apreciação, compreendida como a capacidade do professor de organizar as produções dos alunos para que possam ser apreciadas por outros; reflexão, considerado tanto no fazer artístico como na apreciação a capacidade de julgar o objeto artístico.

  • C.

    Fazer artístico, compreendido como exercícios de coordenação motora para fixação e memorização de letras e números; apreciação, capacidade de observação de obras de artes; fruição, emoção e sensação da criança diante do objeto artístico.

  • D.

    Fazer artístico, compreendido como o ensino de práticas que visam formar artistas; apreciação, capacidade de reconhecer que os objetos existem, independentes de sua presença física; reflexão e ou fruição, considerado como a capacidade de ler imagens.

Já há alguns anos, a noção de avaliação começou a se transformar, tomando um sentido bem diferente do modelo anterior. Essa transformação se deu, sobretudo:

  • A.

    no sentido de eliminar a avaliação subjetiva ("questão aberta") pela avaliação objetiva ('múltipla escolha").

  • B.

    no sentido de adotar a avaliação pontual e terminal, onde a "prova" tem uma função legitimamente eliminatória e classificatória.

  • C.

    no sentido de suprimir integralmente a avaliação, considerada como ultrapassada, meritocrática e baseada numa concepção "bancária" de educação.

  • D.

    no sentido da avaliação processual e contínua, sem a perspectiva classificatória e normativa e partindo de uma nova relação com o saber

  • E.

    no sentido de aceitar apenas as representações que o aluno faz do "saber", independentemente do "certo" ou "errado", conceitos vazios e relativos.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

"A Profª Marilda não tem muita intimidade com a literatura. Assim, encontra dificuldades para utilizar como recurso pedagógico os diferentes suportes de escrita. Ela trabalha com uma turma de Ensino Fundamental que está em fase inicial de aquisição do processo da língua escrita. A sua Coordenadora Pedagógica está um tanto quanto preocupada pois tem percebido que os alunos não estão avançando como esperado. Ela tem chegado a conclusão de que a Profª Marilda, sem perceber, pode estar constituindo uma barreira para que os alunos aprendam a ter o prazer da leitura, a curiosidade pela literatura e o gosto pelo aprendizado através dos textos literários." Considerando o caso acima e os seus conhecimentos sobre o assunto, pode-se afirmar que:

  • A.

    os hábitos de "não-leitura" do professor não interferem na sua prática pedagógica.

  • B.

    a desinformação do professor em relação à função social e pedagógica do texto literário, não pode ser responsabilizada pelo insucesso do processo de letramento dos alunos, considerando que existem "analfabetos" que possuem um "certo grau de letramento".

  • C.

    a desinformação do professor, decorrente dos seus próprios hábitos " não ler, ou ler pouco " é uma possível explicação para a dificuldade que têm os professores de utilizar em sua práxis pedagógica diferentes suportes de textos.

  • D.

    o sucesso do processo de alfabetização / letramento das crianças independe do ambiente alfabetizador criado em sala de aula e dos vários suportes de escrita utilizados pelo professor.

Um conceito que tem sido bastante discutido pelos educadores é aquele de "transposição didática" (Chevallard). Este conceito se refere:

  • A.

    ao modo de transmitir uma matéria pelo professor que pode ter "didática" ou não.

  • B.

    às críticas à Escola Nova que centra todo o processo pedagógico no aluno e esquece que educar é transmitir.

  • C.

    às cinco etapas do processo didático: rememoração, apresentação, problematização, aplicação e fixação.

  • D.

    à forma como os livros didáticos estão estruturados, partindo do "simples" para o "complexo".

  • E.

    à trajetória cumprida pelo saber, desde a sua produção, na comunidade científica, até a sua inserção na sala de aula.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Para a maioria dos jovens e adultos que iniciam sua escolarização, a principal motivação é, certamente, aprender a ler e escrever. Entretanto, muitos jovens e adultos que já viveram essa experiência referem-se a outras conquistas a ela relacionadas, igualmente importantes: ganhar autoconfiança, entender melhor as coisas, falar sem constrangimento e conhecer gente nova. Para que isto aconteça, é correto afirmar que:

I- o professor-alfabetizador deve trabalhar o processo de aprendizagem da leitura e escrita a partir de unidades significativas, para o aluno ter mais oportunidades de realizar outras aprendizagens.

II- o professor-alfabetizador deve trabalhar o processo de aprendizagem da leitura e escrita somente por meio da cópia e estudos de sílabas, palavras e frases.

III- o professor-alfabetizador deve trabalhar o processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita a partir de temas geradores, extraídos do meio cultural dos alunos.

IV- a produção de textos, na alfabetização de jovens e adultos, deve ser realizada somente após os alunos identificarem as sílabas nas palavras.

O correto está somente em:

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I e III.

  • C.

    III e IV.

  • D.

    II e IV.

Uma das competências atuais exigidas do professor é a de que ele saiba administrar a heterogeneidade dos alunos. A esse respeito, os educadores estão minimamente de acordo sobre o ponto seguinte:

  • A.

    Trata-se apenas de respeitar as diferenças individuais, mas garantindo um conteúdo único e uma avaliação classificatória.

  • B.

    Esse é um dos grandes problemas da escola: a matéria- prima com que ela trabalha –os alunos- não é homogênea, daí a desigualdade de resultados ser inevitável.

  • C.

    Essa heterogeneidade implica um trabalho individual com cada aluno, evitando o trabalho em equipe, que esconde as deficiências pessoais.

  • D.

    Trata-se de respeitar os ritmos de aprendizagem de cada um, aliando o trabalho individual com o trabalho coletivo, aumentando, assim, as chances de uma construção significativa do conhecimento.

  • E.

    Essa competência é exigida apenas nas escolas privadas, que dispõem de auxiliares de ensino e professores exclusivamente dedicados e bem remunerados.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...