Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considere o texto abaixo para responder

às questões 22 e 23.

A professora Ana e a professora Beatriz tinham um mesmo

conteúdo a ensinar a seus alunos: a distinção e o funcionamento

dos três Poderes da República (o Legislativo, o Executivo

e o Judiciário). Ana, além de disponibilizar livros sobre

o tema, levou jornais e revistas e pediu que os alunos os

levassem também. A partir desse material, realizou debates,

estimulou a pesquisa bibliográfica e propôs trabalhos de grupo.

Houve respeito ao revezamento da palavra e cooperação

entre os alunos. Beatriz apresentou o tema fazendo uma

explanação com um esquema no quadro. Apresentou alguns

recortes de jornais para ilustrar sua fala. Solicitou que seus

alunos anotassem os tópicos principais sobre o tema. Houve

aceitação e atenção à sua fala.

Analise a prática pedagógica das duas professoras, assinalando a opção que apresenta uma apreciação correta sobre cada uma delas, quanto aos conteúdos.

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

A organização do trabalho escolar em ciclos está associada à progressão continuada e ao questionamento à cultura da repetência. O propósito de impulsionar os processos de mudança e de reorganização do ensino em ciclos considera os processos de avaliação capazes de

  • A.

    eliminar a repetência e favorecer a democratização do ensino e, ainda, economizar gastos com material didático.

  • B.

    promover automaticamente o aluno, evidenciando uma organização flexível e de acesso mais imediato ao mercado de trabalho.

  • C.

    superar a cultura da multirrepetência, fruto de um atraso social e de uma naturalização das diferenças culturais.

  • D.

    prosseguir continuamente como uma regulamentação do fluxo e da reprogramação do trabalho, essencialmente no regime seriado.

  • E.

    avançar em relação às situações de classificação e de discriminação, comprometendo-se com um modelo de avaliação de caráter processual.

Um programa de capacitação profissional, para que possa ser elaborado de forma eficaz, pressupõe a realização de um mapeamento fundamental de competências, organizacionais e individuais, no intuito de que os projetos de treinamento e desenvolvimento, de fato, sejam pertinentes e contribuam para que objetivos organizacionais sejam alcançados. No que concerne ao mapeamento de competências e ao planejamento do programa de capacitação, julgue os itens a seguir.

Os critérios da avaliação de aprendizagem são definidos a partir dos objetivos de ensino, que refletem os níveis do desempenho esperado dos alunos ao fim dos programas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em uma entrevista com alunos estagiários de uma faculdade, uma professora de segunda série afirma que seus alunos são muito pequenos e têm pouco conhecimento sistematizado, razão por que muitas estratégias didáticas que ela domina não podem ser colocadas em prática com esses alunos, como, por exemplo, o trabalho em grupo, a apresentação dos trabalhos elaborados em classe e a exposição dos textos escritos, pois os alunos cometem muitos erros de português (caza, boneka, xuteira).

Com base na situação hipotética e na análise de dificuldades, problemas e potencialidades no cotidiano escolar em sua relação com a sociedade concreta, julgue os itens a seguir.

Na hipótese em apreço, a decisão da professora de não expor os textos dos alunos em murais é correta, tendo em vista que possuem muitos erros de grafia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em uma entrevista com alunos estagiários de uma faculdade, uma professora de segunda série afirma que seus alunos são muito pequenos e têm pouco conhecimento sistematizado, razão por que muitas estratégias didáticas que ela domina não podem ser colocadas em prática com esses alunos, como, por exemplo, o trabalho em grupo, a apresentação dos trabalhos elaborados em classe e a exposição dos textos escritos, pois os alunos cometem muitos erros de português (caza, boneka, xuteira).

Com base na situação hipotética e na análise de dificuldades, problemas e potencialidades no cotidiano escolar em sua relação com a sociedade concreta, julgue os itens a seguir.

Na situação considerada, a professora reconhece seus alunos como pessoas portadoras de conhecimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à metodologia de projetos, julgue os itens subseqüentes.

A metodologia de projetos é uma forma de trabalho pedagógico com temas que o professor acredita que são interessantes para seus alunos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à metodologia de projetos, julgue os itens subseqüentes.

Cabe ao professor que trabalha com a metodologia de projetos escolher os temas, fazer o planejamento do projeto, explicar o trabalho para os alunos e, por último, definir a data de entrega do trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à metodologia de projetos, julgue os itens subseqüentes.

A metodologia de projetos tem sido bastante utilizada na disciplina de Ciências da Natureza, tendo em vista que essa metodologia requer o estudo do conteúdo em sala de aula e a comprovação dos resultados em laboratório.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma professora de uma turma da 3.ª série propôs uma atividade externa à escola. Dois alunos sugeriram um passeio ao jardim zoológico da cidade. Todos concordaram. Então passaram a uma nova etapa, começaram a organizar o passeio. As crianças foram falando o que precisavam fazer para realizar a atividade: definição da data, o transporte para o deslocamento, o comunicado aos pais, o lanche, escolha das brincadeiras e o roteiro do que iam fazer no passeio.

A partir dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

São elementos constitutivos do planejamento de ensino: o tema a ser trabalhado, os objetivos a serem alcançados, os procedimentos didáticos, os recursos utilizados e a avaliação da prática pedagógica desenvolvida.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma professora de uma turma da 3.ª série propôs uma atividade externa à escola. Dois alunos sugeriram um passeio ao jardim zoológico da cidade. Todos concordaram. Então passaram a uma nova etapa, começaram a organizar o passeio. As crianças foram falando o que precisavam fazer para realizar a atividade: definição da data, o transporte para o deslocamento, o comunicado aos pais, o lanche, escolha das brincadeiras e o roteiro do que iam fazer no passeio.

A partir dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

A participação dos alunos no planejamento do passeio é considerada uma ação pedagógica, uma vez que eles aprendem a fazer escolhas e tomar decisões.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...