Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere o texto abaixo para responder às questões 22 e 23. A professora Ana e a professora Beatriz tinham um mesmo conteúdo a ensinar a seus alunos: a distinção e o funcionamento dos três Poderes da República (o Legislativo, o Executivo e o Judiciário). Ana, além de disponibilizar livros sobre o tema, levou jornais e revistas e pediu que os alunos os levassem também. A partir desse material, realizou debates, estimulou a pesquisa bibliográfica e propôs trabalhos de grupo. Houve respeito ao revezamento da palavra e cooperação entre os alunos. Beatriz apresentou o tema fazendo uma explanação com um esquema no quadro. Apresentou alguns recortes de jornais para ilustrar sua fala. Solicitou que seus alunos anotassem os tópicos principais sobre o tema. Houve aceitação e atenção à sua fala.
Analise a prática pedagógica das duas professoras, assinalando a opção que apresenta uma apreciação correta sobre cada uma delas, quanto aos conteúdos.
A organização do trabalho escolar em ciclos está associada à progressão continuada e ao questionamento à cultura da repetência. O propósito de impulsionar os processos de mudança e de reorganização do ensino em ciclos considera os processos de avaliação capazes de
eliminar a repetência e favorecer a democratização do ensino e, ainda, economizar gastos com material didático.
promover automaticamente o aluno, evidenciando uma organização flexível e de acesso mais imediato ao mercado de trabalho.
superar a cultura da multirrepetência, fruto de um atraso social e de uma naturalização das diferenças culturais.
prosseguir continuamente como uma regulamentação do fluxo e da reprogramação do trabalho, essencialmente no regime seriado.
avançar em relação às situações de classificação e de discriminação, comprometendo-se com um modelo de avaliação de caráter processual.
Um programa de capacitação profissional, para que possa ser elaborado de forma eficaz, pressupõe a realização de um mapeamento fundamental de competências, organizacionais e individuais, no intuito de que os projetos de treinamento e desenvolvimento, de fato, sejam pertinentes e contribuam para que objetivos organizacionais sejam alcançados. No que concerne ao mapeamento de competências e ao planejamento do programa de capacitação, julgue os itens a seguir.
Os critérios da avaliação de aprendizagem são definidos a partir dos objetivos de ensino, que refletem os níveis do desempenho esperado dos alunos ao fim dos programas.
Em uma entrevista com alunos estagiários de uma faculdade, uma professora de segunda série afirma que seus alunos são muito pequenos e têm pouco conhecimento sistematizado, razão por que muitas estratégias didáticas que ela domina não podem ser colocadas em prática com esses alunos, como, por exemplo, o trabalho em grupo, a apresentação dos trabalhos elaborados em classe e a exposição dos textos escritos, pois os alunos cometem muitos erros de português (caza, boneka, xuteira).
Com base na situação hipotética e na análise de dificuldades, problemas e potencialidades no cotidiano escolar em sua relação com a sociedade concreta, julgue os itens a seguir.
Na hipótese em apreço, a decisão da professora de não expor os textos dos alunos em murais é correta, tendo em vista que possuem muitos erros de grafia.
Em uma entrevista com alunos estagiários de uma faculdade, uma professora de segunda série afirma que seus alunos são muito pequenos e têm pouco conhecimento sistematizado, razão por que muitas estratégias didáticas que ela domina não podem ser colocadas em prática com esses alunos, como, por exemplo, o trabalho em grupo, a apresentação dos trabalhos elaborados em classe e a exposição dos textos escritos, pois os alunos cometem muitos erros de português (caza, boneka, xuteira).
Com base na situação hipotética e na análise de dificuldades, problemas e potencialidades no cotidiano escolar em sua relação com a sociedade concreta, julgue os itens a seguir.
Na situação considerada, a professora reconhece seus alunos como pessoas portadoras de conhecimento.
Com relação à metodologia de projetos, julgue os itens subseqüentes.
A metodologia de projetos é uma forma de trabalho pedagógico com temas que o professor acredita que são interessantes para seus alunos.
Com relação à metodologia de projetos, julgue os itens subseqüentes.
Cabe ao professor que trabalha com a metodologia de projetos escolher os temas, fazer o planejamento do projeto, explicar o trabalho para os alunos e, por último, definir a data de entrega do trabalho.
Com relação à metodologia de projetos, julgue os itens subseqüentes.
A metodologia de projetos tem sido bastante utilizada na disciplina de Ciências da Natureza, tendo em vista que essa metodologia requer o estudo do conteúdo em sala de aula e a comprovação dos resultados em laboratório.
Uma professora de uma turma da 3.ª série propôs uma atividade externa à escola. Dois alunos sugeriram um passeio ao jardim zoológico da cidade. Todos concordaram. Então passaram a uma nova etapa, começaram a organizar o passeio. As crianças foram falando o que precisavam fazer para realizar a atividade: definição da data, o transporte para o deslocamento, o comunicado aos pais, o lanche, escolha das brincadeiras e o roteiro do que iam fazer no passeio.
A partir dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
São elementos constitutivos do planejamento de ensino: o tema a ser trabalhado, os objetivos a serem alcançados, os procedimentos didáticos, os recursos utilizados e a avaliação da prática pedagógica desenvolvida.
Uma professora de uma turma da 3.ª série propôs uma atividade externa à escola. Dois alunos sugeriram um passeio ao jardim zoológico da cidade. Todos concordaram. Então passaram a uma nova etapa, começaram a organizar o passeio. As crianças foram falando o que precisavam fazer para realizar a atividade: definição da data, o transporte para o deslocamento, o comunicado aos pais, o lanche, escolha das brincadeiras e o roteiro do que iam fazer no passeio.
A partir dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
A participação dos alunos no planejamento do passeio é considerada uma ação pedagógica, uma vez que eles aprendem a fazer escolhas e tomar decisões.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...