Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O desenvolvimento profissional dos professores é objetivo de propostas educacionais que valorizam sua formação não mais baseada na racionalidade técnica, que os considera meros executores de decisões alheias, mas em uma perspectiva que reconhece sua capacidade de decidir. Ao confrontar suas ações cotidianas com as teóricas, é necessário o professor:
I- Rever suas práticas e as teorias que as informam.
II- Pesquisar a prática e produzir novos conhecimentos para a teoria e para a prática de ensinar.
III- Ampliar sua consciência sobre a própria prática, a de sala de aula e a da escola como um todo.
IV- Colaborar para transformar a gestão, os currículos, a organização, os projetos educacionais e as formas de trabalho pedagógico da escola.
São corretas as afirmativas
Julgue os itens subsequentes, relativos à prática pedagógica. A avaliação de ações de capacitação implica a mensuração da aquisição de conteúdos ministrados em atividades de aprendizagem no trabalho e constitui parte do planejamento e do processo de ensino-aprendizagem.
Julgue os itens subsequentes, relativos à prática pedagógica. Na abordagem das questões e demandas da realidade educacional, uma proposta válida para fugir à dicotomização teoria versus prática é a práxis interdisciplinar.
Pesquisas sobre a didática da Matemática mostram como os alunos pensam e reforçam estratégias de ensino, centradas na resolução de problemas. Algumas ideias sem fundamento que prejudicam o ensino da disciplina são mitos pedagógicos:
I- Só os mais inteligentes aprendem.
II- Meninos têm mais facilidade do que meninas.
III- É preciso dar um modelo.
IV- Jogos e softwares são a solução.
Estão corretas as afirmações
Julgue os itens subsequentes, relativos à prática pedagógica. As avaliações de treinamento têm especificidades que não podem ser mensuradas nos instrumentos e nas técnicas tradicionais. Apesar das dificuldades no desenvolvimento de instrumentos de mensuração no nível de aprendizagem, práticas avaliativas baseadas na intuição devem ser valorizadas.
Julgue os itens subsequentes, relativos à prática pedagógica. Na avaliação de treinamento embasada nos critérios, ou níveis, reação, aprendizado, comportamento e resultados, cada um desses critérios/níveis é indicador do sucesso no treinamento, não se podendo afirmar que haja correlação entre eles.
A avaliação da aprendizagem escolar adquire seu sentido na medida que se articula com o projeto pedagógico e com o projeto de ensino. Na prática da verificação do aproveitamento escolar, os professores realizam, basicamente, três procedimentos sucessivos: medida do aproveitamento escolar; transformação da medida em nota ou conceito; utilização dos resultados identificados. Uma vez identificados, esses resultados poderão ser utilizados para promoção do educando. A verificação do rendimento escolar poderá observar os seguintes critérios, exceto:
Um projeto educativo calcado na perspectiva de interdisciplinaridade envolve a necessidade, no campo científico e pedagógico, de superação da visão fragmentada da produção de conhecimento e de articulação entre as inúmeras partes que compõem os conhecimentos da humanidade.
Planejar, nas escolas em geral, tem sido um modo de operacionalizar o uso de recursos materiais, financeiros, humanos e didáticos. As denominadas semanas de planejamento passaram a acontecer no início de cada ano como uma forma de efetivação de ações futuras dentro do ambiente escolar.
Pode-se considerar que o planejamento do ensino:
I- É a previsão inteligente e bem articulada de todas as etapas do trabalho escolar.
II- É a previsão das situações específicas do professor com a classe.
III- É o processo de tomada de decisões bem informadas que visam à racionalização das atividades do professor e do aluno.
IV- Deve envolver situações ensino-aprendizagem, possibilitando melhores resultados e, em consequência, maior produtividade.
V- É a previsão de todas as atividades que o educando realiza sob orientação da escola para atingir os fins da educação.
São verdadeiras as afirmações
Um projeto educativo calcado na perspectiva de interdisciplinaridade envolve a estruturação de currículos, utilizando-se, para tal, a metáfora da árvore como estrutura do conhecimento complexo, em que os galhos representam as especializações, apontando para diversas direções.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...