Questões sobre Planejamento de Ensino

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A organização da atividade de aprendizagem demanda dos educadores a preparação do processo de desenvolvimento concreto das ações ou etapas que a compõem, retratado no(a):

  • A. projeto político pedagógico;
  • B. plano de diretrizes educacionais;
  • C. estrutura curricular corporativa;
  • D. planejamento pedagógico;
  • E. plano de aula.

Sendo uma área da pedagogia, a didática tem no ensino seu objeto de investigação. Em relação aos pressupostos epistemológicos, históricos, sociais e políticos da didática, analise as proposições abaixo e responda:

I. Uma das construções epistemológicas atuais sobre a didática é “descolonização epistemológica da didática”, negando-a como mero campo aplicativo e técnico de uma ciência do conhecimento e como transposição de indicações teóricas externas à compreensão das situações concretas de aprendizagem.

II. Uma das importantes funções da didática é tomar o ensino como prática social e compreender seu funcionamento como tal, sua função social e suas implicações estruturais.

III. Diferentemente dos paradigmas positivistas, a investigação da didática que toma a prática como critério de verdade, entende que teoria e prática devem ser analisados separadamente.

A sequência correta é:

  • A. I, II e III estão corretas.
  • B. II e III estão corretas.
  • C. I e III estão corretas.
  • D. I e II estão corretas.
  • E. Apenas a I está correta.

Lucas era um experiente designer instrucional e foi convidado a apresentar os passos para o desenvolvimento de uma situação de aprendizagem voltada para métodos ativos. Lucas estudou um conjunto de soluções presentes na literatura e observou que seria possível definir uma estrutura comum que tivesse um conjunto de sete passos. Para que o desenvolvimento de competências pudesse acontecer da forma adequada, as etapas a serem percorridas deveriam obedecer à seguinte sequência lógica:

  • A. contextualização e mobilização; organização da atividade de aprendizagem; definição da atividade de aprendizagem; análise e avaliação da atividade de aprendizagem; coordenação e acompanhamento; referências complementares; síntese e generalização;
  • B. definição da atividade de aprendizagem; contextualização e mobilização; organização da atividade de aprendizagem; coordenação e acompanhamento; análise e avaliação da atividade de aprendizagem; síntese e generalização; referências complementares;
  • C. definição da atividade de aprendizagem; contextualização e mobilização; organização da atividade de aprendizagem; coordenação e acompanhamento; análise e avaliação da atividade de aprendizagem; referências complementares; síntese e generalização;
  • D. contextualização e mobilização; definição da atividade de aprendizagem; organização da atividade de aprendizagem; coordenação e acompanhamento; análise e avaliação da atividade de aprendizagem; referências complementares; síntese e generalização;
  • E. contextualização e mobilização; organização da atividade de aprendizagem; análise e avaliação da atividade de aprendizagem; definição da atividade de aprendizagem; coordenação e acompanhamento; síntese e generalização; referências complementares.

Sueli era a coordenadora de uma equipe responsável pela área de educação corporativa. Ela recebeu uma demanda da diretoria para definir as competências específicas do setor de produção da empresa. Sueli decidiu, então, preparar uma oficina de trabalho para a sua equipe na qual apresentaria alguns princípios para desenvolver uma lista de competências. Considerando o estágio atual dos conhecimentos na área, Sueli deveria incluir em sua lista o seguinte princípio:

  • A. Elaborar uma lista ampla – as competências listadas devem ser exaustivas, para cobrir todas as competências profissionais possíveis;
  • B. Definir níveis de excelência – a lista deve estabelecer expectativas de desempenho para os profissionais em seus diferentes níveis;
  • C. Evitar competências mutuamente exclusivas – muitas competências são similares e a lista deve incluir todas para oferecer um leque abrangente;
  • D. Trabalhar no sentido das competências para o resultado – focar nas competências necessárias, pois os resultados serão uma consequência natural;
  • E. Evitar exemplos de comportamento – apontar e ilustrar comportamentos esperados para uma competência pode causar constrangimentos.

Com o avanço da Internet e das novas Tecnologias da Informação e da Comunicação, o processo de ensino-aprendizagem tem se tornado ativo, dinâmico e personalizado com o uso dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVA. Os principais processos que um AVA possibilita para apoio às Universidades Corporativas são:

  • A. acesso à informação por meio de assinaturas pagas ou gratuitas, armazenamento temporário de documentos; comunicação síncrona; e gerenciamento dos processos administrativos;
  • B. acesso à informação por meio de bancos de dados, armazenamento e disponibilização de documentos; comunicação síncrona; e gerenciamento dos processos pessoais de aprendizagem;
  • C. acesso à informação por meio de bancos de dados, armazenamento e disponibilização de documentos; comunicação síncrona; e gerenciamento dos processos cibernéticos;
  • D. acesso à informação por meio de materiais didáticos, armazenamento temporário de documentos; comunicação assíncrona; e gerenciamento dos processos cibernéticos;
  • E. acesso à informação por meio de materiais didáticos, armazenamento e disponibilização de documentos; comunicação síncrona e assíncrona; e gerenciamento dos processos administrativos.

A Educação a Distância tem sido fortemente impulsionada pelo uso das novas Tecnologias da Informação e da Comunicação – TICs. Alguns modelos de desenho instrucional estão sendo construídos especificamente para projetos instrucionais na web, sendo importante que tais projetos atendam ao critério da consistência, que no contexto das novas TICs, pode ser definido como:

  • A. fatores do desenho do programa na interface gráfica do ambiente web, que tornam a tarefa do aprendiz mais simples e livre de estresse;
  • B. a forma como elementos de diferentes níveis de informação estão organizados no site que hospeda o curso, incluindo elementos de hipermídia;
  • C. o quanto o desenho evita colocar o aprendiz em uma posição passiva de escuta ou leitura, possibilitando a sua participação ativa nas atividades do curso;
  • D. apresentação dos conteúdos por intermédio de múltiplas modalidades e formatos (áudio, vídeo e texto), contribuindo para a motivação e a aprendizagem;
  • E. o quanto o desenho possibilita ajustes às características dos diferentes perfis de clientelas e seus respectivos estilos de aprendizagem.

A avaliação na Educação a Distância - EAD apresenta singularidades em função do novo modelo do ensino mediado tecnologicamente, mas há alguns tipos de avaliação que são comuns à educação presencial e a distância. A tabela a seguir apresenta três tipos de avaliações comuns na área de educação.

A correta associação entre o tipo de avaliação e a sua definição é:

  • A. A1;
  • B. A3;
  • C. B2;
  • D. C1;
  • E. C3.

Jussélio foi contratado para rever o sistema de gestão em Educação a Distância de uma organização de grande porte. Jussélio observou que o sistema de gestão estava organizado por links que funcionavam como subsistemas. A ideia é que os assuntos comuns a uma mesma área de gestão estivessem agrupados em conjunto para facilitar a consulta e a extração de dados. Contudo, em alguns links, havia informações que correspondiam a outro subsistema, ou seja, que estavam em um link (categoria) inadequado. Um exemplo de link cujo conteúdo precisava ser mais bem agrupado era:

  • A. Processos administrativos: recursos humanos, gestão financeira, gestão contábil, gestão logística, fluxos dos processos de trabalho;
  • B. Sistemas de avaliação institucional: avaliação de reação, avaliação da tutoria, avaliação de acessibilidade, reclamação de notas;
  • C. Sistemas de apoio ao estudante: inscrição em cursos, resultados de testes, acessos aos fóruns e e-mails, contato com tutor, contato com gestores (Fale Conosco);
  • D. Rede de parcerias: parcerias institucionais, listas de conveniados, cursos em organizações parceiras, lista de credenciados;
  • E. Quem somos: missão, visão de futuro, objetivos organizacionais, apresentação da diretoria, organograma organizacional.

André era design instrucional e elaborou um projeto de solução educacional para atender a demanda de uma grande instituição bancária. O diagnóstico preliminar realizado pela área de educação corporativa do banco indicava que: (a) havia cerca de três mil empregados que precisavam desenvolver as competências de análise de crédito; (b) essas competências demandavam um expressivo número de horas de capacitação; e (c) os empregados alvo da solução educacional estavam dispersos por 170 municípios. Analisando detalhadamente a demanda, André propôs uma solução educacional de educação a distância com o conteúdo organizado em seis módulos, sendo prevista a realização de um módulo por mês. Na solução proposta por André, o curso seria totalmente on-line, com atividades individuais e em grupo, e também com fóruns de discussão. Haveria também a disponibilização de um tutor para cada 50 participantes. A diretoria do banco achou a solução educacional interessante, mas ficou preocupada com o alto custo da tutoria. André apresentou, então, a sua justificativa de manutenção dos tutores, explicando, de forma correta, que:

  • A. o curso proposto teria uma duração relativamente extensa e dependia da interação dos participantes, portanto, a figura do tutor seria importante para a mediação da aprendizagem;
  • B. o curso iria atender a um número bem alto de empregados, portanto, o custo do tutor, calculado per capita, seria um custo irrisório;
  • C. na modalidade de educação a distância, existem três elementos fundamentais em interação: aluno, material didático e tutor;
  • D. a experiência com educação a distância tem mostrado que, sem a devida orientação de um tutor, raramente se atingem condições para uma aprendizagem autônoma;
  • E. a estratégia educacional previa o gerenciamento dos conhecimentos de forma crítica, sendo por isso necessária a atuação de tutores que seriam os gestores da informação.

A educação tradicional do início do Século XX era caracterizada pelo imobilismo, pela descontextualização escola e vida e pelo processo de ensino-aprendizagem centrado no professor. Tal realidade também estava presente nas ações educacionais no ambiente empresarial. Mas avanços na Educação trouxeram importantes mudanças, com uma educação voltada aos interesses dos participantes, com projetos integrados, aprendizagem ativa, valorização da experiência e do trabalho, atividades em grupo, cooperação e participação. Nesse novo contexto, as organizações passam a solicitar projetos educativos interdisciplinares que se caracterizam por:

  • A. informações de várias matérias para estudar um determinado elemento, cada uma com seu foco e contribuição específicos;
  • B. uma solução de questões complexas em que cada matéria contribuiu com informações pertinentes ao seu campo de conhecimento;
  • C. uma interação entre duas ou mais disciplinas, que amplie a visão sobre o objeto de estudo, sendo os conceitos organizados em torno de unidades mais globais;
  • D. estruturas conceituais e metodológicas compartilhadas por várias teorias de aprendizagem advindas de diferentes disciplinas;
  • E. uma cooperação entre as várias disciplinas de tal forma que não haja mais separação entre elas, surgindo uma nova "macrodisciplina".
Provas e Concursos

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