Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A educação a distância é o aprendizado planejado que normalmente ocorre em diferentes locais por meio do ensino. Os resultados da educação a distância provêm de uma prática do design instrucional diferenciada em alguns aspectos em relação aos cursos presenciais. Tais práticas diferenciadas devem englobar:

  • A. organização administrativa especial e sincronicidade temporal;
  • B. técnicas instrucionais especiais e métodos de comunicação sem mediação;
  • C. técnicas especiais no design do curso e manutenção dos arranjos administrativos;
  • D. métodos especiais de comunicação e manutenção da organização administrativa;
  • E. técnicas especiais no design do curso e técnicas instrucionais especiais.

Com relação ao desenvolvimento da escrita, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Ao atingir a escrita alfabética, a criança já está alfabetizada e domina as questões ortográficas.
  • B. A criança no início do desenvolvimento não considera as palavras com menos de três caracteres, nem os artigos.
  • C. Na hora da leitura é importante que o professor indique a direção de onde está começando e terminando a frase.
  • D. A entonação vai ajudar a criança criar hipótese, é a partir da sua maturação que ela vai desenvolver a identificação das palavras sem imagens.

Quanto à tendência liberal renovada progressista e seus pressupostos de aprendizagem, assinale a afirmativa correta.

  • A. A capacidade de assimilação da criança é idêntica à do adulto, apenas menos desenvolvida.
  • B. Consiste na estimulação do problema e das disposições internas e interesses do aluno tornando desta forma uma atividade de descoberta em uma autoaprendizagem.
  • C. A motivação aumenta quando o sujeito desenvolve o sentimento de que é capaz de agir em termos de atingir suas metas pessoais, isto é, desenvolve a valorização do “eu”.
  • D. Trata‐se de uma questão de modificação do desempenho, de organizar eficientemente as condições estimuladoras, de modo que o aluno saia da função de aprendizagem diferente do que entrou.

Sobre as múltiplas linguagens no desenvolvimento infantil, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Através do jogo simbólico a criança inventa, imagina, representa e se expressa, podendo desempenhar vários papéis.
  • B. É a linguagem do jogo simbólico que aguça na criança a imaginação, fantasia, vontade de descobrir e compreender o mundo.
  • C. Trabalhar as múltiplas linguagens na educação infantil significa contribuir nos aspectos cognitivos, psicomotores, afetivos e sociais.
  • D. A literatura infantil exerce um papel fundamental na educação infantil pois, a linguagem literária organiza os fatos de forma similar da linguagem oral do cotidiano.

A respeito da oralidade, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) É uma das formas de o sujeito participar de processos de interação nas situações de comunicação informais ou formais.

( ) A oralidade e a escrita são duas modalidades da língua diferentes, mas dependentes.

( ) Há uma diferença entre as várias situações de uso da fala e da escrita sem acarretar consequências para o ensino e a aprendizagem.

( ) É uma produção sonora que envolve ainda recursos, como gestualidade, movimentos do corpo e mímica, tom e velocidade de voz, dentre outros.

A sequência está correta em

  • A. V, F, F, V.
  • B. F, V, V, F.
  • C. F, V, F, V.
  • D. V, F, V, V.

Acerca da linguagem, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. A formação literária dos sujeitos está sustentada na concepção do papel da literatura na constituição social do indivíduo e da coletividade.
  • B. A literatura contribui para desenvolver as capacidades interpretativas amplas dos leitores, as quais favorecem uma socialização mais rica.
  • C. As relações entre fala e escrita e a apropriação do sistema de escrita alfabética são os únicos conhecimentos necessários para que a criança se alfabetize.
  • D. A escola tem função importante na preservação do patrimônio cultural da infância, uma vez que é mais um espaço de encontro da criança com a linguagem, em sua dimensão lúdica e histórica, o que contribui para a construção da identidade.

A avaliação da aprendizagem das crianças do ciclo de alfabetização será de caráter:

  • A. Estanque.
  • B. Formativo.
  • C. Quantitativo.
  • D. Classificatório.

Analise as afirmativas correlatas.

I. “A interdisciplinaridade é o elo que possibilita o estabelecimento de inúmeras relações das disciplinas com a realidade, num processo recíproco de aprendizagens múltiplas e intermináveis.”

ASSIM

II. “Professor e aluno deverão estabelecer diferentes interconexões entre a epistemologia dos conhecimentos e o mundo que os cerca, a fim de exercitar cotidianamente seus saberes e as relações entre teoria e prática.”

Assinale a alternativa correta.

  • A. As duas afirmativas são falsas.
  • B. A segunda afirmativa contradiz a primeira.
  • C. A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda, falsa.
  • D. As duas afirmativas são corretas e se complementam.

Além de ser um objeto sociocultural, em que a Matemática está presente, o jogo é uma atividade natural no desenvolvimento dos processos psicológicos básicos; supõe um "fazer sem obrigação externa e imposta", embora demande exigências, normas e controle. No jogo, mediante a articulação entre o conhecido e o imaginado, desenvolve-se o autoconhecimento – até onde se pode chegar – e o conhecimento dos outros – o que se pode esperar e em que circunstâncias. Para crianças pequenas, os jogos são as ações que elas repetem sistematicamente, mas que possuem um sentido funcional (jogos de exercício), isto é, são fonte de significados e, portanto, possibilitam compreensão, geram satisfação, formam hábitos que se estruturam num sistema. Essa repetição funcional também deve estar presente na atividade escolar, pois é importante no sentido de ajudar a criança a perceber regularidades. De acordo com o PCN de Matemática, analise as afirmativas abaixo e assinale (V) para verdadeiro ou (F) para falso:

( ) A participação em jogos de grupo também representa uma conquista cognitiva, emocional, moral e social para a criança e um estímulo para o desenvolvimento do seu raciocínio lógico.

( ) Por meio dos jogos, as crianças não apenas vivenciam situações que se repetem, mas aprendem a lidar com símbolos e a pensar por analogia (jogos simbólicos). Ao criarem essas analogias, tornam-se produtoras de linguagens, criadoras de convenções, capacitando-se para se submeterem a regras e a dar explicações.

( ) Em estágio mais avançado, as crianças aprendem a lidar com situações mais complexas (jogos com regras) e passam a compreender que as regras podem ser combinações arbitrárias. Os jogos com regras têm um aspecto importante, pois neles o fazer e o compreender constituem faces de uma mesma moeda.

( ) A grande contribuição dos jogos é demonstrar como realizar uma intervenção pedagógica que desperta e desafia o raciocínio das crianças.

A sequência correta é

  • A. V, F, V, V.
  • B. F, V, F, F.
  • C. V, F, V, F.
  • D. V, V, V, V.

A avaliação faz-se presente em todos os domínios da atividade humana. O “julgar”, o “comparar”, isto é, “o avaliar” faz parte do nosso cotidiano.

Complete as lacunas:

A avaliação_____________________ deve acontecer no início de cada ciclo ou ano letivo, pois, assim, fica mais fácil detectar os erros e planejar as atividades que serão realizadas. A avaliação _________________tem como propósito informar ao professor e ao aluno sobre os resultados da aprendizagem, durante as atividades escolares. A avaliação ______________tem a função de classificar os alunos ao final da unidade, semestre ou ano letivo, segundo níveis de aproveitamento apresentados. Objetiva avaliar de maneira geral o grau em que os resultados mais amplos têm sido alcançados ao longo e ao final de um curso.

A sequência correta que completa as lacunas é

  • A. diagnóstica, formativa, somativa.
  • B. primária, secundária, terciária.
  • C. diagnóstica, somativa, informativa.
  • D. introdutória, informativa, classificatória.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...