Questões sobre Planejamento de Ensino

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Em relação às metodologias de ensino, enquanto práxis educativa, analise as proposições abaixo e responda:

I. As raízes da educação popular são genuinamente brasileiras.

II. A ênfase dada na metodologia da educação popular é o processo de memorização e de codificação das ideias.

III. O conjunto de práticas de educação popular reveladas pelos movimentos educativos que se afirmam no período de 1959-64 estava predominantemente voltado para o exercício da cidadania, para afirmação e desempenho, pelas camadas populares, do papel que deveriam assumir no cenário sociopolítico.

A sequência correta é:

  • A. I, II e III estão corretas.
  • B. II e III estão corretas.
  • C. I e III estão corretas.
  • D. I e II estão corretas.
  • E. Apenas a I está correta.

A utilização de variados recursos didáticos é uma importante ferramenta para facilitar a aprendizagem e superar lacunas deixadas pelo ensino tradicional. Todas as alternativas abaixo são relativas aos tipos de recursos didáticos, EXCETO:

  • A. Computador.
  • B. Planejamento didático.
  • C. Projetor de slides.
  • D. Quadro branco.
  • E. Livro.

Atualmente o planejamento está sendo focalizado como instrumento primordial da organização do trabalho docente, bem como de todo o andamento organizacional das instituições educacionais. Em relação a esse tema analise as proposições abaixo, marque V (verdadeiro) ou F (falso) e responda:

I. O planejamento caracteriza-se principalmente como um movimento centrado a partir da realidade encontrada ou vivenciada no interior de cada unidade escola.

II. O planejamento educacional deve ocorrer, prioritariamente, no nível de políticas públicas governamentais.

III. O Projeto Pedagógico faz parte do planejamento em nível institucional.

A alternativa correta é:

  • A. V V V.
  • B. V V F.
  • C. V F F.
  • D. F V V.
  • E. F F V.

Roberto é um analista de Educação Corporativa a quem foi solicitado que desenhasse um projeto para desenvolvimento do e-learning em sua empresa. Estudando a temática, Roberto entendeu que o conceito de e-learning compreendia o uso das tecnologias da Internet para a entrega de um amplo arranjo de soluções que estimulassem o conhecimento e o desempenho. Com base em seus estudos, Roberto estabeleceu três critérios para caracterizar as ações de e-learning, a saber:

Critério 1 – Trabalha em rede, tornando possível uma atualização instantânea de dados, envolvendo armazenagem e busca, distribuição e compartilhamento de informação ou instrução;

Critério 2 – Chega até o usuário final por intermédio de um computador que utiliza uma tecnologia padrão de Internet;

Critério 3 – Focaliza uma visão mais abrangente de soluções de aprendizagem voltada para o treinamento tradicional, com foco na melhoria do desempenho.

Analisando o esboço inicial do projeto elaborado por Roberto, seu chefe considerou que o projeto estava falho e apresentou a seguinte justificativa:

  • A. o conceito de e-learning que ele adotou está limitado na medida em que estabelece vínculo direto com o desempenho;
  • B. o e-learning não trabalha em rede, embora envolva armazenagem e busca, distribuição e compartilhamento de informação;
  • C. o e-learning chega até o usuário final por intermédio de um computador que utiliza uma tecnologia específica de distribuição de dados que difere do padrão de Internet;
  • D. o projeto de e-learning deve focalizar uma visão mais abrangente de soluções de aprendizagem, que vão muito além do paradigma tradicional de treinamento;
  • E. o e-learning em geral não permite atualização instantânea porque está vinculado aos sistemas de informática das empresas com rotinas diárias de atualização.

A educação a distância é uma modalidade de ensino/aprendizagem que rompe as barreiras do tempo e do espaço, promovendo diferentes formas de interação entre alunos e professores. Assim, a Educação a Distância é uma forma de ensino que possibilita:

  • A. a autoaprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados por diversos meios de comunicação;
  • B. a aprendizagem dirigida, com a mediação de recursos didáticos aleatoriamente combinados, apresentados em suportes comuns de informação, utilizados isoladamente, e veiculados por conteúdos definidos para aprendizagem em computador;
  • C. a aprendizagem heterodirigida, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados de forma combinada, e veiculados pelos diversos meios de comunicação;
  • D. a aprendizagem heterodirigida, com a mediação de recursos didáticos flexíveis, apresentados em suportes de informação pré-definidos e padronizados, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados por diversos meios que permitam acesso à Internet;
  • E. a autoaprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em suportes de informação pré-definidos e padronizados, utilizados de forma combinada, veiculados por diversos meios que permitam acesso à Internet.

No que se refere ao contexto histórico da didática, analise as proposições abaixo, marque V (verdadeiro) ou F (falso) e responda:

I. A didática, em sua origem, com Comênio, surge como instrumento político para romper com a hegemonia da educação católica medieval.

II. No período pós-ditadura militar, no Brasil, a didática assumiu as questões pedagógicas como base para a sua produção, inseriu a questão política como determinante das questões pedagógicas e se opôs à didática instrumental, fincando as bases de uma didática fundamental.

III. O foco do ensino enquanto prática social, sempre foi objeto de estudo da didática.

A alternativa correta é:

  • A. V V V.
  • B. V V F.
  • C. V F F.
  • D. F V V.
  • E. F F V.

A literatura indica variações na natureza e na extensão da educação aberta. São princípios fundamentais que marcam o conceito de educação aberta:

  • A. privacidade e ensino a distância;
  • B. educação ubíqua e permanente;
  • C. currículo aberto e estudos externos;
  • D. estudo centrado no aluno e competitividade;
  • E. estudo autônomo e tele-ensino.

Todas as alternativas abaixo são referentes ao campo da didática, considerando-se a perspectiva crítica e social, EXCETO:

  • A. Organização dos processos de ensino.
  • B. Planejamento de ensino.
  • C. Processo de ensino, dissociado da aprendizagem.
  • D. Processos de acompanhamento e avaliação.
  • E. Formação de docentes.

O mundo da educação está em transição e tem se tornado mais flexível. Educação Aberta, Educação Continuada, Educação ao Longo da Vida são conceitos que passaram a fazer parte da área no século XX. O novo cenário da área de educação contempla uma filosofia que facilita estudos privados individuais e ao mesmo tempo o conceito de educação aberta, embora sejam esferas distintas. São características dos estudos privados nesse novo cenário:

  • A. professor como centro do processo de aprendizagem;
  • B. sistemas de larga escala;
  • C. sistemas de distribuição de programas de cursos;
  • D. foco no acesso por meio da tecnologia;
  • E. estrutura do conteúdo baseada em pré-requisitos.

Em relação à compreensão sobre papel da didática, todas as alternativas estão corretas, EXCETO:

  • A. Uma das funções mais relevantes da didática, atualmente, é a de buscar compreender e transformar a escola em local de ensino e formação.
  • B. A abordagem ecológica considera que a didática deve tomar como foco de análise a sala de aula nos seus nexos com os múltiplos contextos curriculares.
  • C. De acordo com a perspectiva crítica, a didática é, acima de tudo, a construção de conhecimentos que possibilitem a mediação entre o que é preciso ensinar e o que é necessário aprender.
  • D. A didática, de acordo a perspectiva crítica, é vista como um campo de estudos e pesquisas voltado para a tarefa de fundamentar o processo ensino-aprendizagem como uma prática social.
  • E. Conforme concepções críticas sobre a didática, a compreensão do fenômeno ensino-aprendizagem se esgota no acontecimento da aula.
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