Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um dos momentos da alfabetização inicial que exige do professor uma certa cautela, muita atenção, é a passagem pela criança da hipótese silábica para a hipótese alfabética. Esta é uma fase em que, EXCETO:
A escrita das crianças é acrescida de consoantes.
As crianças passam a escrever corretamente as palavras.
A criança registra uma mesma palavra de modos distintos.
As crianças começam a abandonar a escrita quase sempre realizada só com vogais.
Acerca do processo de ensino e aprendizagem, julgue os itens subsecutivos.
Na comunicação com seus alunos, o professor se utiliza de alguns códigos, sendo que aquele diretamente relacionado aos movimentos corporais é denominado código icônico.
Ajude seus alunos dando atenção especial às condições de produção.
Lembre que os primeiros textos produzidos pelos alunos deverão ser coletivos.
Lembre que a produção deverá ter relação com situações de uso real da escrita.
Proponha aos alunos a escrita com apoio de textos conhecidos, minimizando a insegurança inicial.
Acerca do processo de ensino e aprendizagem, julgue os itens subsecutivos.
As atitudes do professor em relação aos alunos no contexto do processo educativo compõem o que se costuma chamar de currículo oculto.
O respeito à diversidade, aos conhecimentos prévios dos aprendizes e à consolidação do conhecimento e conceitos discutidos em sala é primordial para o avanço gradativo dos alunos. Dentro desta perspectiva, é CONTRADITÓRIO afirmar que
a desconsideração dos conhecimentos pregressos dos alunos facilita o trabalho.
se houver insucessos com os aprendizes é urgente identificar as causas prováveis.
não é permitido ao professor esquecer os objetivos e expectativas de aprendizagem traçados de início.
sem taxar os estudantes, deve-se nomear quem teve dificuldade para aprender, a fim de que se retome o trabalho.
Aprender matemática é não perder a curiosidade, a imaginação e o interesse pelo conhecimento. A matemática voltada para os novos tempos NÃO poderá exigir que a criança
leia e interprete mapas, tabelas, rótulos e gráficos.
conheça o espaço que a rodeia e com ele estabeleça relações.
deixe à margem para a imaginação, a fantasia e a leitura poética da vida.
resolva problemas e justifique oralmente e por escrito a estratégia utilizada.
observar como as crianças procuram histórias com base nas informações dadas por ela.
estar atenta à forma como as crianças aprendem o léxico ou o vocabulário da língua escrita.
oferecer às crianças muito material escrito, revistas, jornais e livros para que possam manuseá-los.
informar às crianças que o domínio da escrita é um aprendizado de longa duração e que terão dificuldade em apreendê-lo.
colocam em ação vários recursos cognitivos a serem utilizados.
constituem parâmetros para a seleção dos itens que devem compor uma prova de avaliação.
indicam que as competências cognitivas são entendidas como diferentes modalidades estruturais.
constituem-se em uma associação entre os conteúdos curriculares e operações mentais desenvolvidas.
Respeito pela autonomia e pelas competências profissionais dos professores.
Metodologias de trabalho desprendidas dos desafios surgidos no cotidiano escolar.
Respeito pelo direito das famílias e das comunidades a participarem na ação educativa.
Crença de que ser professor implica a adesão a princípios e valores e a crença no sucesso de todos os alunos.
Trabalhar em sala de aula para que as crianças aprendam a pensar historicamente deve ser uma constante preocupação dos professores nos anos iniciais do ensino fundamental. Uma estratégia a ser utilizada para que os alunos iniciem o pensar histórico é
sugerir a leitura de textos e artigos históricos publicados em diversas fontes.
trabalhar de forma que o conhecimento histórico seja transmitido cotidianamente.
trabalhar narrativas e múltiplas perspectivas com base em experiências temporais dos alunos.
utilizar documentos históricos para os alunos manusearem e confirmarem a veracidade desses registros.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...