Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

“Um dos momentos da alfabetização inicial que exige do professor uma certa cautela, muita atenção, é a passagem pela criança da hipótese silábica para a hipótese alfabética.” Esta é uma fase em que, EXCETO:

  • A.

    A escrita das crianças é acrescida de consoantes.

  • B.

    As crianças passam a escrever corretamente as palavras.

  • C.

    A criança registra uma mesma palavra de modos distintos.

  • D.

    As crianças começam a abandonar a escrita quase sempre realizada só com vogais.

Acerca do processo de ensino e aprendizagem, julgue os itens subsecutivos.

Na comunicação com seus alunos, o professor se utiliza de alguns códigos, sendo que aquele diretamente relacionado aos movimentos corporais é denominado código icônico.

  • C. Certo
  • E. Errado

  • A.

    Ajude seus alunos dando atenção especial às condições de produção.

  • B.

    Lembre que os primeiros textos produzidos pelos alunos deverão ser coletivos.

  • C.

    Lembre que a produção deverá ter relação com situações de uso real da escrita.

  • D.

    Proponha aos alunos a escrita com apoio de textos conhecidos, minimizando a insegurança inicial.

Acerca do processo de ensino e aprendizagem, julgue os itens subsecutivos.

As atitudes do professor em relação aos alunos no contexto do processo educativo compõem o que se costuma chamar de currículo oculto.

  • C. Certo
  • E. Errado

“O respeito à diversidade, aos conhecimentos prévios dos aprendizes e à consolidação do conhecimento e conceitos discutidos em sala é primordial para o avanço gradativo dos alunos.” Dentro desta perspectiva, é CONTRADITÓRIO afirmar que

  • A.

    a desconsideração dos conhecimentos pregressos dos alunos facilita o trabalho.

  • B.

    se houver insucessos com os aprendizes é urgente identificar as causas prováveis.

  • C.

    não é permitido ao professor esquecer os objetivos e expectativas de aprendizagem traçados de início.

  • D.

    sem taxar os estudantes, deve-se nomear quem teve dificuldade para aprender, a fim de que se retome o trabalho.

“Aprender matemática é não perder a curiosidade, a imaginação e o interesse pelo conhecimento.” A matemática voltada para os novos tempos NÃO poderá exigir que a criança

  • A.

    leia e interprete mapas, tabelas, rótulos e gráficos.

  • B.

    conheça o espaço que a rodeia e com ele estabeleça relações.

  • C.

    deixe à margem para a imaginação, a fantasia e a leitura poética da vida.

  • D.

    resolva problemas e justifique oralmente e por escrito a estratégia utilizada.

  • A.

    observar como as crianças procuram histórias com base nas informações dadas por ela.

  • B.

    estar atenta à forma como as crianças aprendem o léxico ou o vocabulário da língua escrita.

  • C.

    oferecer às crianças muito material escrito, revistas, jornais e livros para que possam manuseá-los.

  • D.

    informar às crianças que o domínio da escrita é um aprendizado de longa duração e que terão dificuldade em apreendê-lo.

  • A.

    colocam em ação vários recursos cognitivos a serem utilizados.

  • B.

    constituem parâmetros para a seleção dos itens que devem compor uma prova de avaliação.

  • C.

    indicam que as competências cognitivas são entendidas como diferentes modalidades estruturais.

  • D.

    constituem-se em uma associação entre os conteúdos curriculares e operações mentais desenvolvidas.

  • A.

    Respeito pela autonomia e pelas competências profissionais dos professores.

  • B.

    Metodologias de trabalho desprendidas dos desafios surgidos no cotidiano escolar.

  • C.

    Respeito pelo direito das famílias e das comunidades a participarem na ação educativa.

  • D.

    Crença de que ser professor implica a adesão a princípios e valores e a crença no sucesso de todos os alunos.

Trabalhar em sala de aula para que as crianças aprendam a pensar historicamente deve ser uma constante preocupação dos professores nos anos iniciais do ensino fundamental. Uma estratégia a ser utilizada para que os alunos iniciem o pensar histórico é

  • A.

    sugerir a leitura de textos e artigos históricos publicados em diversas fontes.

  • B.

    trabalhar de forma que o conhecimento histórico seja transmitido cotidianamente.

  • C.

    trabalhar narrativas e múltiplas perspectivas com base em experiências temporais dos alunos.

  • D.

    utilizar documentos históricos para os alunos manusearem e confirmarem a veracidade desses registros.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...