Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação à metodologia de projetos e à ação pedagógica, julgue os itens a seguir.

A escolha do tema de um projeto deve ser responsabilidade do aluno ou do grupo, porém essa escolha deve ser direcionada pelo currículo oficial vigente, ou seja, os temas precisam ser escolhidos a partir dos conteúdos estabelecidos pela coordenação central.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere ao planejamento do processo de ensino-aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

Uma das diferenças básicas entre o planejamento elaborado segundo o enfoque racional e o participativo consiste na definição de objetivos. As fontes para definição de objetivos educacionais consoante o enfoque racional são as políticas institucionais ou derivadas do diagnóstico de necessidades, ao passo que a formulação de objetivos consoante o enfoque participativo apoia-se mais no feedback que no diagnóstico de necessidades.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à metodologia de projetos e à ação pedagógica, julgue os itens a seguir.

Ao trabalhar com projetos a partir de uma concepção cartesiana de construção do conhecimento, é possível o desenvolvimento de competências vinculadas às inteligências múltiplas.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere ao planejamento do processo de ensino-aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

Atualmente, o planejamento nas escolas tem sido executado sob a forma de projeto político-pedagógico, modalidade de planejamento resultante de uma construção coletiva em que se negligenciam o diagnóstico e a avaliação da realidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a novas tecnologias aplicadas à educação e a plataformas de aprendizagem virtuais e de avaliação educacional, julgue os itens seguintes.

Por permitir novos enfoques pedagógicos, as plataformas virtuais operam com a instrução centrada no aluno, logo prescindem da mediação realizada por um educador no processo educativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a novas tecnologias aplicadas à educação e a plataformas de aprendizagem virtuais e de avaliação educacional, julgue os itens seguintes.

O uso das tecnologias é inovador por natureza, por isso transforma necessariamente as concepções e os métodos de ensino e de aprendizagem que, ao educador, parecem ineficazes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a novas tecnologias aplicadas à educação e a plataformas de aprendizagem virtuais e de avaliação educacional, julgue os itens seguintes.

A educação a distância é a modalidade de ensino caracterizada pela separação espacial e temporal entre professor e aluno. Nessa modalidade, a comunicação ocorre mediante diversos meios de comunicação, isolados ou combinados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a novas tecnologias aplicadas à educação e a plataformas de aprendizagem virtuais e de avaliação educacional, julgue os itens seguintes.

A introdução de novas tecnologias na educação deve ser acompanhada de uma sólida formação dos professores para que eles possam exercer sua profissão de forma responsável e com potencialidades pedagógicas verdadeiras.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para se obter informações acerca dos processos de aprendizagem é necessário considerar a importância de uma diversidade de situações, a fim de possibilitar a avaliação das diferentes capacidades e conteúdos curriculares em jogo e, por outro lado, contrastar os dados obtidos, observando a transferência das aprendizagens em contextos diferentes. Diante do exposto, o professor pode realizar a avaliação por meio de

I. observação sistemática que acompanha o processo de aprendizagem dos alunos, utilizando-se de alguns instrumentos, como registro em tabelas, listas de controle, diário de classe, entre outros;

II. análise das produções dos alunos, considerando a variedade de produções realizadas, para que se possa ter um quadro real das aprendizagens conquistadas;

III. atividades específicas para a avaliação com objetividade para expor sobre o tema estudado. Para isso é importante, em primeiro lugar, garantir que sejam diferentes das situações de aprendizagem comumente estruturadas em sala de aula, pois, assim, verificam se o aluno realmente adquiriu a aprendizagem e não está apenas repetindo atividades rotineiras;

IV. autoavaliação, que é uma situação de aprendizagem em que o aluno desenvolve estratégias de análise e interpretação de suas produções e dos diferentes procedimentos para se avaliar. Delegá-la aos alunos, em determinados momentos, é uma condição didática necessária para que construam instrumentos de autorregulação para as diferentes aprendizagens.

Estão corretas apenas as alternativas

  • A. I e II.
  • B. II e III.
  • C. III e IV.
  • D. I, II e IV.
  • E. I, III e IV.

Aplicar instrumentos de avaliação exige muitos cuidados, pois não é qualquer instrumento que configura o estado de aprendizagem do educando. Isso implica que os instrumentos sejam, EXCETO:

  • A. Adequados ao tipo de conduta e de habilidade avaliados, tais como: informação, compreensão, análise, síntese, aplicação etc.
  • B. Adequados aos conteúdos essenciais planejados e, de fato, realizados no processo de ensino, pois necessita explorar todos os conteúdos considerados essenciais numa determinada unidade de ensino-aprendizagem.
  • C. Adequados quando utilizados como recursos de controle disciplinar e, ainda, utilizados como instrumento de avaliação junto aos educandos como um recurso de coletar dados sobre suas condutas aprendidas e/ou como recurso de disciplinamento externo e aversivo.
  • D. Adequados quando utilizados os dados coletados e necessários ao processo de avaliação em curso sem distorcer a realidade, oferecendo base correta para a qualificação do objeto da avaliação e, consequentemente, conduzindo a uma decisão assertiva dos rumos a tomar sobre o resultado da avaliação.
  • E. Adequados na linguagem, na clareza e na precisão da comunicação, importando que o educando compreenda exatamente o que se está pedindo. Devem ser adequados ao processo de aprendizagem do educando, pois um instrumento não deve dificultar a aprendizagem do educando, mas, ao contrário, servir-lhe de reforço do que já aprendeu.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...