Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca das estratégias de ensino para a educação de jovens e adultos (EJA), julgue os próximos itens. Visando-se uma aprendizagem significativa na EJA, os conteúdos e métodos de ensino de ciências deverão priorizar a capacidade de memorização dos estudantes, que é superior à das crianças.

  • C. Certo
  • E. Errado

O planejamento das atividades didáticas é uma ação do professor que envolve a previsão das atividades a ser realizadas em sala de aula com os alunos. O ponto de partida na elaboração desse planejamento é a

  • A. definição dos objetivos que se pretende alcançar.
  • B. identificação do perfil da turma.
  • C. seleção do conteúdo.
  • D. definição dos critérios de avaliação.
  • E. definição dos procedimentos e dos recursos a serem empregados.

Acerca das estratégias de ensino para a educação de jovens e adultos (EJA), julgue os próximos itens. O ensino de ciências deverá contribuir para a promoção e a ampliação das interpretações sobre aspectos individuais e coletivos que condicionam a saúde e a reprodução humanas e sobre as transformações dos ecossistemas no planeta como um todo e, particularmente, na localidade onde se vive.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das estratégias de ensino para a educação de jovens e adultos (EJA), julgue os próximos itens. Em sala de aula, deve-se impor a explicação científica dos fenômenos naturais como a correta, em detrimento do senso comum, de modo a levar os estudantes a incorporarem o saber científico em suas condutas e convicções pessoais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao ensino de ciências, julgue os itens a seguir. A escolha de modalidades didáticas para o ensino de ciências depende do conteúdo e dos objetivos selecionados, da classe a que se destina, do tempo e dos recursos disponíveis, bem como dos valores e convicções do professor.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao ensino de ciências, julgue os itens a seguir. Usar filmes de ficção científica em sala de aula é um recurso de ensino para a aprendizagem que deve ser evitado, pois poderão ocorrer, nesses filmes, distorções sobre assuntos científicos importantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao ensino de ciências, julgue os itens a seguir. No ensino de ciências, deve-se evitar a realização de atividades experimentais que requeiram manipulação de substâncias tóxicas fora do laboratório, mesmo os mais simples experimentos, devido aos riscos advindos do manejo dessas substâncias sem o devido controle de segurança.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da produção e do uso dos livros didáticos nas escolas, julgue os itens a seguir.

No modelo de História Integrada — perspectiva programática dominante nas coleções analisadas pelos Guias dos Livros Didáticos de História (anos finais do ensino fundamental) —, articulam-se os conteúdos de história europeia com os conteúdos de história do Brasil e história da América, a partir de um recorte temporal cronológico. As histórias africanas e indígenas, quando incluídas, são abordadas sob um enfoque secundário.

  • C. Certo
  • E. Errado



O trabalho com documentos históricos em sala de aula como, por exemplo, o Relatório Figueiredo, possibilita que professores e estudantes construam, nas ações de ensinar e aprender, as relações e (re)significações do passado e do presente, em um exercício de interpretação do mundo.

  • C. Certo
  • E. Errado



A inclusão do ensino das histórias e culturas indígenas nas escolas deve permitir a participação de representantes das sociedades indígenas na formação de docentes e no debate sobre quais temáticas podem ser incorporadas aos livros didáticos.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...