Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

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O tema do lixo urbano – como se produz, seu destino e o impacto na vida das cidades – constitui um projeto de alunos de 10 anos, na escola X, o qual prevê etapas bem definidas de elaboração de trabalhos de pesquisa. A base curricular em que se apóia esse tema de projeto, com objetivos de desenvolvimento pessoal, afetivo e social, tem enfoque

  • A.

    cognitivo- evolutivo que integra investigação e análise de práticas sociais comunitárias.

  • B.

    antropológico que articula as experiências culturais de grupos sociais mais organizados.

  • C.

    genético que integra entre si os diversos processos cognitivos e evolutivos presentes no desenvolvimento orgânico, universal.

  • D.

    transcultural que destaca a análise e solução de situações sociais, características das cidades em desenvolvimento.

  • E.

    psicológico-social que articula o desenvolvimento individual com fenômenos sociais, mediado pelas experiências culturais.

Diversos alunos de 10 anos da turma B estão apresentando

dificuldades na aprendizagem da Matemática. A professora está

num impasse: prossegue no ensino frontal do programa da disciplina

ou tenta trabalhar com o ensino individualizado, embora

com as limitações decorrentes de uma turma numerosa.

Pensando em reconduzir o processo de ensino e aprendizagem

de maneira a criar condições de melhor desempenho

dos alunos, a professora deverá:

I - compreender que o sentido da aprendizagem se constrói

por meio de diferentes tipos de atividades, nas quais os

alunos interagem, expressam diferentes pautas de conhecimento

e necessitam "interpretação" do professor;

II - desenvolver a cooperação entre os alunos e formas de

ensino mútuo e individualizado, como ampliação do processo

de gestão pedagógica da turma;

III - saber que o conhecimento é construído na relação com

o mundo e que a realidade apreendida pelo aluno é uma

representação fragmentada, que requer a intervenção

moral do professor.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    I e II, apenas.

  • E.

    II e III, apenas.

Para preparar um trabalho de campo a ser realizado pelos alunos de 9 anos de uma escola de Ensino Fundamental, a professora encaminhava decisões coletivas, sob a forma de situações-problema, referentes a: lugar de lanche, transporte, coleta de material etc. Propostas de aprendizagem sob forma de situação-problema relacionam-se com o conceito de competência porque, em vista de um obstáculo ou desafio,

  • A.

    requerem a mobilização de esquemas mentais e processos decisórios em um contexto uniforme, tecnologicamente estruturado.

  • B.

    examinam o caráter metacognitivo dos alunos no uso de estratégias psicomotoras.

  • C.

    solicitam tomadas de decisão, mobilização de recursos e de esquemas de ação e de pensamento.

  • D.

    supõem saber agir, mobilizar recursos e esquemas cognitivos com seqüências programadas.

  • E.

    avaliam a mobilização de esquemas de pensamento e ação de forma acrítica, priorizando a dimensão relacional

A partir da leitura de um texto sobre aves, um grupo de alunos de 8 anos discutia a veracidade do comentário de um colega que afirmava ter visto galinhas colocarem ovos azuis; outras crianças acrescentavam informações sobre como tornar os ovos de galinha cor-de-rosa. A situação descrita permite identificar princípios psicopedagógicos no currículo escolar, entre os quais:

  • A.

    as experiências educacionais escolares estão condicionadas ao desenvolvimento da linguagem oral e escrita, que comanda as ações psicomotoras.

  • B.

    os efeitos das experiências educacionais são influenciados por conhecimentos prévios pertinentes, de cunho escolar ou não, que interagem com novas aprendizagens.

  • C.

    a ampliação dos esquemas de conhecimento deve ser feita a partir da promoção de aprendizagens memorísticas repetitivas e pela interiorização de memórias coletivas, que caracterizam as aprendizagens significativas.

  • D.

    o conteúdo a ser trabalhado deve ser linearmente proposto, estabelecendo vínculos entre a estrutura epistemológica dos conhecimentos científicos e as aprendizagens significativas.

  • E.

    o material de aprendizagem e os conhecimentos prévios devem relacionar-se de forma intencional, a fim de promover aprendizagens memorístico-culturais.

A atividade de visitação do bairro no qual a escola está situada, com o objetivo de conhecer sua estrutura, relação de serviços oferecidos à comunidade e profissionais que trabalham nesses espaços, é uma prática comum entre os professores. Essa atividade fundamenta-se

  • A.

    na construção de significados como elemento norteador do processo ensino/aprendizagem.

  • B.

    na relação das experiências cotidianas como fator de classificação psicossocial na aprendizagem.

  • C.

    na relação de significância lógica como estruturante do pensamento cartesiano.

  • D.

    na lógica construtivista como elemento integrante da aprendizagem funcionalista

  • E.

    no valor potencialmente significativo que a experiência promove para aprendizagens memorísticas.

As Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental no Sistema de ensino do Estado de São Paulo dão destaque ao regime de ciclos de progressão continuada e refutam o argumento de que este regime produz declínio no desempenho dos alunos. Para tal, contra-argumentam que

  • A.

    a progressão continuada não exclui a retenção do aluno dentro de uma série e é recomendada, a fim de que não haja mascaramento das reais condições de aprendizagem.

  • B.

    as escolas têm autonomia para, em seu projeto pedagógico, retomar o regime seriado, caso a avaliação institucional indique que houve prejuízo ao desempenho global da escola

  • C.

    as competências não se desenvolvem linearmente para todos os alunos, o que demanda a revisão da organização do currículo e a modificação das práticas de ensino e de avaliação.

  • D.

    o regime seriado continua sendo levado em conta na organização das turmas, considerando-se, ainda, a possibilidade de reclassificação de alunos.

  • E.

    estudos empíricos revelaram que este regime equaciona os problemas de indisciplina no interior das escolas, favorecendo sobremaneira os processos de aprendizagem.

Projetos como os que são desenvolvidos na Escola Bairro Aprendiz, ou como o "Escola da Família", são repletos de exemplos que nos ajudam a compreender a possibilidade de resgate da cidadania por meio da educação. Tais exemplos aliam-se ao conceito de resiliência, que vem a ser:

  • A.

    resistência ante a destruição e capacidade de proteger a própria integridade como saída vital positiva.

  • B.

    capacidade de introjetar normas de conduta social que permitem o convívio em comunidade.

  • C.

    recuperação das funções locomotoras por meio de atividades esportivas e de lazer.

  • D.

    ação educativa voluntária tendo em vista o resgate da capacidade de compreensão dos fatos da língua.

  • E.

    ações de prevenção às situações de risco a que crianças e jovens são expostos.

O contexto cultural contemporâneo pode ser caracterizado pela fragmentação do conhecimento, pelo processo de globalização econômica e cultural e pelo embate entre a razão instrumental e o irracionalismo. Tal caracterização requer uma atuação docente que leve em conta uma interlocução entre a filosofia e a didática, no sentido de que o ensino e a aprendizagem possam, segundo Rios (2001), estabelecer

  • A.

    visão holística do conhecimento, valorização das macroculturas e reflexão que resgate a racionalidade emancipatória.

  • B.

    relação dialética entre conhecimento e realidade, vigilância crítica dos discursos etnocêntricos e valorização das competências cognitivas superiores.

  • C.

    diálogo entre as disciplinas curriculares, análise da conjuntura econômica e equilíbrio entre razão e emoção.

  • D.

    articulação estreita entre saberes e capacidade, trabalho interdisciplinar e mobilização crítica e criadora das dimensões humanas em sua totalidade.

  • E.

    vínculo estreito entre ensino e aprendizagem, construção e reconstrução de conhecimentos e valores e ênfase no desenvolvimento moral.

Diversos alunos de 15 anos da turma B estão apresentando dificuldades em determinada disciplina. O professor está num impasse: prossegue no ensino frontal do programa da disciplina ou tenta trabalhar com o ensino individualizado, sabendo de sua dificuldade em função de a turma ser numerosa. Para reconduzir o processo de ensino e aprendizagem de maneira a criar condições de melhor desempenho dos alunos, o professor deverá

  • A.

    acompanhar os alunos, categorizando-os a partir dos conhecimentos prévios comuns com vistas à composição de grupos de trabalho para realização de diferentes tarefas.

  • B.

    estimular as atividades competitivas, a pesquisa e o levantamento de hipóteses como formas de envolvimento dos alunos e de contextualização da aprendizagem.

  • C.

    administrar a heterogeneidade da turma, acompanhando a interação dos alunos entre si, e demonstrando empenho nas tarefas coletivas e individuais propostas.

  • D.

    promover o diálogo reflexivo da turma em atividades coletivas que favoreçam as inter-relações dos grupos de desempenho homogêneo.

  • E.

    trabalhar as diferenças na turma, organizando projetos de trabalho para estimular a cooperação, a partir de temas da atualidade não necessariamente ligados com o conteúdo escolar.

O regime escolar estruturado em ciclos e a avaliação continuada favorecem o processo democrático e a inclusão do aluno em uma perspectiva pedagógica que

  • A.

    reorganiza o currículo e a seleção de conteúdos norteados pelos PCN e adota estratégias espaçotemporais convenientes aos alunos.

  • B.

    reorganiza o currículo, partindo de requisitos prévios dos alunos, e favorece aprendizagens processuais.

  • C.

    reestrutura o currículo em função da idade e da maturidade cognitiva e desenvolve aprendizagens conceituais propostas pelos PCN.

  • D.

    reestrutura o currículo, flexibilizando as formas de avaliação que geram repetência e exclusão.

  • E.

    favorece a reestruturação em função da flexibilização da organização curricular para atender aos alunos com dificuldades, desmerecendo os "bons alunos".

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