Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
Sobre a brincadeira no processo de ensino-aprendizagem, é correto afirmar que
o brinquedo e a brincadeira são ferramentas importantes para a socialização das pessoas, mas sua influência do desenvolvimento cognitivo é pouco significativa, pois não propicia a aquisição do saber formal.
é uma atividade humana criadora, na qual imaginação, fantasia e realidade interagem na produção de novas possibilidades de interpretação, de expressão e de ação pelas crianças, assim como de novas formas de construir relações sociais com outros sujeitos, crianças e adultos.
não se deve dar muito tempo para brincadeiras na escola porque o mais importante é cumprir o programa comprometido com a aprendizagem efetiva e formal dos alunos. Com isso, o jogo deve ficar restrito às atividades dos pátios e aos horários de intervalos das aulas.
as brincadeiras infantis devem ser tratadas pelos professores como momentos de relaxamento e prazer. Tratá-las como recurso didático empobrece a relação espontânea entre o brinquedo e a criança; por isso, a brincadeira não deve ser alvo dos processos de ensino-aprendizagem.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
Leia com atenção o texto abaixo:
"Frases do tipo 'vamos acertar isso lá fora?' e até tapas já fazem parte do dia-a-dia de professores. Segundo a pesquisa da Unesco, um dos principais motivos das ameaças dos alunos a professores é a desavença causada por notas baixas, pelo nível de exigência e por falhas disciplinares. Em 19 anos de profissão, S. G., de 37, nunca imaginou apanhar de aluno. 'Ele tinha 10 anos e começou a agredir um colega na sala de aula. Quando falei que iria mandá-lo para a direção, comecei a receber vários tapas. Gritei e o vigia me salvou. Fiquei com hematomas', lembra. As carteiras são empilhadas até o teto da sala de aula. Os alunos divertem-se escalando a torre que, sem capacidade de resistir a tanto peso, desmorona e espalha destroços; na maioria das vezes as paredes são pichadas. Essa cena é comum numa escola estadual do bairro Santa Terezinha, na região metropolitana de São Paulo. É quase uma tradicional brincadeira das sextas-feiras. Resignado, o diretor se sente impotente para conter a baderna. Por um simples motivo: 'Tenho medo', reconhece, acostumado a consertar semanalmente as carteiras depredadas".
DIMENSTEIN, Gilberto. Ao mestre com porrada. Folha de S.Paulo, São Paulo, 3 jun. 2001. Cotidiano, p. 10)
Considerando-se as reflexões de Dimenstein e o papel do lúdico na formação de crianças e adolescentes, pode-se afirmar que
a desvalorização do movimento natural e espontâneo da criança, em favor do conhecimento formal, é prejudicial para sua formação, visto que a brincadeira e o jogo são importantes meios de estimular a atividade construtiva da criança. É necessário que o professor procure favorecer cada vez mais o contato da criança com o ambiente físico, com brinquedos, com brincadeiras e com outras crianças, transformando a escola em um ambiente atraente.
os alunos, na adolescência, buscam superar seus limites, o que os leva, muitas vezes, a testar a autoridade, a desrespeitar os mecanismos sociais repressivos e até a praticar atos criminosos. Nessa fase natural do desenvolvimento humano, as atividades de caráter lúdico pouco interferem.
há necessidade de que os alunos sejam mais disciplinados; por isso, o papel da escola é estabelecer limites por meio de punições capazes de controlar a agressividade e as transgressões das regras escolares. Tratar essas questões de forma simbólica é pouco eficiente.
a escola tem vivenciado um aumento da agressividade e da violência, em diversos momentos, especialmente nos intervalos entre as atividades formais. Isso decorre da existência de muitos espaços de recreação livre.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
Leia atentamente o texto abaixo:
"Nos dias de hoje o que se percebe é que, as crianças não brincam mais; primeiro, por falta de tempo e segundo, por falta de espaço. Muito cedo a criança vai à escola, à aula de computação, à aula de inglês, para não ficar fora do mercado. Quando há tempo para brincar, a brincadeira preferida é num computador, num videogame, isolado de pessoas, sem interação alguma, um com o outro. A participação dos pais nas brincadeiras, então, é quase inexistente. Não há tempo a perder, é preciso trabalhar, trabalhar muito, para poder dar tudo de bom para os filhos. E assim, desta forma, as crianças deixam de brincar, de interagir com outras crianças e, principalmente, de interagir com os pais."
PINTO, Anabela. O papel do lúdico para a aprendizagem de crianças com TDAH na Psicopedagogia Clínica. Monografia Especialização) – Universidade Estadual ale do Acaraju, Disponível em:
Com base no texto, é correto afirmar que
as escolas precisam ser prudentes quando inserem em seus currículos espaço para jogos e brincadeiras, pois o excesso de atividades livres aumenta a possibilidade de agressões.
os jogos de games interativos, quando bem orientados, substituem outros processos de socialização e têm a vantagem de não gerar comportamentos agressivos, já que o indivíduo que joga tem pouco contato com outras pessoas.
a constante evolução do mundo, o estilo de vida das famílias, o aumento populacional e o crescimento das cidades exercem uma grande influência sobre as crianças.
a existência na escola de espaços livres, onde podem ser desenvolvidas atividades lúdicas interativas, compensa a ausência dos pais na vida das crianças.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A partir das idéias do texto acima, julgue os seguintes itens, referentes à educação de jovens e adultos (EJA).
No planejamento das aulas, a organização por temas de interesse coletivo, como, por exemplo, a história do lugar, os direitos humanos e o trabalho, é um recurso adequado para atender à necessidade de dar contextualização ao ensino de jovens e adultos.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A partir da figura acima e considerando os princípios básicos e a função social da alfabetização, julgue os itens a seguir.
Para se tornar alfabetizado, o indivíduo precisa, no mínimo, de adquirir a tecnologia de codificar e decodificar a língua escrita.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2008
Camila recebeu uma avó que estava procurando vaga para seu neto, de 10 anos de idade, recém-chegado do norte, onde morava apenas com a mãe, que veio a falecer. A avó trazia consigo apenas a certidão de nascimento da criança e não sabia dar informações sobre a escolaridade anterior do garoto.
A auxiliar de educação, nesse caso, deve
informar que não poderá efetivar a matrícula do aluno, por falta de documentos.
matricular a criança na primeira série do Ensino Fundamental, por não ter comprovação de escolaridade anterior.
agendar, juntamente ao seu superior imediato, uma avaliação que defina o grau de conhecimento da criança, para efetivar a matrícula na série adequada.
pedir para que a avó retorne à escola quando estiver de posse do histórico escolar da criança.
encaminhar o caso ao Conselho Tutelar da região, uma vez que criança não pode ficar sem escola.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens subsecutivos, referentes aos direitos da infância e à relação entre creche e família.
Cabe aos responsáveis pelas creches entrar em contato com a família das crianças, quando estas estiverem impossibilitadas de frequentar as creches por motivo de doença.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2008
A auxiliar de educação, Sandra, observou uma mudança repentina no comportamento de Caio, 9 anos. Ele estava medroso e apático. Sandra aproximou-se da criança para conversar e pôde observar uma marca de cinto no antebraço dele. Assustada, pediu para ver as costas da criança, que em um primeiro momento recusou, cedendo em seguida. A auxiliar de educação verificou que as costas de Caio estavam com marcas de cinto e até mesmo de fivelas. Depois de muita insistência, ela conseguiu fazer com que Caio delatasse o seu agressor: o padrasto.
Sandra, nessa situação, deve
guardar sigilo do fato, a fim de preservar a integridade da imagem da criança.
lavrar um boletim de ocorrência na delegacia policial da região.
medicar a criança, inclusive com uso de antiinflamatório, diante da gravidade dos ferimentos, a fim de minimizar sua dor.
comunicar o fato ao seu superior imediato, para que as providências cabíveis sejam tomadas.
aconselhar a criança a se comportar melhor, com o objetivo de evitar deixar o padrasto nervoso.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens subsecutivos, referentes aos direitos da infância e à relação entre creche e família.
No período de adaptação das crianças, é recomendado o acesso parcial das famílias às dependências da creche, a fim de evitar a reação adversa das crianças durante esse período.
Considere as afirmações sobre as características da Educação à Distância.
I. Permite a interatividade entre professor e alunos.
II. Rompe barreiras geográficas, democratizando o acesso ao ensino.
III. Reduz o controle e a participação dos alunos sobre o processo de aprendizado.
IV. Permite uma grande expansão do ensino, mas respeita os distintos ritmos de aprendizagem.
V. Permite apenas a utilização de dispositivos multimídia, excluindo, portanto, impressos e outros meios.
São verdadeiras APENAS as afirmações
I, II e IV.
III e IV.
I, II e V.
I, III e V.
II e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...