Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

“O sucesso de um programa de desenvolvimento interpessoal não se limita ao plano técnico. A qualificação do coordenador é, sem dúvida, um fator essencial para o aproveitamento da experiência de aprendizagem do grupo. Outros componentes precisam ser considerados importantes no processo de aprendizagem do grupo como componentes culturais, de atitudes, de valores, crenças e ideologias que predispõem as pessoas a criar, analisar e avaliar possíveis linhas de ação e soluções, além do respaldo moral”. No texto acima, Fela Moscovici afirma que

  • A.

    o componente ético está sempre presente no trabalho de desenvolvimento interpessoal.

  • B.

    o processo vivencial de aprendizagem sempre obtém resultados desejáveis.

  • C.

    o coordenador não é responsável pelas conseqüências do programa.

  • D.

    o resultado do desenvolvimento interpessoal é concreto e imediato.

  • E.

    a competência interpessoal é um componente secundário do sistema humano.

São alguns conhecimentos que devem ser construídos pelos Professores durante o curso de formação para atender a demanda dos alunos com necessidades especiais, EXCETO:

  • A.

    Mecanismos funcionais de cognição das pessoas com deficiência.

  • B.

    Consciência das suas próprias condições, conhecimentos pedagógicos e metacognitivos.

  • C.

    Desenvolvimento da capacidade de auto-regular e de tomar consciência das etapas do processo ensino e aprendizagem.

  • D.

    Consciência que sua maneira de ser e ensinar para alunos "normais" é diferente da maneira de ser e ensinar para alunos especiais.

  • E.

    Capacidade de ministrar aulas sobre um mesmo conteúdo curricular a alunos que têm níveis diferentes de compreensão e de desempenho acadêmico.

São práticas inclusivas na escola, EXCETO:

  • A.

    Os conteúdos e as atividades de aprendizagem são acessíveis a todos os alunos.

  • B.

    A disciplina na sala de aula baseia-se no respeito mútuo.

  • C.

    Os profissionais de apoio facilitam a aprendizagem com a seleção dos alunos com necessidades especiais em salas de recuperação para não atrasar os conteúdos programados aos demais alunos.

  • D.

    Promove-se a participação ativa e responsável dos alunos ao longo de sua aprendizagem.

  • E.

    Todos os alunos participam das atividades fora da sala de aula.

Existem algumas implicações que diferenciam a Convivência Autoritária e a Convivência Democrática no ambiente escolar. Coloque CA quando se referir à Convivência Autoritária e CD quando se referir à Convivência Democrática:

( ) Incentiva a idéia de sempre haver um ganhador no contexto da escola.

( ) Respeita a hierarquia por meio da participação coletiva responsável.

( ) Reveste a autoridade de crítica, auto-avaliação e espírito solidário.

( ) Deixa claro que quem manda tem o poder, restando aos demais obedecer.

( ) Incentiva a liberdade de expressão, o diálogo e o companheirismo.

A sequência está correta em:

  • A.

    CA, CD, CA, CA, CD

  • B.

    CD, CA, CD, CD, CA

  • C.

    CA, CD, CD, CA, CD

  • D.

    CA, CD, CD, CD, CD

  • E.

    CD, CD, CD, CA, CD

Qual a definição do termo Libras no Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005?

  • A.

    Língua Brasileira de Sinais.

  • B.

    Língua de Sinais Brasileira.

  • C.

    LSB

  • D.

    LBS

  • E.

    BSL

Analise as afirmativas abaixo:

I. A história do INES começou em 26 de setembro de 1857, durante o Império de Dom Pedro II, quando o professor francês Hernest Huet fundou com o apoio do imperador, o Imperial Instituto de Surdos Mudos. Huet era surdo. Na época, o Instituto era um asilo onde só eram aceitos surdos do sexo masculino. Eles vinham de todos os pontos do país e muitos eram abandonados pelas famílias.

II. O Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002 que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais.

III. De acordo com o Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, a formação do tradutor e intérprete de Libras − Língua Portuguesa, deve efetivar-se por meio de Curso Superior de Tradução e Interpretação, com habilitação em Libras − Língua Portuguesa.

IV. Conforme o capítulo 2, artigo 3º do decreto nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005, Libras poderá ser inserida como disciplina curricular nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível Médio e Superior e nos cursos de Fonoaudiologia, de instituições de ensino, públicas e privadas, do sistema federal de ensino e dos sistemas de ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Todas as afirmativas anteriores são verdadeiras, EXCETO:

  • A.

    III e IV

  • B.

    IV

  • C.

    IV e I

  • D.

    I, III e IV

  • E.

    I, II, III

O Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) teve um papel fundamental no desenvolvimento da língua de sinais que é utilizada hoje no Brasil. Nesta instituição, eram aceitos surdos de vários estados brasileiros, a interação destes alunos possibilitou a homogeneização dos sinais, iniciando o que conhecemos como Libras. Criada no estado de São Paulo em 1929, uma outra instituição também se destaca no desenvolvimento das Libras. Que instituição é esta?

  • A.

    Instituto São Rafael.

  • B.

    Instituto Benjamin Constant.

  • C.

    Instituto Nacional de Educação de Surdos.

  • D.

    Instituto Santa Terezinha.

  • E.

    Instituto Domingos Sávio.

Libras e a ASL (American Sign Language) podem ser consideradas línguas irmãs porque:

  • A.

    Ambas se originaram da língua de sinais britânica.

  • B.

    Ambas se originaram da língua gestual portuguesa.

  • C.

    Ambas se originaram da língua de sinais alemã.

  • D.

    As duas tiveram sua gênese na África.

  • E.

    A língua de sinais francesa influenciou a Libras e a ASL.

Quais parâmetros das Libras são similares nos sinais de aprender e sábado, descritos abaixo?

  • A.

    Locação e orientação.

  • B.

    Movimento e locação.

  • C.

    Movimento e configuração de mão.

  • D.

    Configuração de mão e locação.

  • E.

    Orientação e expressão facial.

"A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis". (Estatuto da Criança e do Adolescente). Considerando estes termos e o direito à liberdade, pode-se compreendê-los sob os seguintes aspectos, EXCETO:

  • A.

    Opinião e expressão.

  • B.

    Crença e culto religioso.

  • C.

    Direito à opinião e expressão de forma direta assistida.

  • D.

    Brincar, praticar esportes e divertir-se.

  • E.

    Buscar refúgio, auxílio e orientação.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...