Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
O sucesso de um programa de desenvolvimento interpessoal não se limita ao plano técnico. A qualificação do coordenador é, sem dúvida, um fator essencial para o aproveitamento da experiência de aprendizagem do grupo. Outros componentes precisam ser considerados importantes no processo de aprendizagem do grupo como componentes culturais, de atitudes, de valores, crenças e ideologias que predispõem as pessoas a criar, analisar e avaliar possíveis linhas de ação e soluções, além do respaldo moral. No texto acima, Fela Moscovici afirma que
o componente ético está sempre presente no trabalho de desenvolvimento interpessoal.
o processo vivencial de aprendizagem sempre obtém resultados desejáveis.
o coordenador não é responsável pelas conseqüências do programa.
o resultado do desenvolvimento interpessoal é concreto e imediato.
a competência interpessoal é um componente secundário do sistema humano.
São alguns conhecimentos que devem ser construídos pelos Professores durante o curso de formação para atender a demanda dos alunos com necessidades especiais, EXCETO:
Mecanismos funcionais de cognição das pessoas com deficiência.
Consciência das suas próprias condições, conhecimentos pedagógicos e metacognitivos.
Desenvolvimento da capacidade de auto-regular e de tomar consciência das etapas do processo ensino e aprendizagem.
Consciência que sua maneira de ser e ensinar para alunos "normais" é diferente da maneira de ser e ensinar para alunos especiais.
Capacidade de ministrar aulas sobre um mesmo conteúdo curricular a alunos que têm níveis diferentes de compreensão e de desempenho acadêmico.
São práticas inclusivas na escola, EXCETO:
Os conteúdos e as atividades de aprendizagem são acessíveis a todos os alunos.
A disciplina na sala de aula baseia-se no respeito mútuo.
Os profissionais de apoio facilitam a aprendizagem com a seleção dos alunos com necessidades especiais em salas de recuperação para não atrasar os conteúdos programados aos demais alunos.
Promove-se a participação ativa e responsável dos alunos ao longo de sua aprendizagem.
Todos os alunos participam das atividades fora da sala de aula.
Existem algumas implicações que diferenciam a Convivência Autoritária e a Convivência Democrática no ambiente escolar. Coloque CA quando se referir à Convivência Autoritária e CD quando se referir à Convivência Democrática:
( ) Incentiva a idéia de sempre haver um ganhador no contexto da escola.
( ) Respeita a hierarquia por meio da participação coletiva responsável.
( ) Reveste a autoridade de crítica, auto-avaliação e espírito solidário.
( ) Deixa claro que quem manda tem o poder, restando aos demais obedecer.
( ) Incentiva a liberdade de expressão, o diálogo e o companheirismo.
A sequência está correta em:
CA, CD, CA, CA, CD
CD, CA, CD, CD, CA
CA, CD, CD, CA, CD
CA, CD, CD, CD, CD
CD, CD, CD, CA, CD
Qual a definição do termo Libras no Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005?
Língua Brasileira de Sinais.
Língua de Sinais Brasileira.
LSB
LBS
BSL
Analise as afirmativas abaixo:
I. A história do INES começou em 26 de setembro de 1857, durante o Império de Dom Pedro II, quando o professor francês Hernest Huet fundou com o apoio do imperador, o Imperial Instituto de Surdos Mudos. Huet era surdo. Na época, o Instituto era um asilo onde só eram aceitos surdos do sexo masculino. Eles vinham de todos os pontos do país e muitos eram abandonados pelas famílias.
II. O Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002 que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais.
III. De acordo com o Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, a formação do tradutor e intérprete de Libras − Língua Portuguesa, deve efetivar-se por meio de Curso Superior de Tradução e Interpretação, com habilitação em Libras − Língua Portuguesa.
IV. Conforme o capítulo 2, artigo 3º do decreto nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005, Libras poderá ser inserida como disciplina curricular nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível Médio e Superior e nos cursos de Fonoaudiologia, de instituições de ensino, públicas e privadas, do sistema federal de ensino e dos sistemas de ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
Todas as afirmativas anteriores são verdadeiras, EXCETO:
III e IV
IV
IV e I
I, III e IV
I, II, III
O Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) teve um papel fundamental no desenvolvimento da língua de sinais que é utilizada hoje no Brasil. Nesta instituição, eram aceitos surdos de vários estados brasileiros, a interação destes alunos possibilitou a homogeneização dos sinais, iniciando o que conhecemos como Libras. Criada no estado de São Paulo em 1929, uma outra instituição também se destaca no desenvolvimento das Libras. Que instituição é esta?
Instituto São Rafael.
Instituto Benjamin Constant.
Instituto Nacional de Educação de Surdos.
Instituto Santa Terezinha.
Instituto Domingos Sávio.
Libras e a ASL (American Sign Language) podem ser consideradas línguas irmãs porque:
Ambas se originaram da língua de sinais britânica.
Ambas se originaram da língua gestual portuguesa.
Ambas se originaram da língua de sinais alemã.
As duas tiveram sua gênese na África.
A língua de sinais francesa influenciou a Libras e a ASL.
Quais parâmetros das Libras são similares nos sinais de aprender e sábado, descritos abaixo?
Locação e orientação.
Movimento e locação.
Movimento e configuração de mão.
Configuração de mão e locação.
Orientação e expressão facial.
"A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis". (Estatuto da Criança e do Adolescente). Considerando estes termos e o direito à liberdade, pode-se compreendê-los sob os seguintes aspectos, EXCETO:
Opinião e expressão.
Crença e culto religioso.
Direito à opinião e expressão de forma direta assistida.
Brincar, praticar esportes e divertir-se.
Buscar refúgio, auxílio e orientação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...