Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Tendo o texto em questão com referência inicial, assinale a opção correta no tocante à formação de professores.

  • A.

    A formação do professor deve estar centrada na capacitação teórica e na formação técnica, pois o restante será adquirido na prática de sala de aula.

  • B.

    O foco da formação de professores deveria estar no treinamento de métodos e técnicas de ensino que favorecessem a instrumentalização das ações pedagógicas.

  • C.

    Os cursos de formação inicial não conseguem alcançar os objetivos primeiros da formação profissional por estarem focados na reflexão pedagógica.

  • D.

    Os cursos de formação de professores deveriam se preocupar mais com a reflexão pedagógica que leve a pensar no valor das relações sociais para o processo de ensinar e aprender.

A partir do texto em apreço, assinale a opção correta considerando a aplicação do conceito de zona de desenvolvimento proximal.

  • A.

    Basta encontrar o outro social com quem se interage realizando uma tarefa para que o desenvolvimento ocorra.

  • B.

    O desenvolvimento só ocorrerá quando um sujeito mais experiente apresentar, ao sujeito menos experiente, apoio operacional que lhe permita dar um salto qualitativo.

  • C.

    Encontrar os canais de promoção do desenvolvimento profissional é uma questão de prática que pode ser transposta de uma turma para outra caso o professor a exerça bastante.

  • D.

    O desenvolvimento ocorre de maneira natural, tudo depende da capacidade de maturação do indivíduo para apreender determinados saberes.

Na relação formador-formando, é preciso que haja espaço para que ambos se posicionem como pessoa. A partir do diálogo, as vivências são retomadas e ressignificadas. Nesse sentido, assinale a opção correta relativa à formação docente.

  • A.

    A formação continuada significativa é aquela proposta pelos sistemas de ensino que, por meio de uma sondagem, elaboram planos de ação que atendam a diversidade de problemáticas e deficiências na formação de seus professores.

  • B.

    Existe uma dificuldade muito grande em atender às necessidades pessoais de cada professor para propor uma formação continuada; por isso, não é produtivo tentar um entrelaçamento dos projetos individuais com o projeto coletivo em uma articulação da dimensão pessoal, profissional e organizacional.

  • C.

    O saber da experiência e da formação para atingir resultados precisa ser refletido, formulado, organizado e sistematizado, para se transformar em conhecimento. Como as atividades da escola são muito dinâmicas e bastante tumultuadas, essa formação não pode ocorrer nesse ambiente.

  • D.

    Todas as vezes que os professores recebem um "pacote pronto de formação", por melhor que ele seja e tenha sentido e lógica para seus planejadores, nem sempre tem sentido aos que serão executores.

Sobre o ato de aprender, avalie as afirmativas a seguir:

I - aprender é atribuir significado a um determinado conteúdo;
II - aprender é estabelecer relação entre o novo e o desconhecido;
III - aprender é ser capaz de estabelecer generalizações mesmo sem compreensão;
IV - aprender é desenvolver a capacidade de se apropriar do conhecimento;
V - aprender é avançar no conteúdo em função das exigências e dificuldades.

Assinale as afirmativas corretas:

  • A.

    I, III e V, apenas;

  • B.

    I, IV e V, apenas;

  • C.

    II, III e IV, apenas;

  • D.

    I, II e IV, apenas;

  • E.

    I, III e IV, apenas.

Considerando-se a importância da interação social para o processo de humanização do indivíduo, pode-se afirmar, em relação à pessoa que necessita de condições especiais de atendimento, que

  • A.

    é impossível que seu desenvolvimento ocorra em um processo previsível, linear e gradual.

  • B.

    seu processo de desenvolvimento segue parâmetros previamente definidos e padronizados.

  • C.

    os espaços específicos de ensino-aprendizagem devem ser homogêneos e individualizados, distinguindo grupos específicos e privilegiando procedimentos reabilitadores e terapêuticos.

  • D.

    as diversidades pessoais, culturais e sociais dos educandos funcionam como fatores limitadores do processo de aprendizagem e desenvolvimento.

Em uma perspectiva crítica, os fundamentos teórico-metodológicos da atuação docente permitem que o professor compreenda a

  • A.

    amplitude e a complexidade das questões pedagógicas que emergem das inter-relações entre o humano, o ambiente e o conhecimento.

  • B.

    importância do livro didático como vetor principal da prática pedagógica.

  • C.

    estrutura curricular oficial como eixo disciplinador da ação pedagógica e do ambiente escolar.

  • D.

    preponderância do papel do professor em relação ao do aluno, em seus diferentes níveis e dimensões.

Em um processo de ensino/aprendizagem baseado na perspectiva libertadora, o educador deve

  • A.

    motivar a aprendizagem do aluno carente, recorrendo a metodologias e formas de avaliação diferentes das utilizadas com os demais alunos.

  • B.

    buscar o desenvolvimento da consciência crítica como meio de superar as contradições do ensino tradicional.

  • C.

    transmitir, com fidelidade, conhecimentos e valores historicamente acumulados para que os alunos deles se apropriem.

  • D.

    garantir a disciplina e o rigor comportamental, tendo em vista a promoção da aprendizagem e a aquisição dos comportamentos esperados.

As capacidades de sentir, fantasiar e imaginar fazem parte do universo

  • A.

    infantil, mas acompanham o ser humano por toda a vida.

  • B.

    infantil, não acompanhando o ser humano por toda a vida.

  • C.

    de adultos especialmente dotados.

  • D.

    juvenil, após a conclusão de sua formação básica.

Com relação à função da comunidade escolar e aos atendimentos especializados, julgue os itens que se seguem.

A avaliação processual e formativa considera não só as aprendizagens atuais, mas também suas possibilidades de aprendizagens futuras.

  • C. Certo
  • E. Errado

Largamente utilizadas como alternativas interessantes para o ensino, as atividades lúdicas ainda despertam a curiosidade de pesquisadores da infância. Em relação a esse tema, é correto afirmar que

  • A.

    o jogo impede que a criança realize o seu próprio "eu", pois, sendo ficção, desconstrói, mesmo parcialmente, sua personalidade e dificulta o desenvolvimento da linguagem.

  • B.

    brincar é pouco recomendável, pois, quando a criança brinca, ela se concentra demais na brincadeira e ativa suas tensões, descarregando suas energias e esquecendo a realidade do mundo em que vive.

  • C.

    o ato de brincar não é algo natural na criança e, por ser uma atividade sistematizada e estruturada, acaba dificultando seu processo de descontração e obstaculizando a própria expressão da sua vida.

  • D.

    o jogo permite que a criança aprenda, pois, quando ela faz algo brincando, formula conceitos, adquire informações e supera dificuldades de aprendizagem.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...