Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O processo de inclusão causa uma mudança de perspectiva educacional, pois não se limita a ajudar somente os alunos que apresentam dificuldades na escola, mas apóia a todos os professores, a família, a equipe técnicoadministrativa, para que todos tenham sucesso. Marcos, um aluno de 6 anos, mal chegava à sala de aula, começava a chorar, vomitava o café da manhã, sujava-se todo, pois não tinha controle do esfíncter, o que o obrigava a voltar para casa. Essa situação começou a ocorrer no meio do ano letivo, logo após a professora fazer uso do quadro branco para trabalhar cópia. No início, Marcos se negava a copiar as palavrinhas; quando o fazia, era sempre de forma incompleta. Por isso, ficava na sala sozinho na hora do recreio, terminando o trabalho. Depois de verificar as produções de Marcos, a pedagoga levantou hipóteses para investigar o que acontecia com o aluno.
I. Marcos sofre de um problema no aparelho digestivo e deverá ter encaminhamento médico adequado.
II. O nível de exigência da sua professora é muito baixo e Marcos não se acha interessado em fazer a cópia.
III. Marcos está somatizando uma dificuldade em relação ao inter jogo professor-aluno-conteúdo.
IV. Marcos não sabe copiar e, portanto, sua produção não mostra o quanto ele sabe.
V. O tempo dado para completar a tarefa não está compatível com o tempo de produção de Marcos.
São ADEQUADAS as hipóteses:
Segundo Góes (2004), o conceito "educandos com necessidades educacionais especiais" abarca os alunos que durante o processo educacional apresentarem:
I. dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento que dificultem o acompanhamento das atividades curriculares;
II. dificuldades de comunicação e sinalização diferenciadas dos demais alunos, demandando a utilização de diferentes formas de linguagens;
III. altas habilidades/superdotação e grande facilidade de aprendizagem.
A opção CORRETA é:
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
A comunicação interpessoal não é como um aparelho emissor e um receptor. É uma negociação entre duas pessoas, um ato criativo. Quando nos comunicamos de verdade, formamos um sistema de interação e reação (Ray Birdwhistell). Um discurso político inflamado, dito por um tipo de olhar opaco, rosto murcho, corpo mole, seria muito desinteressante. Através dessa postura, esse homem está dizendo que não precisam prestar-lhe atenção (Flora Davis). O conteúdo das afirmações acima ressalta que
a comunicação não-verbal enfatiza as relações interpessoais.
a comunicação não-verbal enfatiza as relações interpessoais.
a postura tradicional do educador não empobrece a explanação oral.
somente as palavras pronunciadas efetivamente ajudam a aprender.
somente as palavras pronunciadas efetivamente ajudam a aprender.
Para que uma pessoa possa aprender a ler e escrever, há alguns saberes que ela precisa atingir por meio de percepções que devem ser realizadas inconscientemente. São elas:
I. a consciência da unidade palavra;
II. a idéia do símbolo;
III. a organização da página escrita;
IV. a memorização do alfabeto;
V. a discriminação das formas das letras;
VI. a discriminação dos sons da fala.
Estão CORRETOS os itens:
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
O estudo e a prática das relações interpessoais buscam examinar os fatores condicionantes das relações humanas e sugerir procedimentos que amenizem a angústia da singularidade de cada um e dinamizem a solidariedade entre todos que buscam conviver em harmonia. Por esse motivo, a formação de um profissional deve abrir espaço para que se descubram os meios de transformar contatos em convívio e saibam a importância do domínio de alguns procedimentos, que podem facilitar as relações humanas. Celso Antunes entende por relações interpessoais o conjunto de procedimentos que
uma programação estabelecida.
construam a supremacia do desespero sobre a calma.
reforcem as práticas tradicionais.
desenvolvam múltiplas competências com conteúdos estanques.
facilitam a comunicação e as linguagens.
A cultura, no sentido genérico, emerge das interações entre indivíduos, sociedade e espécie que, em sentido pleno, se apóiam e se nutrem. Assim, indivíduo/sociedade/espécie não são apenas inseparáveis, mas co-produtores, meio e fim dos outros. Não se pode absolutizar nenhum deles e fazer de um só o fim supremo da tríade; esta é, em si própria, rotativamente, seu próprio fim. No seio desta tríade complexa, emerge a consciência. A antropo-ética deve ser considerada como a ética da cadeia de três termos indivíduos/ sociedade/espécie, de onde emerge nossa consciência e nosso espírito propriamente humano. Esta é a base para ensinar a ética do futuro. Nesse sentido, a antropo-ética supõe a decisão consciente e esclarecida de:
I. alcançar o desenvolvimento individual das autonomias coletivas e do sentimento de pertencer à espécie humana;
II. alcançar a humanidade em nós mesmos em nossa consciência pessoal;
III. assumir o destino humano em suas antinomias e plenitude;
IV. assumir a condição humana indivíduo/sociedade/espécie na complexidade do nosso ser.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
Quando Paulo Freire diz que saber ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção, ele aponta um saber necessário à formação docente, numa perspectiva progressista. Portanto, o educador deve
ser aberto às indagações, ser crítico e inquiridor.
depositar nos alunos os conteúdos programados.
ser um treinador, exercitador de destrezas, transferidor de saberes.
ser autoritário, rígido, omisso.
ser um formador, que ensina o conteúdo num discurso vertical.
Educandos que apresentam necessidades educacionais especiais são aqueles que, durante o processo educacional, demonstram: (Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas):
( ) Dificuldades leves de aprendizagem.
( ) Dificuldades de comunicação e sinalização diferenciadas dos demais alunos.
( ) Altas habilidades/superdotação.
( ) Limitações acentuadas no proceso de desenvolvimento que dificultam o acompanhamento das atividades curriculares.
( ) Adaptações de acesso ao currículo com utilização de linguagens e códigos aplicáveis.
A sequência está correta em:
V, V, F, V, F
F, F, F, V, V
V, V, V, V, F
F, V, V, V, V
V, V, F, V, V
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
A tarefa primordial de um processo reflexivo no ensino é a de proporcionar a si e a toda a educação um caminho metodológico que possibilite a formação de cidadãos autônomos. Educar para e na reflexão é a tarefa essencial do presente. Formar mentes reflexivas é lançar-se num projeto de inovação que rompa com as formas e modelos tradicionais de educação, implicando num novo horizonte de compreensão do sentido da existência humana. Portanto, podemos dizer que a educação reflexiva
reproduz os modelos pedagógicos.
permite a aquisição de conhecimentos.
propicia práticas diferenciadas.
regula as informações recebidas.
possibilita a autêntica cidadania.
O atendimento educacional especializado, na forma de apoio representa os atendimentos que favorecem o acesso ao currículo, podendo ser oferecidos dentro e fora da sala de aula no mesmo turno da escolarização do aluno. O atendimento efetiva-se por meio dos seguintes serviços, EXCETO:
Psicólogo.
Itinerância.
Instrução de Libras.
Guia intérprete.
Interpretação de Libras.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...