Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
Dado o texto abaixo:
____________________________: refere(m)-se às noções e conceitos essenciais sobre fenômenos, processos, sistemas e operações, que contribuem para a constituição de saberes, conhecimentos, valores e práticas sociais indispensáveis ao exercício de uma vida de cidadania plena.
Assinale a alternativa que preenche a lacuna acima, de modo a dar sentido ao conceito formulado no Parecer CNE/CEB 04/98.
Conteúdos mínimos das áreas de conhecimento
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação à pedagogia da infância, julgue os itens seguintes.
A brincadeira, que consiste em um elemento de aprendizagem, contribui para o desenvolvimento das capacidades infantis.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Tendo as informações acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos às funções de cuidar e educar na educação infantil.
Estudos a respeito da educação infantil apontam para a necessidade de as instituições que prestam esse serviço incorporarem de maneira integrada as funções de educar e cuidar.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Tendo as informações acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos às funções de cuidar e educar na educação infantil.
A construção do vínculo entre quem cuida e quem é cuidado depende do compromisso de quem cuida com as singularidades e as necessidades do outro.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Segundo o modelo cognitivo do conhecimento,
o ensino é a transmissão de informações para a aquisição da aprendizagem.
o conhecimento deve ser tratado como um conteúdo a ser transmitido ao aluno.
a aprendizagem é a recepção de informações e seu armazenamento na memória.
o raciocínio e o pensamento dos alunos devem ser salientados no processo de ensino-aprendizagem.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Segundo Ubiratan D'Ambrósio, aprendizagem é
a aquisição da capacidade de memorizar conteúdos, informações, fatos e procedimentos.
a capacidade de manifestar o que foi ensinado ou transmitido.
a aquisição da capacidade de explicar, de apreender e compreender, e de lidar, criticamente, com situações novas.
o domínio de técnicas, habilidades e memorização de algumas explicações e teorias.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca da dimensão social do letramento, abordada por Magda Soares, assinale a opção correta.
Na interpretação liberal, progressista, letramento é essencialmente um conjunto de práticas socialmente construídas que envolvem a leitura e a escrita, geradas por processos sociais mais amplos.
Na perspectiva radical, revolucionária, letramento é definido como um conjunto de habilidades necessárias para que o sujeito se envolva adequadamente em práticas sociais nas quais a leitura e a escrita são exigidas.
Na perspectiva de um letramento para a libertação, pessoas ou grupos com ideologias e objetivos políticos distintos propõem diferentes práticas de letramento, determinadas por seus valores, afirmações, ideais.
De acordo com a perspectiva radical, revolucionária, as habilidades de leitura e escrita não podem ser dissociadas de seus usos, das formas empíricas que elas realmente assumem na vida social.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O aluno adulto que está fora do fluxo regular de escolaridade precisa tornar-se um leitor crítico, uma pessoa autônoma para escrever o que precisa escrever em suas atividades profissionais e pessoais. Para tanto, ele precisa de muita cópia de revistas e jornais e muitos exercícios repetidos de fixação.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Assinale a opção correta a respeito de conceitos relacionados a alfabetização e letramento, conforme proposta de Magda Soares.
Alfabetizar e letrar são duas ações distintas, mas não inseparáveis, sendo ideal ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais de leitura e escrita.
Letramento corresponde ao processo pelo qual se adquire a tecnologia de codificar em língua escrita e a de decodificar a língua escrita.
Alfabetizado é não só aquele que sabe ler e escrever, mas aquele que responde às demandas sociais de leitura e escrita.
Como alfabetizar e letrar são duas ações distintas, é necessário que o sujeito tenha aprendido a ler e escrever para envolver-se nas práticas de leitura e escrita.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No processo de avaliação da aprendizagem da escrita, o professor deve entender que o aluno tem o direito de equivocar-se e formular hipóteses incompletas, que devem ser temporariamente aceitas. Isso porque, segundo Piaget, aprender tem duas fases: a do conflito e a de formulação de uma nova hipótese.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...