Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com Spears, a supervisão gradualmente afasta seu foco da instituição para projetá-lo na aprendizagem. A partir dessa afirmativa, julgue os itens subseqüentes.

O cerne do processo deslocou-se da transmissão dos conhecimentos para o aluno.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com Mônica G. Thuler, é importante distinguir projeto educativo de projeto de estabelecimento escolar. Tal distinção se faz necessária pelo fato de um estar entrelaçado ao outro. Acerca desse tema, julgue os seguintes itens.

I O projeto educativo corresponde, no contexto escolar, a uma orientação global.

II O projeto educativo serve apenas para clarificar os valores em comum do grupo de atores.

III O projeto de estabelecimento escolar deve estar em sintonia com um programa de ação que envolva o ator coletivo.

IV Um projeto educativo sempre resulta na definição de um projeto de estabelecimento escolar.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    III e IV.

Mudanças sociais e econômicas têm promovido novas propostas metodológicas; no entanto, entre o passado e a atualidade, permanecem marcas de continuidade de antigas práticas de alfabetização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para Terezinha Azerêdo Rios, a idéia de liberdade se articula com a de autonomia, e ambas são fundamentais para o processo de democratização. Assinale a opção incorreta com relação a essas idéias.

  • A.

    Diz-se que é difícil se alcançar a liberdade porque se pensa em sua totalidade. Mas a liberdade é sempre relativa.

  • B.

    Os limites e as possibilidades da liberdade se definem efetivamente na consideração da alteridade.

  • C.

    A autonomia e a liberdade se experimentam em situações e não há ações sem que haja limites.

  • D.

    Nas relações humanas, autonomia significa independência nas ações, por isso ela não é relativa, mas, sim, absoluta.

Os itens abaixo apresentam idéias da autora Terezinha Azerêdo Rios a respeito da atividade docente.

I A ação docente envolve a sensibilidade orientada por determinados princípios, pois a imaginação e a sensibilidade são elementos constituintes da humanidade.

II A ação docente diz respeito à participação na construção coletiva da sociedade e ao exercício de direitos e deveres e é fundada no princípio do respeito e da solidariedade, na direção da realização de um bem coletivo.

III Para que haja uma práxis docente competente não bastam o domínio de alguns conhecimentos e o uso de algumas técnicas, é preciso que a prática seja fertilizada pela determinação autônoma e consciente dos objetivos e finalidades.

Os itens acima enumerados correspondem, respectivamente, às dimensões

  • A.

    técnica; política e ética; estética.

  • B.

    política e ética; estética; técnica.

  • C.

    estética; política e ética; técnica.

  • D.

    estética; técnica; política e ética.

Ao abordar a questão da qualidade na educação, Terezinha Azerêdo Rios discute o termo competência, afirmando que o mesmo se revela na ação, ou seja, na prática profissional docente. De acordo com a concepção que subjaz a essa concepção, assinale a opção correta.

  • A.

    Professor competente é aquele que está envolvido em uma atividade política por meio da militância e da representação de sua categoria.

  • B.

    Não se pode qualificar como competente o professor que conhece bem apenas aquilo que precisa ensinar.

  • C.

    A qualificação docente se revela ao atender a uma lista de competências que definem o profissional eficiente em cada área.

  • D.

    Professor competente é aquele que procura atender às demandas mercadológicas de forma imediata.

O autor Vasco Pedro Moreto apresenta várias características marcantes de provas que sinalizam a visão pedagógica da escola. Entre essas características, o autor classifica como característica das provas, na perspectiva construtivista, a

I contextualização.

II exploração exagerada da memorização.

III exploração da capacidade de leitura e escrita do aluno.

IV proposição de questões operatórias e não apenas transcritórias.

V falta de parâmetros para a correção.

VI utilização de palavra de comando sem precisão de sentido no contexto.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I, II e V.

  • B.

    I, III e IV.

  • C.

    II, IV e VI.

  • D.

    III, V e VI.

Recentemente a mídia noticiou que uma professora, de uma escola pública de São Paulo, teria obrigado um aluno de 4 anos a lavar a boca com sabão por ter beijado um colega. Nos EUA, um aluno de 7 anos foi indiciado por assédio sexual por ter abraçado uma colega.

A sexualidade, ainda hoje, continua assunto quase inexistente nas propostas curriculares das escolas, apesar dos PCNs proporem o trabalho dessa temática. Trabalhar nesta perspectiva é reconhecer que as manifestações da sexualidade

  • A.

    traduzem uma criação particular e única de cada sujeito.

  • B.

    exigem aulas de biologia, que devem fazer parte do currículo escolar.

  • C.

    não devem ser manifestadas no espaço escolar.

  • D.

    precisam ser planejadas por especialistas da área de psicologia.

  • E.

    necessitam ser trabalhadas em conjunto com as famílias dos alunos com problema

Aprender significa elaborar uma representação pessoal do conteúdo objeto da aprendizagem, fazê-lo seu, interiorizálo, integrá-lo nos próprios esquemas de conhecimento.

Esta representação

  • A.

    inicia-se na aprendizagem dos conteúdos simples, para, após, poder ser ensinados os conteúdos complexos.

  • B.

    exige o domínio de conhecimentos e conceitos prévios que precede a aprendizagem dos conteúdos escolares.

  • C.

    necessita da aquisição de habilidades e competências a serem desenvolvidas pelos alunos, antes da aprendizagem dos conteúdos.

  • D.

    não se inicia no zero, mas a partir dos conhecimentos que os alunos já têm e que lhes permitem fazer conexões com os novos conteúdos.

  • E.

    exige um diagnóstico inicial em relação às múltiplas inteligências do aluno, visando um planejamento que leve em consideração as reais possibilidades de sua aprendizagem.

A respeito da atenção à saúde do adolescente que está no atendimento socioeducativo, julgue os itens seguintes.

I Deve-se assegurar que as ações de prevenção ao uso/abuso de drogas sejam realizadas por profissionais militares durante o período de internação, privilegiando-se ações de promoção da abstinência total da substância psicoativa com base na concepção de tolerância zero.

II Deve ser garantido aos adolescentes com transtornos mentais o acesso a tratamento de qualidade, preferencialmente, na rede pública extra-hospitalar de atenção à saúde mental, como os centros de convivência e os centros de atenção psicossocial.

III Deve-se assegurar aos adolescentes que estão cumprindo medida em meio fechado que recebam a visita do(s) filho(s), a fim de preservar os vínculos afetivos e que sejam desenvolvidas práticas educativas que promovam a saúde sexual e reprodutiva desses adolescentes e dos seus parceiros.

IV Deve-se assegurar que os adolescentes com suspeita de uso de drogas sejam mantidos afastados do convívio dos demais adolescentes, durante o período de internação, para impedir influência negativa e propagação do uso de drogas na unidade.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e IV.

  • C.

    II e III.

  • D.

    III e IV.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...