Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
De acordo com Spears, a supervisão gradualmente afasta seu foco da instituição para projetá-lo na aprendizagem. A partir dessa afirmativa, julgue os itens subseqüentes.
O cerne do processo deslocou-se da transmissão dos conhecimentos para o aluno.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
De acordo com Mônica G. Thuler, é importante distinguir projeto educativo de projeto de estabelecimento escolar. Tal distinção se faz necessária pelo fato de um estar entrelaçado ao outro. Acerca desse tema, julgue os seguintes itens.
I O projeto educativo corresponde, no contexto escolar, a uma orientação global.
II O projeto educativo serve apenas para clarificar os valores em comum do grupo de atores.
III O projeto de estabelecimento escolar deve estar em sintonia com um programa de ação que envolva o ator coletivo.
IV Um projeto educativo sempre resulta na definição de um projeto de estabelecimento escolar.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e IV.
III e IV.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Mudanças sociais e econômicas têm promovido novas propostas metodológicas; no entanto, entre o passado e a atualidade, permanecem marcas de continuidade de antigas práticas de alfabetização.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Para Terezinha Azerêdo Rios, a idéia de liberdade se articula com a de autonomia, e ambas são fundamentais para o processo de democratização. Assinale a opção incorreta com relação a essas idéias.
Diz-se que é difícil se alcançar a liberdade porque se pensa em sua totalidade. Mas a liberdade é sempre relativa.
Os limites e as possibilidades da liberdade se definem efetivamente na consideração da alteridade.
A autonomia e a liberdade se experimentam em situações e não há ações sem que haja limites.
Nas relações humanas, autonomia significa independência nas ações, por isso ela não é relativa, mas, sim, absoluta.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Os itens abaixo apresentam idéias da autora Terezinha Azerêdo Rios a respeito da atividade docente.
I A ação docente envolve a sensibilidade orientada por determinados princípios, pois a imaginação e a sensibilidade são elementos constituintes da humanidade.
II A ação docente diz respeito à participação na construção coletiva da sociedade e ao exercício de direitos e deveres e é fundada no princípio do respeito e da solidariedade, na direção da realização de um bem coletivo.
III Para que haja uma práxis docente competente não bastam o domínio de alguns conhecimentos e o uso de algumas técnicas, é preciso que a prática seja fertilizada pela determinação autônoma e consciente dos objetivos e finalidades.
Os itens acima enumerados correspondem, respectivamente, às dimensões
técnica; política e ética; estética.
política e ética; estética; técnica.
estética; política e ética; técnica.
estética; técnica; política e ética.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Ao abordar a questão da qualidade na educação, Terezinha Azerêdo Rios discute o termo competência, afirmando que o mesmo se revela na ação, ou seja, na prática profissional docente. De acordo com a concepção que subjaz a essa concepção, assinale a opção correta.
Professor competente é aquele que está envolvido em uma atividade política por meio da militância e da representação de sua categoria.
Não se pode qualificar como competente o professor que conhece bem apenas aquilo que precisa ensinar.
A qualificação docente se revela ao atender a uma lista de competências que definem o profissional eficiente em cada área.
Professor competente é aquele que procura atender às demandas mercadológicas de forma imediata.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O autor Vasco Pedro Moreto apresenta várias características marcantes de provas que sinalizam a visão pedagógica da escola. Entre essas características, o autor classifica como característica das provas, na perspectiva construtivista, a
I contextualização.
II exploração exagerada da memorização.
III exploração da capacidade de leitura e escrita do aluno.
IV proposição de questões operatórias e não apenas transcritórias.
V falta de parâmetros para a correção.
VI utilização de palavra de comando sem precisão de sentido no contexto.
Estão certos apenas os itens
I, II e V.
I, III e IV.
II, IV e VI.
III, V e VI.
Recentemente a mídia noticiou que uma professora, de uma escola pública de São Paulo, teria obrigado um aluno de 4 anos a lavar a boca com sabão por ter beijado um colega. Nos EUA, um aluno de 7 anos foi indiciado por assédio sexual por ter abraçado uma colega.
A sexualidade, ainda hoje, continua assunto quase inexistente nas propostas curriculares das escolas, apesar dos PCNs proporem o trabalho dessa temática. Trabalhar nesta perspectiva é reconhecer que as manifestações da sexualidade
traduzem uma criação particular e única de cada sujeito.
exigem aulas de biologia, que devem fazer parte do currículo escolar.
não devem ser manifestadas no espaço escolar.
precisam ser planejadas por especialistas da área de psicologia.
necessitam ser trabalhadas em conjunto com as famílias dos alunos com problema
Aprender significa elaborar uma representação pessoal do conteúdo objeto da aprendizagem, fazê-lo seu, interiorizálo, integrá-lo nos próprios esquemas de conhecimento.
Esta representação
inicia-se na aprendizagem dos conteúdos simples, para, após, poder ser ensinados os conteúdos complexos.
exige o domínio de conhecimentos e conceitos prévios que precede a aprendizagem dos conteúdos escolares.
necessita da aquisição de habilidades e competências a serem desenvolvidas pelos alunos, antes da aprendizagem dos conteúdos.
não se inicia no zero, mas a partir dos conhecimentos que os alunos já têm e que lhes permitem fazer conexões com os novos conteúdos.
exige um diagnóstico inicial em relação às múltiplas inteligências do aluno, visando um planejamento que leve em consideração as reais possibilidades de sua aprendizagem.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito da atenção à saúde do adolescente que está no atendimento socioeducativo, julgue os itens seguintes.
I Deve-se assegurar que as ações de prevenção ao uso/abuso de drogas sejam realizadas por profissionais militares durante o período de internação, privilegiando-se ações de promoção da abstinência total da substância psicoativa com base na concepção de tolerância zero.
II Deve ser garantido aos adolescentes com transtornos mentais o acesso a tratamento de qualidade, preferencialmente, na rede pública extra-hospitalar de atenção à saúde mental, como os centros de convivência e os centros de atenção psicossocial.
III Deve-se assegurar aos adolescentes que estão cumprindo medida em meio fechado que recebam a visita do(s) filho(s), a fim de preservar os vínculos afetivos e que sejam desenvolvidas práticas educativas que promovam a saúde sexual e reprodutiva desses adolescentes e dos seus parceiros.
IV Deve-se assegurar que os adolescentes com suspeita de uso de drogas sejam mantidos afastados do convívio dos demais adolescentes, durante o período de internação, para impedir influência negativa e propagação do uso de drogas na unidade.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e IV.
II e III.
III e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...