Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Assinale a opção correta em relação aos princípios básicos que nortearam a construção do projeto experimental de Emília Ferreiro.
A equivalência da decodificação das grafias em sons consiste no processo de aquisição da leitura.
A cópia passiva de modelos do mundo adulto garante a aquisição da leitura com sucesso.
A aquisição da escrita como meio de construção ativa garante a construção do conhecimento.
Os progressos na conceitualização podem coincidir ou não com os avanços escolares.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Nos primeiros meses do trabalho de alfabetização, para que esse processo seja mais rápido e eficiente, deve-se ensinar os alunos a escrever em letras cursivas, maiúsculas e minúsculas.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação à aquisição da linguagem na concepção de Roxane Rojo, assinale a opção correta.
A dialogia vai proporcionar, em momentos diferenciados, a constituição da criança e do próprio interlocutor como sujeitos do diálogo.
Linguagem e conhecimento do mundo estão relacionados e passam pela mediação do interlocutor.
A construção da linguagem não é objeto sobre o qual a criança consegue operar.
Na aquisição da linguagem, a criança não opera na segmentação da ação e dos objetos do mundo físico.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considere a seguinte situação hipotética.
A mãe vai levando a criança pela mão e pára em um ponto de ônibus, onde está sentado um cidadão lendo jornal. A criança olha a manchete principal e soletra:
NO-VA-CRI-SE-DE-CO-BU-TÍ-VEL
Nessa situação, diz-se que a criança já está a caminho de dominar a arte de decodificar o código lingüístico, mas ainda não percebe alguns padrões silábicos.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O principal objetivo da tecnologia é aumentar a eficiência da atividade humana em todas as esferas, incluindo a produção. Na tríade ciência-tecnologia-sociedade, a educação tem lugar de destaque pelo que ela produz, desenvolve e principalmente pelo que ela pode construir. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
A educação tecnológica exige interação da teoria com a prática, de que resulta a rede de conhecimentos advindos das teorias existentes e da necessidade de se rever a prática pelo que a teoria sinalizou.
A educação tecnológica impõe o ensino de novas tecnologias, o que impede o despertar para a interpretação do contexto atual, bem como de seus condicionamentos e fundamentos.
Educação tecnológica significa tecnicismo, determinismo ou conformismo com o status quo da sociedade, um condicionamento com saberes que acabam na escola e direcionam para o mercado de trabalho.
A educação tecnológica dispensa a rede de conhecimentos advindos das teorias existentes e da necessidade de rever a prática pelo que a teoria sinalizou.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Letramento é uma condição de quem exerce as práticas sociais de leitura e escrita que circulam na sociedade.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Educar o ser humano diante de sua crescente interação com a máquina implica encarar a tecnologia como um meio e não como um fim a ser alcançado. Acerca dessa temática, assinale a opção correta.
A educação tecnológica visa preencher um espaço entre a escola e a indústria, suprindo as necessidades imediatas do mercado de trabalho.
O processo de aprendizagem se vincula diretamente ao manuseio da máquina e não ao seu entendimento e razão social.
A educação tem sido pouco valorizada na atualidade, pois o foco da tecnologia está na máquina e no seu domínio e não na humanização.
Desenvolver a capacidade adaptativa, mas também criadora, parece ser o caminho mais adequado para a educação na atualidade.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Letramento e alfabetização são praticamente sinônimos; a diferença está em que alfabetização é uma palavra que caiu em desuso atualmente.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Em relação à educação tecnológica, Mirian P. S. Zippin Grinspun ressalta que
I a tecnologia, quando concebida como técnica ou arte, mantém estreita relação com a educação.
II o projeto de educação tecnológica deve visar a construção de um cidadão crítico, reflexivo, consciente e competente.
III o projeto de educação tecnológica precisa ter uma intencionalidade, possuindo respaldo teórico sobre o qual alicerce sua proposta.
IV a educação tecnológica dispensa a interdisciplinaridade, devido a sua característica específica, objetiva, científica e cultural.
A quantidade de itens certos é igual a
1.
2.
3.
4.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Quem sabe apenas ler e escrever ainda não está suficientemente preparado para enfrentar os desafios das práticas sociais de leitura e escrita atuais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...