Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Os parâmetros da ação socioeducativa estão organizados por eixos estratégicos. Os objetivos do eixo segurança incluem
I estruturar e organizar as ações do cotidiano socioeducativo e investir nas medidas de prevenção das situações-limite (brigas, quebradeiras, motins, fugas, invasões, incêndios, agressões etc.).
II oferecer periodicamente, no máximo a cada três meses, treinamentos práticos de segurança, combate a incêndio e prestação de atendimento de primeiros socorros para todos os profissionais do atendimento socioeducativo.
III evitar a contenção do adolescente, que deve ser utilizada somente como recurso para situações extremas que envolvam risco à sua integridade e à de outrem.
IV garantir segurança externa para o programa, com a atuação de policiais militares fardados, armados e treinados para esse trabalho.
A quantidade de itens certos é igual a
1.
2.
3.
4.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
As normativas que fundamentam a política de atendimento aos direitos da criança e do adolescente autor de ato infracional incluem
I a Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança.
II as regras mínimas das Nações Unidas para Administração da Justiça Juvenil.
III as regras mínimas das Nações Unidas para a Proteção dos Jovens Privados de Liberdade.
IV as regras mínimas da Tradição, Família e Propriedade (TFP).
A quantidade de itens de certos é igual a
1.
2.
3.
4.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Tomando-se como referência as reflexões de Paulo Freire acerca do papel do trabalhador social nos processos de mudanças, no desempenho de suas ações, o agente de segurança deve
I assumir posição de neutralidade frente às situações apresentadas pelos adolescentes e pela instituição, de modo a não conflitar com os mesmos.
II compreender a situação apresentada pelo adolescente como única e particular, desvinculada do contexto históricocultural.
III reconhecer no adolescente com quem trabalha pessoas e não, coisas; sujeitos e não, objetos.
IV ampliar cada vez mais os seus conhecimentos, não só em relação a seus métodos e técnicas de ação, mas também aos limites objetivos da realidade cotidiana.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e IV.
III e IV.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando as contribuições da sociologia, da filosofia e da psicologia para a educação, julgue os itens a seguir.
Carl Rogers propôs processos de ensino com base no estabelecimento de uma sequência rígida de etapas a ser seguida pelo professor no exercício de seu papel de facilitador da aprendizagem.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Uma escola municipal organizou o seu trabalho da EJA, inspirado no educador brasileiro Paulo Freire, a partir de temas geradores escolhidos em função da vida da comunidade local e utilizando o diálogo como principal método. De acordo com essa situação, a tendência pedagógica que caracteriza essas ações é a
liberal renovada não-diretiva.
progressista libertadora.
liberal renovada progressivista.
progressista libertária.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do espaço destinado para a educação infantil, assinale a opção correta.
A forma de organizar o espaço deve privilegiar a transmissão do conteúdo, logo, deve minimizar as interações entre as crianças e os objetos existentes na sala de aula para evitar distrações.
O espaço deve ser considerado apenas como o local no qual o professor e as crianças realizam as atividades.
A forma de organizar o espaço deve garantir a visualização do professor, sem promover a autonomia das crianças.
O espaço deve aconchegar, acolher e promover a construção de vínculos afetivos e cognitivos.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Assinale a opção correta acerca das funções de educar e cuidar na educação infantil.
Cabe aos profissionais da creche cuidar das crianças sem a preocupação com a educação.
Cabe aos profissionais que atuam com crianças de 4 e 5 anos de idade realizar atividades que eduquem, sem o compromisso de cuidar delas.
Não há educação sem cuidado, na educação infantil a criança tem necessidade e direito de ser cuidada e educada.
Na LDB, a educação infantil é tratada como um nível em que se deve trabalhar com as duas funções, porém a prioridade é para a função de educar.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito do planejamento educacional e dos objetivos educacionais, julgue os itens subsequentes.
119 O ensino de história do Brasil é obrigatório na educação básica, já o de cultura africana é facultativo.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito do planejamento educacional e dos objetivos educacionais, julgue os itens subsequentes.
Os objetivos educacionais influenciam a participação de professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Assinale a opção incorreta.
A mudança da função do computador como meio educacional acontece juntamente com um questionamento da função da escola e do papel do professor.
A verdadeira função do aparato educacional não deve ser a de ensinar, mas sim a de criar condições de aprendizagem.
As novas tendências de uso do computador na educação mostram que ele pode ser importante no processo de substituição total do professor em sala de aula, o que garante um resultado mais eficiente de ensino.
O professor deve deixar de ser o repassador do conhecimento — o computador pode fazer isso e o faz muito mais eficientemente do que o professor — e passar a ser o criador de ambientes de aprendizagem e o facilitador do processo de desenvolvimento intelectual do aluno
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...