Questões sobre Processo de Planejamento

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Para a identificação das necessidades educacionais especiais dos alunos e a tomada de decisões quanto ao atendimento necessário, a escola deve realizar, com assessoramento técnico, avaliação do aluno no processo de ensino e aprendizagem, contando, para tal, com:

I. a experiência de seu corpo docente, seus diretores, coordenadores, orientadores e supervisores educacionais;

II. o funcionamento de novas escolas que preenchem os requisitos de infraestrutura definidos;

III. o setor responsável pela educação especial do respectivo sistema;

IV. a colaboração da família e a cooperação dos serviços de Saúde, Assistência Social, Trabalho, Justiça e Esporte, bem como do Ministério Público, quando necessário.

Estão CORRETOS os itens:

  • A. I, II e III.
  • B. I, III e IV.
  • C. II, III e IV.
  • D. I, II, III e IV.

A certificação especial de conclusão de etapa ou curso de educação básica oferecido ao aluno com necessidades educacionais especiais, no que e como couber, descreverá as habilidades e competências a partir de relatório circunstanciado e plano de desenvolvimento, de que constem ainda:

  • A. tempo de permanência na etapa do curso.
  • B.

    nível de aprendizado da leitura, escrita e cálculo.

  • C.

    programa de desenvolvimento educacional para o aluno.

  • D.

    processos de aprendizagem funcionais, da vida prática e da convivência social.

Segundo Vasconcellos (2006, p. 147), "o projeto de ensino-aprendizagem é uma síntese que o educador faz dos apelos da realidade, das expectativas sociais, de seus compromissos e objetivos, das condições concretas do trabalho". Assim sendo, o projeto que o professor elabora é um instrumento de luta, de resistência e para tal devem ser considerados alguns elementos na sua construção, a saber:

I. Ter a clareza de que o Projeto Político-Pedagógico é a grande referência para todos os demais projetos da escola.

II. O educador deve ter autonomia e a disciplina que ministra deve estar integrada na perspectiva geral do trabalho da área, do curso e da escola.

III. Buscar superar as visões parciais, dicotômicas do planejamento em uma concepção dialética entre realidade e conhecimento.

A opção CORRETA é:

  • A. Os itens I, II e III são verdadeiros.
  • B. Apenas o item I é verdadeiro.
  • C. Apenas o item II é verdadeiro.
  • D. Apenas os itens I e II são verdadeiros.

O planejamento vai ajudar a organizar o processo de reflexão para procurar chegar a uma ação que seja transformadora. Os critérios básicos para a ação transformadora são:

  • A. oportunidade e decisão.
  • B. necessidade e possibilidade.
  • C. necessidade e oportunidade.
  • D. possibilidade e oportunidade.

O planejamento educacional baseado na abordagem dialógica enfatiza a

  • A. subjetividade, a dimensão individual, a organização e o pragmatismo.
  • B. dimensão institucional e as condições estruturais de natureza econômica do sistema educacional.
  • C. eficiência individual de todos os que participam do sistema, a dimensão subjetiva e a orientação determinista.
  • D. dimensão grupal ou holística e os princípios de totalidade, contradição, práxis e transformação do sistema educacional.

O processo de planejamento

  • A.

    esgota-se em um plano de ação único e acabado.

  • B.

    contém um conjunto de ações intencionais que objetivam ação futura.

  • C.

    não tem compromisso com os processos decisórios.

  • D.

    ignora a possibilidade de haver problemas e conflitos futuros.

A partir da concepção de interdisciplinaridade como princípio da organização do trabalho pedagógico, julgue os itens seguintes.

A interdisciplinaridade é uma alternativa para a superação dos problemas advindos da compartimentalização do conhecimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir da concepção de interdisciplinaridade como princípio da organização do trabalho pedagógico, julgue os itens seguintes.

A justaposição de disciplinas é a forma mais eficaz de realizar um trabalho educativo na perspectiva interdisciplinar.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir da concepção de interdisciplinaridade como princípio da organização do trabalho pedagógico, julgue os itens seguintes.

As especificidades de cada área do conhecimento não podem ser desconsideradas na realização de um trabalho interdisciplinar.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir da concepção de interdisciplinaridade como princípio da organização do trabalho pedagógico, julgue os itens seguintes.

O trabalho a partir de um único tema para todas as áreas não garante um processo pedagógico efetivamente interdisciplinar.

  • C. Certo
  • E. Errado
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