Lista completa de Questões sobre Processo de Planejamento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
No que concerne ao planejamento de ensino, julgue os itens subsequentes.
O planejamento de ensino, processo de sistematização dos conteúdos e ações docentes, visa organizar o trabalho pedagógico, racionalizando as atividades do professor e do aluno, na situação de ensino-aprendizagem.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
No que concerne ao planejamento de ensino, julgue os itens subsequentes.
O planejamento curricular deve conter a forma de avaliação, de modo a acompanhar o nível de aprendizagem dos alunos.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
No que concerne ao planejamento de ensino, julgue os itens subsequentes.
O planejamento deve expressar uma unidade de ideias, princípios e ações.
O plano de aula possibilita a sistematização da situação didática real. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
A preparação das aulas deve ser feita apenas uma vez no ano ou semestre letivo.
O plano de aula independe do plano de ensino e do projeto pedagógico da escola.
O tempo não é um fator importante para ser considerado na preparação das aulas.
A preparação de aula é uma tarefa indispensável para o sucesso da aprendizagem dos alunos.
O plano de aula é um instrumento específico do professor, por isso não precisa ser comunicado aos supervisores e aos alunos.
Na execução de um plano de aula, têm-se distintos momentos, de acordo com o que foi planejado. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta na perspectiva sócio-histórica.
Cada momento terá duração de acordo com o que foi programado, independentemente da assimilação dos alunos.
Os momentos devem ser programados de modo desvinculado do tempo de duração da aula.
Os momentos didáticos de desenvolvimento metodológico devem ser adequados ao rendimento da turma.
Os exercícios de fixação nunca devem ser previstos no tempo de duração da aula.
A avaliação do que foi aprendido em cada aula só pode ser realizada na aula seguinte.
Ao planejar sua aula, o professor escolheu os seguintes itens de um roteiro de plano de aula: disciplina, conteúdo, ano de ensino, tema, avaliação, objetivo, conhecimento prévio, atividade motivacional, material, encaminhamento metodológico. Assinale a alternativa em que os itens em um plano de aula são apresentados em sequência lógica.
objetivo, material, conhecimento prévio, atividade motivacional, encaminhamento metodológico e avaliação
avaliação, objetivo, conhecimento prévio, atividade motivacional, material e encaminhamento metodológico
objetivo, conhecimento prévio, atividade motivacional, avaliação, material e encaminhamento metodológico
encaminhamento metodológico, avaliação, objetivo, conhecimento prévio, atividade motivacional e material
conhecimento prévio, atividade motivacional, avaliação, material, encaminhamento metodológico e objetivo
Acerca do plano de aula, assinale a alternativa correta.
O plano de ensino pode, perfeitamente, substituir o plano de aula.
É um documento utilizado pelo professor para elaborar o seu dia letivo, abordando o que ele pensa fazer, como fazer, quando fazer, com o que fazer.
Para existir plano de aula, não é necessária a existência de plano de ensino.
É um documento que apresenta todo o conteúdo a ser trabalhado em diversas unidades de ensino.
Deve ser elaborado no início do ano, englobando todo o conteúdo do componente curricular, antes mesmo de se conhecerem os alunos.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A mudança de perspectiva no planejamento educacional demanda refletir sobre os acontecimentos cotidianos por meio de hipóteses, e não mais por meio de juízos de valor individuais. Hipóteses demandam investigação a fim de serem comprovadas ou refutadas. Elaborar um planejamento com base em hipóteses a serem analisadas requer mudança de atitude por parte dos educadores, que deve pautar-se em algumas premissas axiológicas. A esse respeito, assinale a opção incorreta.
A premissa primordial de todo planejamento educacional pressupõe que todo aluno seja capaz de construir conhecimentos, ainda que os demonstre mediante formas que a escola não compreende ou legitima.
Premissa de maior nível de abstração e complexidade é aquela que considera que toda inteligência organiza-se em interação com o contexto social.
A compreensão da premissa de maior nível de abstração e complexidade pressupõe o desejo de compreender com que mundo o sujeito interage.
Uma dessas premissas parte do pressuposto de que o contexto escolar convive diariamente com dois modos de construir conhecimentos, um modo que pertence à cultura escolar e o outro que pertence à cultura cotidiana, extraescolar.
Existe uma premissa que defende que o tipo de experiência de mundo que a escola leva ao aluno é completamente idêntico ao tipo de experiência do cotidiano social em que vive a maioria das crianças brasileiras.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando o nível estratégico do planejamento, assinale a opção correta.
As ações são de longo prazo, e as decisões são de cunho técnico.
As ações são de curto prazo, e as decisões são de cunho político-social.
As ações são de curto prazo, e as decisões são de cunho técnico.
As ações são de longo prazo, e as decisões são de cunho político-social.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
No nível operacional de um planejamento ocorre
o estabelecimento da missão da organização.
a elaboração do plano de atividades.
a formulação dos objetivos departamentais.
a definição dos objetivos estratégicos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...