Questões sobre Processo de Planejamento

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Segundo Moura (2006), o desenvolvimento de atividades baseadas em projetos é uma prática cada vez mais comum em todos os setores da atividade humana. Em vários cenários locais, regionais e nacionais, podemos identificar projetos, com diferentes finalidades, nas mais diversas áreas de atuação humana e social. Qual das alternativas abaixo contém o conceito mais completo de um projeto educativo?

  • A.

    Conjunto de métodos e técnicas necessários para a execução eficaz de ações, a fim de alcançar um determinado fim, os objetivos, priorizando a excelência de seus resultados.

  • B.

    Condução do processo didático, tendo em vista promover o aprendizado das pessoas envolvidas, determinando condições altamente utópicas, visando transpor as barreiras encontradas.

  • C.

    Processo dialético com significado vivo, dinâmico e potencialmente mobilizador, implicando ações e atitudes investigativas, reflexivas e interativas, voltadas a uma realidade a ser modificada.

  • D.

    Processo de construção coletiva, incluindo os passos que os sujeitos estabelecem mentalmente, em busca de satisfazer as necessidades imprevisíveis, por meio de atividades pré-estabelecidas.

Planejar é uma atividade que faz parte do ser humano. Está presente nas várias instâncias da vida. Um fator decisivo para elaborar e executar o planejamento de maneira consciente, construtiva, em relação à determinada realidade é:

  • A.

    a existência de um especialista para organizá-lo.

  • B.

    a percepção da necessidade de mudança.

  • C.

    conservar a realidade em que se vive.

  • D.

    estar-se satisfeito com o que existe.

Para desenvolver processos de comunicação eficazes, é preciso conhecer as barreiras que se interpõem ao trabalho em equipe. Dentre os itens e as respectivas explicações que se seguem, qual deles NÃO constitui uma barreira para a comunicação?

  • A.

    Filtragem: é a manipulação de informações de um emissor para que elas sejam vistas mais favoravelmente pelo receptor.

  • B.

    Seletividade: os receptores no processo de comunicação veem e ouvem seletivamente, com base em suas necessidades, motivações, experiência e outras características pessoais.

  • C.

    Atitude defensiva: os agentes do processo de comunicação se sentem ameaçados, reduzindo-se a capacidade de atingir compreensão mútua.

  • D.

    Linguagem: as palavras assumem significados diferentes em razão de variáveis como idade, educação ou formação cultural diferenciadas.

  • E.

    Assertividade: valor modal de um enunciado, por meio do qual o enunciador assume validar ou não validar uma relação predicativa.

É possível identificar a presença dos diferentes modos de produção e de gestão nas práticas pedagógicas. Em uma abordagem estrutural de gestão de base taylorista, por exemplo, uma ação pedagógica correspondente é a(o)

  • A.

    ênfase no planejamento estruturado em estudos exaustivos, eliminando-se os critérios subjetivos.

  • B.

    busca da crescente especialização justificada na divisão do conhecimento em disciplinas estanques.

  • C.

    adoção de disciplina rígida ordenando o comportamento dos estudantes, que serão os futuros trabalhadores.

  • D.

    implantação de uma rotina no cotidiano do ambiente educacional, de modo que cada tarefa seja executada de forma padronizada.

  • E.

    incentivo à cooperação grupal para um trabalho coletivo, corroborada pela melhoria dos níveis de aprendizagem.

Os objetivos educacionais são de extrema importância no trabalho docente. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Os objetivos elaborados pelo professor independem de avaliação crítica das referências que utiliza, assim como dos determinantes sociopolíticos da prática educativa.

  • B.

    A prática educacional orienta-se, necessariamente, por meio de uma atuação intencional e sistemática para alcançar determinados objetivos.

  • C.

    Ao elaborar o plano de ensino de seu componente curricular, o professor fica privado de autonomia na escolha dos objetivos, pois todos já estão determinados no projeto pedagógico da escola.

  • D.

    Os objetivos específicos e os objetivos gerais podem estar desvinculados uns dos outros e da realidade concreta da escola e da sala de aula.

  • E.

    Mesmo sendo uma exigência indispensável nos planos de ensino, os objetivos educacionais requerem um posicionamento passivo do professor em sua explicitação.

Para que o professor possa atingir os objetivos educacionais do planejamento, é necessário(a)

I compreensão segura das relações entre a educação escolar e os objetivos sociopolíticos e pedagógicos, ligando-os aos objetivos específicos do componente curricular.

II capacidade de desmembrar o componente curricular em tópicos ou unidades didáticas, a partir de sua estrutura conceitual básica.

III conhecimento dos programas oficiais, para adequá-los às necessidades oficiais da escola ou da turma.

IV domínio de apenas um método de ensino ou procedimento didático que abranja todas as unidades de seu componente curricular.

V formação sólida em boas universidades que torne o exercício da função de docente praticamente independente de consulta a materiais diversos.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1

  • B.

    2

  • C.

    3

  • D.

    4

  • E.

    5

O planejamento é um processo vivo e não se resume ao preenchimento de quadros com planos que, sob o pretexto de serem flexíveis, nunca são praticados como foram concebidos. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Os momentos dedicados ao planejamento não precisam ser previamente programados. Quando for necessário, as escolas liberam os alunos e utilizam o tempo das aulas para fazer o planejamento coletivo.

  • B.

    No âmbito das redes de ensino, não é preciso ter planejamento; essa necessidade é da escola, e nela o planejamento precisa ser elaborado, executado e constantemente avaliado.

  • C.

    No processo de planejamento, é importante garantir que sejam seguidas no mínimo três etapas: a elaboração, a execução e a avaliação.

  • D.

    Planejamento diz respeito apenas ao que foi imaginado; quando começa a ser colocado em prática, perde suas características.

  • E.

    Nenhuma etapa do planejamento é mais importante que a execução, pois só ela apontará novos caminhos a serem seguidos.

Tão importante quanto o quê e como avaliar, são as decisões pedagógicas decorrentes dos resultados da avaliação. Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Se a avaliação está a serviço do processo de ensino e aprendizagem, a decisão de aprovar ou reprovar deve ser a expressão de um castigo pautada no quanto se aprendeu ou se deixou de aprender dos conteúdos propostos.

  • B.

    A repetência não deve ser um recurso extremo; deve ser estudada caso a caso, ser exercitada sempre que se adequar, estando a serviço da escolaridade com sucesso.

  • C.

    Ao se reprovarem os alunos que não realizam as aprendizagens esperadas, conclui-se que o problema é dos alunos e não do sistema educacional.

  • D.

    Os únicos resultados de avaliações que devem ser levados em consideração para tomadas de decisões administrativas são os das avaliações institucionais externas.

  • E.

    A aprovação ou a reprovação é uma decisão pedagógica que visa garantir as melhores condições de aprendizagem para os alunos. Para tal, requer-se uma análise dos professores a respeito das diferentes capacidades do aluno, que permitirão o aproveitamento do ensino na próxima série ou ciclo.

Muitos sistemas educacionais brasileiros, nos últimos anos, implantaram os ciclos plurianuais de aprendizagem escolar. O maior desafio da nova sistemática está na adesão dos professores às novas exigências dessa prática. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A condição de sucesso para a aprendizagem em ciclos plurianuais passa pelo desenvolvimento profissional do professor, que deve perceber a pertinência de uma organização diferenciada que não se trata de um fim em si, mas de um meio de tornar a escola mais justa e mais eficaz.

  • B.

    Os sistemas colocam à disposição enormes recursos de pesquisa, de formação ou de controle, que proporcionam a construção dos ciclos plurianuais, e o sucesso dessa ação pedagógica independe do envolvimento dos professores.

  • C.

    Planejar as aprendizagens para vários anos no sistema de ciclos plurianuais é um exercício completamente diferente do de planejar para um ano.

  • D.

    A verdadeira ruptura com os programas anuais consiste em fazer o contrário do que se fazia até agora. Ela consiste antes em afastar-se rapidamente das práticas anteriores, não aproveitando as experiências pedagógicas tradicionais.

  • E.

    A aprendizagem por competência nos ciclos de aprendizagem incorpora uma sistemática de ensino que independe do envolvimento pedagógico do professor no processo escolar, que é individualizado, respeitando o aluno em seu tempo e em seu espaço próprios.

Acerca da construção de projetos pedagógicos, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    O projeto político-pedagógico da escola deve ser construído e vivenciado por todos os envolvidos no processo educativo da escola. É uma ação intencional e um compromisso definido coletivamente.

  • B.

    O projeto pedagógico visa reorganizar formalmente a escola e dar certa qualidade a todo processo vivido. Relaciona-se com organização social, devido ao fato de a escola ser uma instituição social.

  • C.

    Considera-se o projeto pedagógico como um processo permanente de reflexão e discussão de problemas escolares, na busca de alternativas viáveis à efetivação de sua intencionalidade, propiciando a vivência democrática necessária para a participação de todos os membros da comunidade escolar e o exercício da cidadania.

  • D.

    A abordagem do projeto político-pedagógico fundamenta-se em princípios que norteiam a escola democrática e exclui a ampla participação dos representantes dos diferentes segmentos da escola nas decisões/ações administrativo-pedagógicas ali desenvolvidas.

  • E.

    Para que o projeto seja possível, devem-se propiciar situações que permitam que os professores, a equipe escolar e os funcionários aprendam a pensar e a realizar o fazer pedagógico de modo coerente. Assim, a construção do projeto é a própria organização do trabalho pedagógico da escola.

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