Lista completa de Questões sobre Processo de Planejamento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A expressão projeto vem do latim projectu, que significa aquilo que é lançado para diante; ideia que se forma de executar ou realizar algo, no futuro: plano, intento, desígnio; empreendimento a ser realizado dentro de determinado esquema. A respeito da construção de projetos pedagógicos na escola, é correto afirmar que
o projeto político-pedagógico é a sistematização definitiva de um planejamento.
toda ação pedagógica é, também, uma ação política, não no sentido de uma doutrina ou partido, mas no sentido da busca do bem comum e coletivo.
os projetos escolares são documentos oficiais que devem ser executados pelos docentes pelo fato de terem sido elaborados pelos representantes legais da instituição.
cabe a cada professor, isoladamente, elaborar projetos de ação para execução em sua sala de aula.
os planos de aula, planos de ensino e planos de curso não podem ser considerados projetos pedagógicos.
De acordo com as novas teorias de currículo escolar, pode-se dizer que, na era da tecnologia, o currículo escolar forma-se a partir das necessidades de cada escola e de cada aluno. Nesse sentido, o currículo escolar passa a ser definido como sendo todas as situações vividas pelo aluno em seu cotidiano, ao longo de sua existência. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.
O currículo escolar não pode ser entendido como um processo de socialização das crianças, pois visa enquadrá-las ou ajustá-las às estruturas da sociedade. Nesse sentido, acredita-se que as relações sociais, as trocas de experiência e o cotidiano formam um conjunto de fatores que não afetam o currículo escolar.
É importante dizer que, para a formação do currículo escolar individual de cada aluno, a organização da vida particular de cada um constitui-se no principal instrumento de trabalho a ser explorado pelo professor, no desenvolvimento de suas atividades.
A escola deve ignorar a história de vida dos alunos. Eles recebem frequentemente influências fora da escola, apresentam um comportamento individual social e uma vivência sociocultural específicos ao ambiente de origem de cada um deles. Se a escola considerar todas essas características individuais dos alunos, não conseguirá integralizar o currículo escolar.
O currículo ideal para o desenvolvimento de habilidades necessárias ao desempenho educacional dos alunos deve privilegiar exclusivamente as atividades de cunho educativo que venham a ser exploradas pela escola, constituindo-se em elementos essenciais na formação do currículo escolar, pois este é o único elemento que interferirá na formação do caráter e da personalidade dos alunos.
Sendo o currículo uma construção social, ele não deve ser entendido como construção cultural. São entendidas como construção cultural as práticas educativas assimiladas e repassadas às futuras gerações, com a perpetuação da cultura como marca da presença do homem em sociedade.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens a seguir, a partir da concepção emancipadora e elaboração do projeto pedagógico.
Na elaboração dos projetos pedagógicos, os especialistas visam aumentar a distância entre os atos e as consequências do processo educativo por meio da valorização das atividades-fim.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens a seguir, a partir da concepção emancipadora e elaboração do projeto pedagógico.
O gerenciamento da rotina por meio da utilização de instrumentos diversificados que possam ser utilizados em grande escala constitui característica marcante da participação da comunidade na concepção elaboração e de um projeto pedagógico.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens a seguir, a partir da concepção emancipadora e elaboração do projeto pedagógico.
A avaliação tem por objetivo aferir e controlar a qualidade do processo pedagógico por meio de instrumentos técnicos aplicados por equipes estratégicas das diferentes esferas administrativas.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens a seguir, a partir da concepção emancipadora e elaboração do projeto pedagógico.
A qualidade formal, a destinação pública bem como a ação consciente e organizada são características do projeto pedagógico.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens a seguir, a partir da concepção emancipadora e elaboração do projeto pedagógico.
No projeto pedagógico, a interdependência, a reciprocidade e a dinamicidade são características da relação teoria e prática.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
No que concerne ao planejamento de ensino, julgue os itens subsequentes.
Ao planejar suas aulas, o professor deve considerar que os conteúdos selecionados são meios, e não, fins, para o alcance dos objetivos pretendidos.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
No que concerne ao planejamento de ensino, julgue os itens subsequentes.
Os objetivos educacionais são divididos em gerais e específicos. Entre os objetivos específicos está a educação estética, que se dedica a melhorar a autoimagem do aluno.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
No que concerne ao planejamento de ensino, julgue os itens subsequentes.
A relação objetivo-conteúdo determina os métodos a serem utilizados em situações didáticas específicas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...