Lista completa de Questões sobre Processo de Planejamento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Assinale a opção que não apresenta uma função do planejamento de ensino.
Prever conteúdos, objetivos e métodos com base nas exigências postas pela realidade social.
Assegurar a racionalização, a organização e a coordenação do trabalho docente.
Apresentar as formas organizativas de ensino e seus métodos.
Controlar a aprendizagem por meio de verificação e qualificação dos resultados.
No contexto contemporâneo, o trabalho em equipe é um imperativo. Contudo, há professores que fazem de sua classe, a portas fechadas, seu universo restrito. Para romper com o isolamento há diversos tipos de atuação em equipe. Assinale a opção que associa, corretamente, o tipo de equipe à sua definição.
NÃO faz parte das funções do planejamento escolar:
assegurar a unidade e coerência do trabalho docente;
prever objetivos, conteúdos e métodos a partir das exigências postas pela realidade social;
expressar os vínculos entre o posicionamento filosófico, político-pedagógico e profissional;
relacionar as atividades e projetos desenvolvidos pelo professor para a análise da coordenação pedagógica.
Luiza Tavares, diretora do Colégio Estadual Julia Kubitscheck, no Rio de Janeiro, envolveu os professores e alunos em questões ligadas à aprendizagem. "Era necessário melhorar a leitura e a escrita e os conhecimentos em Matemática de uma boa parte dos estudantes. Ao mesmo tempo precisávamos motivar os que já tinham adquirido essas habilidades", afirma. A saída foi elaborar, coletivamente, um projeto de monitoria.
A ação da diretora tem natureza:
co-gestão, baseia-se no principio da participação;
administrativa, que repousa sempre sobre o principio da autoridade;
autogestão, consiste na ausência de autoridade, com os grupo autônomos;
subordinação, com observância a hierarquia.
Questões de 11 a 20 = Didática.
Para o Planejamento requer-se do professor:
Cumprimento dos objetivos apresentados nos programas oficiais;
Inalterabilidade do Programa elaborado, alcançando, assim, os conteúdos definidos;
Definição de um único método de ensino e procedimento didático;
Conhecimento dos programas oficiais para adequá-los às necessidades reais da escola e da turma de alunos.
Pedagogia - Processo de Planejamento - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
Ao se reunirem na Escola X para elaborarem o Projeto Político-Pedagógico, a equipe técnico-pedagógica pediu para que todos os presentes refletissem sobre o seu significado para a comunidade escolar. Segundo Vasconcelos, "do ponto de vista conceitual, há necessidade de se precisar o próprio conceito de Projeto Político-Pedagógico, pois, embora se tenha avançado bastante neste campo, ainda persistem algumas confusões, como por exemplo, achar que Projeto é o mesmo que regimento, ou ainda confundir Projeto com o mero agrupamento dos planos de ensino ou dos vários planos setoriais da escola." Entendendo-se o Projeto Político-Pedagógico como sendo o plano global da instituição, o que deve estar dando suporte formal, legal e jurídico para aquilo que a equipe pedagógica se propõe a realizar?
o plano de curso
o plano de aula
os centros de interesse
o regimento
o planejamento educacional
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
O planejamento educacional constitui um processo que se realiza do nível macro a elaboração e realização de políticas de educação ao microcosmo o plano de aula. A respeito desse processo, julgue os itens que se seguem.
O planejamento de ensino é a etapa na qual o educador confronta-se com sua competência técnica e com seu comprometimento político-social, porque, nessa fase, são traçados os objetivos que nortearão a construção do conhecimento; as atividades de cunho cognitivas, sóciorelacionais, afetivas e motoras a serem desenvolvidas; os mecanismos avaliativos; e, mediando todos esses passos, as relações entre o educador e o educando.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
O planejamento educacional constitui um processo que se realiza do nível macro a elaboração e realização de políticas de educação ao microcosmo o plano de aula. A respeito desse processo, julgue os itens que se seguem.
O ciclo de qualquer planejamento educacional das políticas educacionais à aula abrange quatro fases: concepção, execução, avaliação e retroalimentação.
Duas ações a seguir são adequadas a uma prática de orientação pedagógica que favorece a interdisciplinaridade:
I- orientar os professores para que organizem melhor suas aulas;
II- sugerir aos professores o uso de material audiovisual que facilite a compreensão dos alunos;
III- discutir com os professores os respectivos planos de curso à luz da realidade dos alunos ;
IV- propor grupos de estudo sobre temas da atualidade que facilitem a integração de conteúdos.
São elas :
II e III
I e IV
I e III
III e IV
I e II
"Alicerçado nas linhas-mestras de ação da escola, isto é, no planejamento curricular, surge, em níveis mais específicos, o planejamento de ensino. Indica a atividade direcional, metódica e sistematizada que será empreendida pelo professor junto a seus alunos, em busca de propósitos definidos." ( TURRA, Clódia M.G. et al.1988)
Com base na citação acima pode-se afirmar que são objetivos do planejamento de ensino , EXCETO :
racionalizar as atividades educativas;
assegurar um ensino efetivo e econômico;
conduzir os alunos ao alcance dos objetivos;
verificar a marcha do processo educativo;
ajudar os membros da comunidade escolar a definir seus objetivos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...