Questões sobre Processo de Planejamento

Lista completa de Questões sobre Processo de Planejamento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a opção que não apresenta uma função do planejamento de ensino.

  • A.

    Prever conteúdos, objetivos e métodos com base nas exigências postas pela realidade social.

  • B.

    Assegurar a racionalização, a organização e a coordenação do trabalho docente.

  • C.

    Apresentar as formas organizativas de ensino e seus métodos.

  • D.

    Controlar a aprendizagem por meio de verificação e qualificação dos resultados.

No contexto contemporâneo, o trabalho em equipe é um imperativo. Contudo, há professores que fazem de sua classe, a portas fechadas, seu universo restrito. Para romper com o isolamento há diversos tipos de atuação em equipe. Assinale a opção que associa, corretamente, o tipo de equipe à sua definição.

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

NÃO faz parte das funções do planejamento escolar:

  • A.

    assegurar a unidade e coerência do trabalho docente;

  • B.

    prever objetivos, conteúdos e métodos a partir das exigências postas pela realidade social;

  • C.

    expressar os vínculos entre o posicionamento filosófico, político-pedagógico e profissional;

  • D.

    relacionar as atividades e projetos desenvolvidos pelo professor para a análise da coordenação pedagógica.

Luiza Tavares, diretora do Colégio Estadual Julia Kubitscheck, no Rio de Janeiro, envolveu os professores e alunos em questões ligadas à aprendizagem. "Era necessário melhorar a leitura e a escrita e os conhecimentos em Matemática de uma boa parte dos estudantes. Ao mesmo tempo precisávamos motivar os que já tinham adquirido essas habilidades", afirma. A saída foi elaborar, coletivamente, um projeto de monitoria.

A ação da diretora tem natureza:

  • A.

    co-gestão, baseia-se no principio da participação;

  • B.

    administrativa, que repousa sempre sobre o principio da autoridade;

  • C.

    autogestão, consiste na ausência de autoridade, com os grupo autônomos;

  • D.

    subordinação, com observância a hierarquia.

Questões de 11 a 20 = Didática.

Para o Planejamento requer-se do professor:

  • A.

    Cumprimento dos objetivos apresentados nos programas oficiais;

  • B.

    Inalterabilidade do Programa elaborado, alcançando, assim, os conteúdos definidos;

  • C.

    Definição de um único método de ensino e procedimento didático;

  • D.

    Conhecimento dos programas oficiais para adequá-los às necessidades reais da escola e da turma de alunos.

Ao se reunirem na Escola X para elaborarem o Projeto Político-Pedagógico, a equipe técnico-pedagógica pediu para que todos os presentes refletissem sobre o seu significado para a comunidade escolar. Segundo Vasconcelos, "do ponto de vista conceitual, há necessidade de se precisar o próprio conceito de Projeto Político-Pedagógico, pois, embora se tenha avançado bastante neste campo, ainda persistem algumas confusões, como por exemplo, achar que Projeto é o mesmo que regimento, ou ainda confundir Projeto com o mero agrupamento dos planos de ensino ou dos vários planos setoriais da escola." Entendendo-se o Projeto Político-Pedagógico como sendo o plano global da instituição, o que deve estar dando suporte formal, legal e jurídico para aquilo que a equipe pedagógica se propõe a realizar?

  • A.

    o plano de curso

  • B.

    o plano de aula

  • C.

    os centros de interesse

  • D.

    o regimento

  • E.

    o planejamento educacional

O planejamento educacional constitui um processo que se realiza do nível macro — a elaboração e realização de políticas de educação — ao microcosmo — o plano de aula. A respeito desse processo, julgue os itens que se seguem.

O planejamento de ensino é a etapa na qual o educador confronta-se com sua competência técnica e com seu comprometimento político-social, porque, nessa fase, são traçados os objetivos que nortearão a construção do conhecimento; as atividades de cunho cognitivas, sóciorelacionais, afetivas e motoras a serem desenvolvidas; os mecanismos avaliativos; e, mediando todos esses passos, as relações entre o educador e o educando.

  • C. Certo
  • E. Errado

O planejamento educacional constitui um processo que se realiza do nível macro — a elaboração e realização de políticas de educação — ao microcosmo — o plano de aula. A respeito desse processo, julgue os itens que se seguem.

O ciclo de qualquer planejamento educacional — das políticas educacionais à aula — abrange quatro fases: concepção, execução, avaliação e retroalimentação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Duas ações a seguir são adequadas a uma prática de orientação pedagógica que favorece a interdisciplinaridade:

I- orientar os professores para que organizem melhor suas aulas;

II- sugerir aos professores o uso de material audiovisual que facilite a compreensão dos alunos;

III- discutir com os professores os respectivos planos de curso à luz da realidade dos alunos ;

IV- propor grupos de estudo sobre temas da atualidade que facilitem a integração de conteúdos.

São elas :

  • A.

    II e III

  • B.

    I e IV

  • C.

    I e III

  • D.

    III e IV

  • E.

    I e II

"Alicerçado nas linhas-mestras de ação da escola, isto é, no planejamento curricular, surge, em níveis mais específicos, o planejamento de ensino. Indica a atividade direcional, metódica e sistematizada que será empreendida pelo professor junto a seus alunos, em busca de propósitos definidos." ( TURRA, Clódia M.G. et al.1988)

Com base na citação acima pode-se afirmar que são objetivos do planejamento de ensino , EXCETO :

  • A.

    racionalizar as atividades educativas;

  • B.

    assegurar um ensino efetivo e econômico;

  • C.

    conduzir os alunos ao alcance dos objetivos;

  • D.

    verificar a marcha do processo educativo;

  • E.

    ajudar os membros da comunidade escolar a definir seus objetivos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...