Lista completa de Questões sobre Projeto Político-Pedagógico para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens subsequentes, considerando a concepção emancipadora do projeto político-pedagógico (PPP).
A participação dos especialistas no trabalho pedagógico da escola deve ocorrer em posição funcional superior à dos professores.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens subsequentes, considerando a concepção emancipadora do projeto político-pedagógico (PPP).
De acordo com essa concepção, os momentos do processo de elaboração da estratégia do PPP e dos processos de sua concretização são estanques.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens subsequentes, considerando a concepção emancipadora do projeto político-pedagógico (PPP).
Considerada, nessa concepção, de fundamental importância, a autonomia das escolas não se reduz à dimensão jurídicoadministrativa e não se torna um fim em si mesma.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens subsequentes, considerando a concepção emancipadora do projeto político-pedagógico (PPP).
Os encargos burocrático-administrativos são priorizados em relação aos da organização do trabalho pedagógico.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A formação de pedagogos no Brasil esteve vinculada à preparação de profissionais para atuarem dentro das escolas; contudo, hoje em dia, acredita-se que esses profissionais devem atuar com o processo de ensino e aprendizagem de forma mais abrangente, não se limitando ao ambiente escolar. Julgue os próximos itens, relativos à atuação do pedagogo em ambientes empresariais.
Embora não pertençam a um sistema formal de educação, as ações educativas no ambiente empresarial objetivam, geralmente, a aprendizagem formal, pois têm características formalmente estruturadas, como planejamento, objetivo e avaliação.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A formação de pedagogos no Brasil esteve vinculada à preparação de profissionais para atuarem dentro das escolas; contudo, hoje em dia, acredita-se que esses profissionais devem atuar com o processo de ensino e aprendizagem de forma mais abrangente, não se limitando ao ambiente escolar. Julgue os próximos itens, relativos à atuação do pedagogo em ambientes empresariais.
A atuação do pedagogo empresarial, voltada para o entendimento dos comportamentos humanos no contexto organizacional, deve estar pautada na dimensão técnica.
A avaliação do projeto político pedagógico, em uma visão crítica, pauta-se
pela construção de uma posição independente, rechaçando regulações externas à escola e construindo a autonomia da instituição.
pela implementação de instrumentos de avaliação organizacional e pessoal, contribuindo com a eficiência e eficácia da ação educativa.
pelo conhecimento da realidade escolar, visando compreender criticamente as causas da existência de problemas e propor ações alternativas de caráter coletivo.
pela harmonização das ideias da comunidade escolar, buscando sustentação e legitimidade do projeto pedagógico no coletivo.
pela previsão e realização da reunião coletiva anual, retomando todo o trabalho desenvolvido no ano, a partir dos registros docentes.
A construção do projeto pedagógico da escola
tem relação direta com a autonomia, já que a aprovação desse documento pelo órgão central garante independência às decisões da instituição.
tem relação direta com a autonomia, pois, ao conhecer o documento, os pais não podem fazer exigências que o extrapolem.
tem relação direta com a autonomia, já que é um dos instrumentos de concretização dos norteamentos educativos daquela coletividade.
não tem relação com a autonomia, pois é uma exigência da administração que define prazos para a elaboração e aprovação do documento.
não tem relação com a autonomia, pois esta diz mais respeito ao exercício democrático cotidiano, enquanto o projeto é um documento.
A Proposta Pedagógica representa a identidade da escola, na medida em que ela é o documento oficial em que estão
apontados os aspectos a serem contemplados diante da legislação atual.
indicadas as mudanças com a introdução do currículo estadual.
registrados todos os procedimentos, recursos e metas da escola.
salientados os problemas enfrentados no espaço pedagógico com os alunos.
enumerados, para fins de consulta, os deveres e obrigações da atual gestão.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando que a pesquisa participante tem contribuído para o desenvolvimento de uma prática pedagógica comprometida com a realidade social na qual a escola se insere, julgue os próximos itens, a respeito de pesquisa participante e do papel político e pedagógico da pesquisa.
Relacionar o cotidiano escolar rico em história à totalidade do processo histórico social é condição indispensável ao bom desenvolvimento de uma pesquisa participante.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...