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Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Analise o texto:
O ________________ é o planejamento geral que envolve o processo de reflexão, de decisões sobre a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica da instituição. É um processo de organização e coordenação da ação dos _______________ . Ele articula a atividade escolar e o contexto social da escola. É o _________________ que define os fins do trabalho pedagógico. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
projeto político pedagógico ; professores ; planejamento
plano de ensino ; pedagogos ; planejamento
currículo oculto ; professores ; contexto
plano de curso ; familiares ; diretor
plano de aula ; alunos ; currículo
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
É correto afirmar que os programas ou projetos de inclusão social
podem ser criados e gerenciados apenas pelos governos federal e estaduais.
são ações que visam inserir pessoas no mercado de trabalho, na escola, no universo da informática e outros.
são ações que visam retirar as pessoas das regiões periféricas trazendo-as para os centros urbanos.
são ações populares de reivindicação de melhores condições de vida e trabalho.
são programas que visam possibilitar o ingresso de pessoas nas universidades federais.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Projeto político-pedagógico elaborado de acordo com a concepção de educação emancipatória pressupõe
currículo homogêneo e avaliação voltada para o sucesso escolar.
primazia da qualidade formal.
currículo homogêneo e ação consciente e organizada.
avaliação voltada para o sucesso escolar e autonomia construída.
autonomia construída e primazia da qualidade formal.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
São princípios norteadores do projeto político-pedagógico (PPP), entre outros,
liberdade ou autonomia e qualidade política em detrimento da técnica.
igualdade de condições no ponto de partida e gestão democrática.
igualdade de condições e liberdade ou autonomia.
qualidade política em detrimento da técnica e gestão democrática.
igualdade de condições no ponto de partida e gestão democrática.
A respeito do projeto político pedagógico:
I - Com planejamento, fica bem claro o que se pretende e o que deve ser feito para se chegar aonde se quer. Um bom Projeto Político Pedagógico dá segurança à escola. Escolhemse as melhores estratégias o que facilita seu trabalho, pois o mesmo está fundamentado no Projeto que norteia toda Unidade Escolar.
II - O Projeto político pedagógico vê a escola como um todo em sua perspectiva estratégica, não apenas em sua dimensão pedagógica.
III O projeto político pedagógico deve ser elaborado com a participação de todos os segmentos inseridos no âmbito escolar.
IV - É uma ferramenta gerencial que auxilia a escola a definir suas prioridades estratégicas, a converter as prioridades em metas educacionais e outras concretas, a decidir o que fazer para alcançar as metas de aprendizagem, a medir se os resultados foram atingidos e a avaliar o próprio desempenho.
V - A relevância de um projeto escolar consiste no planejamento que, evita improvisação, serviço malfeito, perda de tempo e de dinheiro.
Assinale:
Se apenas I, II e III estiverem corretas.
Se apenas I, II, III e V estiverem corretas.
Se apenas II, III, IV e V estiverem corretas.
Se todas estiverem corretas.
Para a efetivação dos objetivos educacionais, faz-se indispensável que cada instituição construa um documento com a função de planejamento global de sua ação educativa. Nos meios educacionais, o referido documento é conhecido como Projeto Educativo ou Proposta Político-Pedagógica (PPP). A inovação emancipatória procura maior comunicação e diálogo com os saberes locais e com os diferentes atores e realiza-se em um contexto que é histórico e social, porque humano. O Projeto Político- Pedagógico, carregando o caráter de projeto de sua origem etimológica latina (projectu), na perspectiva emancipatória, cumpre a função
de dar um rumo, uma direção à instituição. O projeto de escola é sempre uma ação intencional, com um sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente. Com a participação da comunidade educativa, define as ações formativas e as características necessárias à escola para cumprir seus propósitos e sua intencionalidade, integrando o processo com o produto.
legal e atende aos aspectos relacionados ao cumprimento de sua formalização textual. Compete à Supervisão Educacional orientar as escolas no processo de elaboração do Projeto Político- Pedagógico, distribuindo um roteiro, pois trata de um documento obrigatório.
de organizar anualmente a unidade escolar, numa visão sistêmica. O Projeto Político-Pedagógico envolve um conjunto de atividades que vão gerar um produto: um documento pronto e acabado. Diante da impossibilidade de construir consenso, devido à diversidade de interesses e atores presentes, compete à gestão minimizar o processo de produção coletiva.
de ordenar e quantificar dados e fenômenos do processo escolar. Parte do pressuposto que os fins já estão dados e definidos e que a inovação e ação da escola incide sobre os meios. A participação é formal, legitimadora de um controle burocrático, imposta pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
A Proposta Político Pedagógico (PPP) é o plano global da escola, um instrumento teórico-metodológico para intervenção e mudança da realidade sua construção, e deverá permitir
a construção de um documento que registra os fazeres escolares para ser analisado, homologado e acompanhado pela supervisão educacional de acordo com os preceitos legais.
a comunicação vertical dos trabalhadores da educação para a reflexão sobre as políticas publica educacional e as diretrizes, particularmente as curriculares que emanam dos órgãos centrais.
o encontro, a reflexão, a ação sobre a realidade numa práxis libertadora.
a articulação do ensino com o conhecimento considerado como produto externo ao indivíduo e a ele imposto, a descrição da metodologia de como levar os alunos a uma essência imutável, desconstruindo o movimento das suas existências concretas.
Veiga afirma que a construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) é uma forma de contrapor-se à fragmentação e à rotinização do trabalho, sendo um importante elemento constitutivo da organização escolar. Em relação ao PPP, considere as assertivas abaixo, assinalando C para as corretas e E para as erradas.
( ) O PPP delineia a competência esperada do coletivo da escola.
( ) O PPP gera um tipo de saber ou programa oficial que deve ser seguido rigidamente por todos.
( ) O término da construção do PPP não encerra o seu processo e nem acarreta o resultado final.
( ) Na organização escolar, as questões éticas e administrativas não têm relação com a questão pedagógica.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
C E E C.
C C E E.
C E C E.
E C E C.
E E C C.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
No tocante a conceitos e dimensões de planejamento, objetivos de ensino e avaliação no processo educativo, julgue os itens subsecutivos.
As funções pedagógico-didática, diagnóstica e de controle da avaliação, quando utilizadas de forma interdependente pelo professor, fazem que a atribuição de notas ou a mera classificação não se torne o fim do processo avaliativo.
Ao final do ano letivo de 2011, todos os participantes da comunidade escolar, os professores, funcionários e a equipe gestora empenharam-se em avaliar o que foi produtivo ou eficaz durante o ano e o que precisa ser aperfeiçoado para o ano seguinte na escola Viver e Aprender. Embora essa escola seja muito elogiada pelos pais, devido ao ensino de qualidade, à organização e à limpeza, houve queixas no que se refere à comunicação com as famílias. Muitos pais desejam ter contato com os dados da aplicação de recursos, com os informes gerais, com o calendário escolar e com o IDEB da unidade. Assim, sugeriram que essas informações estivessem dispostas em um quadro visível a todos nos períodos de entrada e saída dos alunos. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.
As sugestões da comunidade escolar para o ano seguinte devem fazer parte do projeto pedagógico da escola e, sobretudo, devem ser colocadas em prática.
O compromisso da escola com o processo educativo deve eliminar a progressão continuada e investir nos alunos com dificuldades. Essa é a base, nenhuma avaliação institucional pode trazer resultados melhores.
Permitir que a família opine sobre a escola é conferir a leigos uma grande responsabilidade. Nem tudo o que é dito pela comunidade escolar deve ser levado em consideração.
Avaliar a escola cabe somente aos especialistas em educação e, principalmente, àqueles que estão diariamente em contato com os problemas que envolvem o sistema educativo.
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