Questões sobre Projeto Político-Pedagógico

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Analise o texto:

O ________________ é o planejamento geral que envolve o processo de reflexão, de decisões sobre a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica da instituição. É um processo de organização e coordenação da ação dos _______________ . Ele articula a atividade escolar e o contexto social da escola. É o _________________ que define os fins do trabalho pedagógico. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

  • A.

    projeto político pedagógico ; professores ; planejamento

  • B.

    plano de ensino ; pedagogos ; planejamento

  • C.

    currículo oculto ; professores ; contexto

  • D.

    plano de curso ; familiares ; diretor

  • E.

    plano de aula ; alunos ; currículo

É correto afirmar que os programas ou projetos de inclusão social

  • A.

    podem ser criados e gerenciados apenas pelos governos federal e estaduais.

  • B.

    são ações que visam inserir pessoas no mercado de trabalho, na escola, no universo da informática e outros.

  • C.

    são ações que visam retirar as pessoas das regiões periféricas trazendo-as para os centros urbanos.

  • D.

    são ações populares de reivindicação de melhores condições de vida e trabalho.

  • E.

    são programas que visam possibilitar o ingresso de pessoas nas universidades federais.

Projeto político-pedagógico elaborado de acordo com a concepção de educação emancipatória pressupõe

  • A.

    currículo homogêneo e avaliação voltada para o sucesso escolar.

  • B.

    primazia da qualidade formal.

  • C.

    currículo homogêneo e ação consciente e organizada.

  • D.

    avaliação voltada para o sucesso escolar e autonomia construída.

  • E.

    autonomia construída e primazia da qualidade formal.

São princípios norteadores do projeto político-pedagógico (PPP), entre outros,

  • A.

    liberdade ou autonomia e qualidade política em detrimento da técnica.

  • B.

    igualdade de condições no ponto de partida e gestão democrática.

  • C.

    igualdade de condições e liberdade ou autonomia.

  • D.

    qualidade política em detrimento da técnica e gestão democrática.

  • E.

    igualdade de condições no ponto de partida e gestão democrática.

A respeito do projeto político pedagógico:

I - Com planejamento, fica bem claro o que se pretende e o que deve ser feito para se chegar aonde se quer. Um bom Projeto Político Pedagógico dá segurança à escola. Escolhemse as melhores estratégias o que facilita seu trabalho, pois o mesmo está fundamentado no Projeto que norteia toda Unidade Escolar.

II - O Projeto político pedagógico vê a escola como um todo em sua perspectiva estratégica, não apenas em sua dimensão pedagógica.

III – O projeto político pedagógico deve ser elaborado com a participação de todos os segmentos inseridos no âmbito escolar.

IV - É uma ferramenta gerencial que auxilia a escola a definir suas prioridades estratégicas, a converter as prioridades em metas educacionais e outras concretas, a decidir o que fazer para alcançar as metas de aprendizagem, a medir se os resultados foram atingidos e a avaliar o próprio desempenho.

V - A relevância de um projeto escolar consiste no planejamento que, evita improvisação, serviço malfeito, perda de tempo e de dinheiro.

Assinale:

  • A.

    Se apenas I, II e III estiverem corretas.

  • B.

    Se apenas I, II, III e V estiverem corretas.

  • C.

    Se apenas II, III, IV e V estiverem corretas.

  • D.

    Se todas estiverem corretas.

Para a efetivação dos objetivos educacionais, faz-se indispensável que cada instituição construa um documento com a função de planejamento global de sua ação educativa. Nos meios educacionais, o referido documento é conhecido como Projeto Educativo ou Proposta Político-Pedagógica (PPP). A inovação emancipatória procura maior comunicação e diálogo com os saberes locais e com os diferentes atores e realiza-se em um contexto que é histórico e social, porque humano. O Projeto Político- Pedagógico, carregando o caráter de projeto de sua origem etimológica latina (projectu), na perspectiva emancipatória, cumpre a função

  • A.

    de dar um rumo, uma direção à instituição. O projeto de escola é sempre uma ação intencional, com um sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente. Com a participação da comunidade educativa, define as ações formativas e as características necessárias à escola para cumprir seus propósitos e sua intencionalidade, integrando o processo com o produto.

  • B.

    legal e atende aos aspectos relacionados ao cumprimento de sua formalização textual. Compete à Supervisão Educacional orientar as escolas no processo de elaboração do Projeto Político- Pedagógico, distribuindo um roteiro, pois trata de um documento obrigatório.

  • C.

    de organizar anualmente a unidade escolar, numa visão sistêmica. O Projeto Político-Pedagógico envolve um conjunto de atividades que vão gerar um produto: um documento pronto e acabado. Diante da impossibilidade de construir consenso, devido à diversidade de interesses e atores presentes, compete à gestão minimizar o processo de produção coletiva.

  • D.

    de ordenar e quantificar dados e fenômenos do processo escolar. Parte do pressuposto que os fins já estão dados e definidos e que a inovação e ação da escola incide sobre os meios. A participação é formal, legitimadora de um controle burocrático, imposta pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

A Proposta Político Pedagógico (PPP) é o plano global da escola, um instrumento teórico-metodológico para intervenção e mudança da realidade sua construção, e deverá permitir

  • A.

    a construção de um documento que registra os fazeres escolares para ser analisado, homologado e acompanhado pela supervisão educacional de acordo com os preceitos legais.

  • B.

    a comunicação vertical dos trabalhadores da educação para a reflexão sobre as políticas publica educacional e as diretrizes, particularmente as curriculares que emanam dos órgãos centrais.

  • C.

    o encontro, a reflexão, a ação sobre a realidade numa práxis libertadora.

  • D.

    a articulação do ensino com o conhecimento considerado como produto externo ao indivíduo e a ele imposto, a descrição da metodologia de como levar os alunos a uma essência imutável, desconstruindo o movimento das suas existências concretas.

Veiga afirma que a construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) é uma forma de contrapor-se à fragmentação e à rotinização do trabalho, sendo um importante elemento constitutivo da organização escolar. Em relação ao PPP, considere as assertivas abaixo, assinalando C para as corretas e E para as erradas.

( ) O PPP delineia a competência esperada do coletivo da escola.

( ) O PPP gera um tipo de saber ou programa oficial que deve ser seguido rigidamente por todos.

( ) O término da construção do PPP não encerra o seu processo e nem acarreta o resultado final.

( ) Na organização escolar, as questões éticas e administrativas não têm relação com a questão pedagógica.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A.

    C – E – E – C.

  • B.

    C – C – E – E.

  • C.

    C – E – C – E.

  • D.

    E – C – E – C.

  • E.

    E– E – C – C.

No tocante a conceitos e dimensões de planejamento, objetivos de ensino e avaliação no processo educativo, julgue os itens subsecutivos.

As funções pedagógico-didática, diagnóstica e de controle da avaliação, quando utilizadas de forma interdependente pelo professor, fazem que a atribuição de notas ou a mera classificação não se torne o fim do processo avaliativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ao final do ano letivo de 2011, todos os participantes da comunidade escolar, os professores, funcionários e a equipe gestora empenharam-se em avaliar o que foi produtivo ou eficaz durante o ano e o que precisa ser aperfeiçoado para o ano seguinte na escola Viver e Aprender. Embora essa escola seja muito elogiada pelos pais, devido ao ensino de qualidade, à organização e à limpeza, houve queixas no que se refere à comunicação com as famílias. Muitos pais desejam ter contato com os dados da aplicação de recursos, com os informes gerais, com o calendário escolar e com o IDEB da unidade. Assim, sugeriram que essas informações estivessem dispostas em um quadro visível a todos nos períodos de entrada e saída dos alunos. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    As sugestões da comunidade escolar para o ano seguinte devem fazer parte do projeto pedagógico da escola e, sobretudo, devem ser colocadas em prática.

  • B.

    O compromisso da escola com o processo educativo deve eliminar a progressão continuada e investir nos alunos com dificuldades. Essa é a base, nenhuma avaliação institucional pode trazer resultados melhores.

  • C.

    Permitir que a família opine sobre a escola é conferir a leigos uma grande responsabilidade. Nem tudo o que é dito pela comunidade escolar deve ser levado em consideração.

  • D.

    Avaliar a escola cabe somente aos especialistas em educação e, principalmente, àqueles que estão diariamente em contato com os problemas que envolvem o sistema educativo.

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