Questões sobre Projeto Político-Pedagógico

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A equipe gestora de uma escola pública, em todo início de ano letivo, retoma com o grupo o projeto pedagógico definido pela rede e incorporado pela escola. Neste sentido, faz parte do projeto pedagógico das escolas

  • A.

    a expectativa das competências, habilidades e conhecimentos que os alunos da rede e da escola já tenham atingido para alcançar o próximo nível de escolaridade.

  • B.

    diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais como referenciais norteadores das instituições de ensino.

  • C.

    a forma como a estrutura curricular será operacionalizada, distribuição de carga horária, critérios de organização das turmas, entre outros.

  • D.

    projetos interdisciplinares que serão desenvolvidos na escola em um período plurianual.

A partir da década de 90, o papel político da educação escolar passou a dar ênfase

  • A.

    na especialização do professor.

  • B.

    no período integral de estudos.

  • C.

    na expansão da educação básica.

  • D.

    na diminuição da carga horária.

  • E.

    na expansão da educação superior.

O Projeto Político Pedagógico é um meio eficaz para a superação da ação fragmentada tanto na educação quanto na escola, motivando e reanimando o ânimo de toda a comunidade escolar, na qual cada um tenha o sentido da pertença, sentindo-se corresponsáveis pelo crescimento e pela melhoria do ensino.Oprojeto deve ser construído tendo por base tarefas simples, passíveis de ser executadas no dia a dia da escola. Mas ele não dispensa o planejamento cuidadoso, a imaginação criadora e o:

  • A.

    compromisso pedagógico.

  • B.

    suporte teórico.

  • C.

    princípio filosófico.

  • D.

    apoio tecnológico.

  • E.

    espírito de equipe.

A pedagogia de projetos, embora constitua um novo desafio para o professor, pode viabilizar ao aluno um modo de aprender pautado na integração entre conteúdos das várias áreas do conhecimento, bem como entre diversas mídias (computador, televisão, livros), disponíveis no contexto da escola. Por outro lado, esses novos desafios educacionais ainda não se encaixam na estrutura do sistema de ensino, que mantém uma organização:

  • A.

    tradicional e burocrática.

  • B.

    reprodutora e burocrática.

  • C.

    tradicional e operacional.

  • D.

    burocrática e funcional.

  • E.

    funcional e operacional.

Sobre projeto educativo, analise as assertivas abaixo.

I. O projeto é a própria organização do trabalho pedagógico escolar como um todo, em suas especificidades, níveis e modalidades.

II. Ele mostra a visão do que a escola pretende ou idealiza fazer, seus objetivos, metas e estratégias permanentes, tanto no que se refere às suas atividades pedagógicas, como às funções administrativas.

III. Diz respeito à reflexão sistemática sobre as práticas educativas: dá sentido e rumo às práticas educativas, contextualizadas culturalmente.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    I, II e III.

São considerados elementos importantes para elaboração de um projeto político-pedagógico:

  • A.

    documentação elaborada em linguagem acadêmica; referencial teórico; adesão obrigatória ao projeto.

  • B.

    referencial teórico; instrumentos de controle, acompanhamento e avaliação; adesão voluntária e consciente ao projeto.

  • C.

    instrumentos de controle; documentação elaborada em linguagem acadêmica; foco em aspectos pedagógicos, em detrimento dos financeiros.

  • D.

    acompanhamento e avaliação; foco nos resultados, não no ambiente de trabalho; credibilidade construída pela posição hierárquica.

  • E.

    foco em aspectos pedagógicos, em detrimento dos financeiros; referencial teórico; adesão obrigatória ao projeto.

Entre outros aspectos, o projeto político-pedagógico deve levar em conta

  • A.

    a relação com sindicatos e delegacias de ensino.

  • B.

    as concepções teóricas de diretores e supervisores de ensino.

  • C.

    a finalidade da escola e o processo decisório.

  • D.

    a organização docente e discente.

  • E.

    a busca pelo aumento de recursos financeiros e a comunidade em geral.

Com o movimento de integração de serviços da escola, evitam-se distanciamentos e fronteiras que delimitam princípios, processos e ações, acompanha-se, também, a valorização de Projeto Político-Pedagógico, que é o documento integrado e integrador das práticas e de seus fundamentos. Nesse contexto escolar dinâmico e integrado, inserem-se as concepções e as práticas conjuntas de:

  • A.

    supervisão e orientação escolar.

  • B.

    direção e supervisão escolar.

  • C.

    coordenação e supervisão escolar.

  • D.

    supervisão e inspeção escolar.

  • E.

    orientação e inspeção escolar.

Tendo como referência a construção do PPP, marque V para as alternativas VERDADEIRAS e F para as FALSAS.

( ) Eliminação das relações verticalizadas entre a escola e os dirigentes educacionais.

( ) Realização de trabalho padronizado, repetitivo e mecânico, desconsiderando as diferenças entre os agentes educativos.

( ) O currículo se restringe ao cumprimento das atividades do livro didático, que passa a ser utilizado como um fim e não um meio.

( ) A elaboração do PPP possibilita aos profissionais da educação e aos alunos a vivência do processo democrático.

A sequência CORRETA, de cima para baixo é:

  • A.

    V, F, F, V.

  • B.

    F, F, F, V.

  • C.

    V, F, V, V.

  • D.

    F, V, V, F.

É correto afirmar que o atendimento sociopsicopedagógico

  • A.

    visa ao tratamento dos transtornos psíquicos nas unidades de atendimento.

  • B.

    destina-se ao acompanhamento escolar de crianças em situação de hospitalização.

  • C.

    tem como função auxiliar as famílias de crianças matriculadas na escola por meio da concessão de recursos financeiros.

  • D.

    refere-se ao atendimento realizado pelo médico neurologista para diagnóstico de deficiência intelectual em crianças.

  • E.

    é um trabalho que se realiza por meio de abordagens diversificadas no processo de avaliação, acompanhamento e inclusão social.

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