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As práticas de gestão dizem respeito às ações de natureza técnico-administrativa e de natureza pedagógico-curricular e, por isso, devem ser explicitadas no projeto pedagógico da instituição. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
As crianças aprendem conhecimentos, habilidades, atitudes e valores apenas no ambiente da sala de aula.
Todas as pessoas que atuam na escola desempenham papéis educativos.
As leis e os regulamentos oficiais da escola podem ser ignorados por determinadas pessoas da equipe técnico-adminstrativa.
O êxito do trabalho escolar independe das instalações físicas da instituição.
O projeto político pedagógico deve se restringir em atender apenas às necessidades e às expectativas da comunidade.
Todo projeto pedagógico é fundamentalmente político. O projeto pedagógico indica a direção, a orientação, o caminho da escola e possui uma intencionalidade significadora. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
Com alcance político-pedagógico, no sentido de construção participativa, o projeto da escola direciona-se exclusivamente a atender aos diferentes setores escolares.
A instituição educativa é reprodutora das analogias e dos valores sociais, por isso seu projeto político-pedagógico deve estar voltado a atender às funções de reprodução.
A pesquisa, como forma de aprendizagem escolar, não é compreendida como parte formal do projeto político-pedagógico.
O projeto político-pedagógico da escola tem como finalidade elaborar princípios, diretrizes e escolha das ações para melhor organizar, orientar e operacionalizar as atividades desenvolvidas pela escola como um todo.
As ações de mudança e de transformação são independentes do projeto político-pedagógico, pois são parte de um processo posterior a ele.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
O Projeto Político-Pedagógico PPP tem sido objeto de preocupação e estudo para as instituições educacionais, docentes e pesquisadores no assunto, em âmbito nacional, desde a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases 9394/96, em seu artigo 12, que estabelece a necessidade dos estabelecimentos de ensino de elaborar e executar suas propostas pedagógicas. É o plano global da instituição. O Projeto Educativo já não é algo que se possa prescindir na escola, como algo que remete prescrições para fora dela. Na realidade, esta é uma metodologia de trabalho que possibilita re-significação de toda a ação dos diferentes agentes da escola. Segundo Vasconcellos (2000), para tornar menor o sofrimento de toda a comunidade escolar, nas mais específicas dimensões da escola (comunitárias e administrativas, além da pedagógica), até as mais gerais (políticas, culturais, econômicas etc.), a função do projeto político pedagógico é a de justamente...
ditar apenas as diretrizes da ação da equipe técnico-pedagógica.
ajudar a resolver problemas, a transformar a prática.
definir as competências dos profissionais da educação.
dimensionar o trabalho da escola tradicional.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
De acordo com a perspectiva emancipatória, as características do projeto político-pedagógico incluem
a ação refletida e organizada, considerando a problematização da complexa relação entre escola e sociedade.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
De acordo com a perspectiva emancipatória, as características do projeto político-pedagógico incluem
a compreensão de que teoria e prática são elementos distintos, porém inseparáveis, da construção de um projeto.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
De acordo com a perspectiva emancipatória, as características do projeto político-pedagógico incluem
a ênfase na racionalidade científica dos processos a na dimensão jurídico-administrativa da autonomia escolar.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
De acordo com a perspectiva emancipatória, as características do projeto político-pedagógico incluem
a prevalência das atividades fins da educação sobre as burocrático-administrativas.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
De acordo com a perspectiva emancipatória, as características do projeto político-pedagógico incluem
a sofisticação técnica dos instrumentos de avaliação e o monitoramento em função da priorização de processos padronizados.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com base no texto acima, julgue os itens seguintes.
O papel político-pedagógico da ação educativa é fundamental para promover a cidadania.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com base no texto acima, julgue os itens seguintes.
O projeto político-pedagógico da instituição educacional deve ser resultado de um processo de reflexão-ação-reflexão, que exige esforço conjunto e vontade política dos atores envolvidos.
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