Lista completa de Questões sobre Projeto Político-Pedagógico para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir a respeito do projeto político-pedagógico da escola e da educação continuada dos profissionais da escola.
O projeto político-pedagógico da escola revela quem é a comunidade escolar, quais são seus desafios, suas dificuldades com relação à conquista da autonomia e da gestão democrática, seus valores, seus anseios e sua identidade.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Segundo João Santucci, todo processo de planejamento tem por objetivo alterar uma dada realidade, ou seja, espera-se com a implementação do planejamento que ocorram mudanças políticas, pedagógicas e administrativas na realidade escolar. Apesar de parecer óbvia, essa afirmativa torna-se necessária, pois ainda está muito presente entre os agentes educacionais a visão de que o planejamento e, principalmente, o plano escolar não passam de mera formalidade legal.
Tendo como referência inicial as idéias constantes do texto acima, julgue os próximos itens.
No projeto pedagógico da escola, a dimensão pedagógica se sobrepõe às demais dimensões.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir a respeito do projeto político-pedagógico da escola e da educação continuada dos profissionais da escola.
O projeto político-pedagógico da escola é fio ordenador e integrador do pensar e do fazer do trabalho educativo, cujos eixos norteadores auxiliam na organização, execução e avaliação do trabalho educativo de todos os sujeitos da comunidade escolar.O projeto político-pedagógico da escola é fio ordenador e integrador do pensar e do fazer do trabalho educativo, cujos eixos norteadores auxiliam na organização, execução e avaliação do trabalho educativo de todos os sujeitos da comunidade escolar.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Segundo João Santucci, todo processo de planejamento tem por objetivo alterar uma dada realidade, ou seja, espera-se com a implementação do planejamento que ocorram mudanças políticas, pedagógicas e administrativas na realidade escolar. Apesar de parecer óbvia, essa afirmativa torna-se necessária, pois ainda está muito presente entre os agentes educacionais a visão de que o planejamento e, principalmente, o plano escolar não passam de mera formalidade legal.
Tendo como referência inicial as idéias constantes do texto acima, julgue os próximos itens.
Na construção do projeto pedagógico da escola, a comunidade escolar precisa estar atenta a quatro dimensões: pedagógica, administrativa, financeira e jurídica.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Segundo João Santucci, todo processo de planejamento tem por objetivo alterar uma dada realidade, ou seja, espera-se com a implementação do planejamento que ocorram mudanças políticas, pedagógicas e administrativas na realidade escolar. Apesar de parecer óbvia, essa afirmativa torna-se necessária, pois ainda está muito presente entre os agentes educacionais a visão de que o planejamento e, principalmente, o plano escolar não passam de mera formalidade legal.
Tendo como referência inicial as idéias constantes do texto acima, julgue os próximos itens.
O processo de elaboração do projeto pedagógico da escola deve contemplar a participação de toda a comunidade escolar, ou seja, todos devem opinar, mas é necessário criar uma estrutura que garanta sua elaboração e implantação.
Na relação a seguir estão listados os elementos constitutivos do Projeto Pedagógico, com exceção de um. Assinale-o:
as finalidades da escola;
a estrutura administrativa e pedagógica;
a gestão hierárquica e centralizadora;
o currículo e o processo de decisão;
a avaliação.
Sobre a finalidade do Projeto Pedagógico assinale a opção incorreta:
resgatar a intencionalidade da ação, possibilitando a (re) significação do trabalho;
ser um instrumento de transformação da realidade, resgatando o poder da coletividade;
ser um referencial para o caminhar coletivo, somando vozes em torno de uma proposta comum;
ser um canal de participação coletiva, superando práticas autoritárias e / ou individualistas;
formar líderes que definirão as principais metas a serem alcançadas pelos demais participantes.
O Projeto Pedagógico é uma necessidade das escolas e um excelente instrumento para a implementação de suas ações. Uma característica básica do Projeto Pedagógico é:
atuar como um instrumento regulador das atividades da escola segundo a Lei de Diretrizes e Bases;
servir como um instrumento nas escolas públicas para nortear as ações dos componentes da comunidade escolar;
ser conhecido pela comunidade como um recurso de gestão administrativa e financeira da escola;
servir como um referencial que cobre das autoridades e da comunidade as exigências construídas pelos agentes sociais;
ser um documento construído e vivenciado no processo educativo, que busca um compromisso coletivo.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O projeto pedagógico da escola é fruto de um trabalho coletivo de seus profissionais a partir de sua realidade, identificando o que é necessário para que exerça sua função, e de uma maior autonomia e eficiência através de um planejamento participativo, renova-se a prática e se garante a autonomia da escola.
Julgue os itens a seguir, a partir das idéias constantes no texto acima.
Segundo o Plano de Desenvolvimento da Escola, o projeto pedagógico da escola é um instrumento de planejamento e gestão que contém a proposta de trabalho da escola para um período determinado e que dá sentido e identidade a toda a instituição, unificando as atividades dos diversos segmentos (alunos, professores, pais e servidores) da comunidade escolar. Ele explicita a trajetória do desenvolvimento da escola e o marco que se pretende alcançar ao final de seu período de vigência.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens que se seguem, relativos ao projeto político-pedagógico (PPP).
A avaliação diagnóstica e permanente é uma característica do PPP que possibilita a criação de soluções às situaçõesproblema identificadas ao longo da implementação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...