Questões sobre Projeto Político-Pedagógico

Lista completa de Questões sobre Projeto Político-Pedagógico para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os itens a seguir a respeito do projeto político-pedagógico da escola e da educação continuada dos profissionais da escola.

O projeto político-pedagógico da escola revela quem é a comunidade escolar, quais são seus desafios, suas dificuldades com relação à conquista da autonomia e da gestão democrática, seus valores, seus anseios e sua identidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo João Santucci, todo processo de planejamento tem por objetivo alterar uma dada realidade, ou seja, espera-se com a implementação do planejamento que ocorram mudanças políticas, pedagógicas e administrativas na realidade escolar. Apesar de parecer óbvia, essa afirmativa torna-se necessária, pois ainda está muito presente entre os agentes educacionais a visão de que o planejamento e, principalmente, o plano escolar não passam de mera formalidade legal.

Tendo como referência inicial as idéias constantes do texto acima, julgue os próximos itens.

No projeto pedagógico da escola, a dimensão pedagógica se sobrepõe às demais dimensões.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir a respeito do projeto político-pedagógico da escola e da educação continuada dos profissionais da escola.

O projeto político-pedagógico da escola é fio ordenador e integrador do pensar e do fazer do trabalho educativo, cujos eixos norteadores auxiliam na organização, execução e avaliação do trabalho educativo de todos os sujeitos da comunidade escolar.O projeto político-pedagógico da escola é fio ordenador e integrador do pensar e do fazer do trabalho educativo, cujos eixos norteadores auxiliam na organização, execução e avaliação do trabalho educativo de todos os sujeitos da comunidade escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo João Santucci, todo processo de planejamento tem por objetivo alterar uma dada realidade, ou seja, espera-se com a implementação do planejamento que ocorram mudanças políticas, pedagógicas e administrativas na realidade escolar. Apesar de parecer óbvia, essa afirmativa torna-se necessária, pois ainda está muito presente entre os agentes educacionais a visão de que o planejamento e, principalmente, o plano escolar não passam de mera formalidade legal.

Tendo como referência inicial as idéias constantes do texto acima, julgue os próximos itens.

Na construção do projeto pedagógico da escola, a comunidade escolar precisa estar atenta a quatro dimensões: pedagógica, administrativa, financeira e jurídica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo João Santucci, todo processo de planejamento tem por objetivo alterar uma dada realidade, ou seja, espera-se com a implementação do planejamento que ocorram mudanças políticas, pedagógicas e administrativas na realidade escolar. Apesar de parecer óbvia, essa afirmativa torna-se necessária, pois ainda está muito presente entre os agentes educacionais a visão de que o planejamento e, principalmente, o plano escolar não passam de mera formalidade legal.

Tendo como referência inicial as idéias constantes do texto acima, julgue os próximos itens.

O processo de elaboração do projeto pedagógico da escola deve contemplar a participação de toda a comunidade escolar, ou seja, todos devem opinar, mas é necessário criar uma estrutura que garanta sua elaboração e implantação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na relação a seguir estão listados os elementos constitutivos do Projeto Pedagógico, com exceção de um. Assinale-o:

  • A.

    as finalidades da escola;

  • B.

    a estrutura administrativa e pedagógica;

  • C.

    a gestão hierárquica e centralizadora;

  • D.

    o currículo e o processo de decisão;

  • E.

    a avaliação.

Sobre a finalidade do Projeto Pedagógico assinale a opção incorreta:

  • A.

    resgatar a intencionalidade da ação, possibilitando a (re) significação do trabalho;

  • B.

    ser um instrumento de transformação da realidade, resgatando o poder da coletividade;

  • C.

    ser um referencial para o caminhar coletivo, somando vozes em torno de uma proposta comum;

  • D.

    ser um canal de participação coletiva, superando práticas autoritárias e / ou individualistas;

  • E.

    formar líderes que definirão as principais metas a serem alcançadas pelos demais participantes.

O Projeto Pedagógico é uma necessidade das escolas e um excelente instrumento para a implementação de suas ações. Uma característica básica do Projeto Pedagógico é:

  • A.

    atuar como um instrumento regulador das atividades da escola segundo a Lei de Diretrizes e Bases;

  • B.

    servir como um instrumento nas escolas públicas para nortear as ações dos componentes da comunidade escolar;

  • C.

    ser conhecido pela comunidade como um recurso de gestão administrativa e financeira da escola;

  • D.

    servir como um referencial que cobre das autoridades e da comunidade as exigências construídas pelos agentes sociais;

  • E.

    ser um documento construído e vivenciado no processo educativo, que busca um compromisso coletivo.

O projeto pedagógico da escola é fruto de um trabalho coletivo de seus profissionais a partir de sua realidade, identificando o que é necessário para que exerça sua função, e de uma maior autonomia e eficiência – através de um planejamento participativo, renova-se a prática e se garante a autonomia da escola.

Julgue os itens a seguir, a partir das idéias constantes no texto acima.

Segundo o Plano de Desenvolvimento da Escola, o projeto pedagógico da escola é “um instrumento de planejamento e gestão que contém a proposta de trabalho da escola para um período determinado e que dá sentido e identidade a toda a instituição, unificando as atividades dos diversos segmentos (alunos, professores, pais e servidores) da comunidade escolar. Ele explicita a trajetória do desenvolvimento da escola e o marco que se pretende alcançar ao final de seu período de vigência”.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, relativos ao projeto político-pedagógico (PPP).

A avaliação diagnóstica e permanente é uma característica do PPP que possibilita a criação de soluções às situaçõesproblema identificadas ao longo da implementação.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...