Questões sobre Projeto Político-Pedagógico

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O projeto pedagógico da escola é fruto de um trabalho coletivo de seus profissionais a partir de sua realidade, identificando o que é necessário para que exerça sua função, e de uma maior autonomia e eficiência – através de um planejamento participativo, renova-se a prática e se garante a autonomia da escola.

Julgue os itens a seguir, a partir das idéias constantes no texto acima.

O projeto pedagógico deve atender às necessidades básicas de aprendizagem dos alunos e às expectativas da família. Nesse projeto, os objetivos da escola devem estar articulados com as orientações da Secretaria Municipal, Estadual ou do Distrito Federal de Educação e com as diretrizes nacionais, de acordo com os conteúdos básicos e carga horária estabelecidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, relativos ao projeto político-pedagógico (PPP).

Na implementação do PPP, a tendência emancipatória é a de eliminação dos conflitos entre indivíduos ou grupos para garantia da sua eficiência e eficácia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, relativos ao projeto político-pedagógico (PPP).

A concepção emancipatória do PPP prescinde da qualidade técnica e trabalha exclusivamente com a sua dimensão política.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, relativos ao projeto político-pedagógico (PPP).

A elaboração de instrumentos pela administração central e a possibilidade de utilização desses instrumentos em grande escala por especialistas são características do PPP sob o ponto de vista estratégico-empresarial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, relativos ao projeto político-pedagógico (PPP).

A priorização das atividades-meio de cunho políticopedagógico é uma das diretrizes da gestão do projeto de escola em uma perspectiva emancipadora.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, relativos ao projeto político-pedagógico (PPP).

Os pressupostos neotecnicistas de gestão preconizam a separação entre aqueles que pensam e aqueles que fazem tanto no tempo como na posição funcional, além de estabelecer uma distância entre atos e conseqüências.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo Demo (1995):

A construção de um projeto político-pedagógico próprio insinua menos um produto demonstrativo do que o fazer e o refazer incessante da capacidade dos professores, motivando-os a trabalharem coletivamente, a revisarem sempre sua formação, a buscarem atualização constante, a realizarem a escola como obra comunitária de todos, sob a liderança competente do grupo de professores. Nesse contexto, analise as afirmações abaixo:

I. A prática de construção de um projeto deve estar amparada por concepções teóricas sólidas e supõe o aperfeiçoamento e a formação de seus agentes: funcionários, professores e direção da comunidade educativa. Só assim serão rompidas as resistências em relação a novas práticas educativas.

II. Os agentes educativos devem sentir-se atraídos por essa proposta, pois assim terão uma postura comprometida e responsável.

III. Para que o projeto pedagógico seja efetivo, é necessário que todos os membros da instituição escolar compreendam o seu papel e atuem de acordo com os pressupostos da cidadania.

IV. Trata-se da conquista do MEC para o exercício da autonomia e conseqüentemente de um espaço mais democrático para as escolas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras.

  • A. Somente a I e II são verdadeiras.
  • B. Somente a I e III são verdadeiras.
  • C. Somente a I, II e III são verdadeiras.
  • D. Somente a I, III e IV são verdadeiras.
  • E. Somente a II, III e IV são verdadeiras.

No que diz respeito à relação professor-aluno e à aprendizagem, julgue os itens seguintes.

O projeto político-pedagógico, por se tratar de documento no qual se apresenta a organização da escola, não influencia o trabalho pedagógico em sala de aula nem a relação professoraluno.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir a respeito do projeto político-pedagógico da escola e da educação continuada dos profissionais da escola.

O processo de formação continuada dos profissionais da escola compromissada com a construção do projeto políticopedagógico não se deve limitar aos conteúdos curriculares, mas estender a temas como cidadania, gestão democrática, avaliação, metodologia de pesquisa e ensino, novas tecnologias de ensino, entre outras que a localidade possa exigir.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir a respeito do projeto político-pedagógico da escola e da educação continuada dos profissionais da escola.

No que tange à educação continuada dos profissionais envolvidos, direta e indiretamente, com o trabalho educativo, compete à escola: proceder ao levantamento de necessidade de formação continuada de seus profissionais e elaborar seu programa de formação sem depender dos órgãos centrais do sistema de ensino, no sentido de fortalecer seu papel na concepção, execução e avaliação do referido programa.

  • C. Certo
  • E. Errado
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