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O Orientador Educacional atua no Projeto Político Pedagógico da escola objetivando:
A fiscalização das práticas pedagógicas em busca da autonomia relativa da escola junto à administração do sistema de ensino.
A coordenação sistemática das ações pedagógicas, em função da centralização necessária.
A padronização de comportamentos e paradigmas que tracem mudanças: no ensino, nos alunos e nas famílias.
A reunião do trabalho individual e coletivo de forma que não haja conflitos.
A democratização da gestão escolar pressupõe a participação da comunidade no que concerne à
execução das ações planejadas pelos Administradores e Especialistas em relação aos projetos destinados à coletividade.
verificação da atuação dos Especialistas na elaboração dos projetos educativos.
formulação da política de educação, acompanhamento de sua execução, através dos mecanismos institucionais e avaliação da mesma.
análise da competência técnica dos Gestores para decidir e realizar o Projeto Político-Pedagógico da escola.
definição dos objetivos de interesse popular para que os Dirigentes possam planejá-los e executá-los.
As dimensões política, social e cultural do Projeto Pedagógico se traduzem pela explicitação dos principais problemas de cada instituição educacional, pela proposição de soluções e definição de responsabilidades coletivas e individuais na superação desses problemas. Nesse sentido, a elaboração do Projeto Pedagógico, se constitui em
solução para se obter o ensino de qualidade.
um exercício de autonomia escolar.
momento privilegiado de avaliação das competências profissionais dos educadores.
responsabilidade principal da equipe técnica.
discussão coletiva dos conhecimentos a serem refletidos.
Numa concepção crítica de educação, faz parte da elaboração de um Projeto Político-Pedagógico:
diagnosticar a capacidade intelectual de cada membro do grupo, visando desenvolver as ações educativas a quem tem possibilidade de sucesso de aprendizagem e respectiva inserção na vida produtiva da sociedade.
perceber o potencial cognitivo das várias crianças e/ou adolescentes para, assim, poder melhor preparar atividades de recuperação sócio-educativa aos educandos com déficit intelectual.
fazer um levantamento das condições sócio-econômicas das crianças e adolescentes para analisar o grau de carência cultural existente, visando uma ação educativa corretiva que supere as dificuldades sociais, culturais, cognitivas, de interação e de comunicação.
reconhecer, no grupo de crianças ou adolescentes a que se destina a ação sócio-educativa, as pessoas que têm capacidade de se ajustar às normas e regras sociais de qualquer tipo de grupo de convivência, para poder direcionar o projeto a este segmento do grupo.
conhecer e reconhecer os vários saberes existentes das crianças ou adolescentes a quem este se destina, assim como refletir as questões relativas ao cotidiano deles e suas subjetividades, explorando a diversidade cultural e social, enquanto elementos que favoreçam as ações educativas.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
Na curta história da educação infantil no Brasil vem se observando o binômio também presente em outros níveis educacionais que deu origem às práticas educacionais: de um lado a orientação tradicional conservadora e de outro a orientação nova/liberal. Na tentativa de romper com esses modelos, pode-se dizer que uma escola ao adotar pressupostos para uma educação transformadora defende em seu projeto político-pedagógico, no tocante à formação pessoal e social da criança , que a infância:
I. é um tempo de preparação para a cidadania.
II. é um tempo de vivência de cidadania.
III. é um tempo que não tem identidade, um estágio de preparação para a vida adulta.
É CORRETO o que se expressa:
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
O Projeto Político Pedagógico consolida-se num documento que detalha os objetivos e propósitos da escola, é a concretização da sua identidade. Segundo Gadotti, são pressupostos do Projeto Político Pedagógico:
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
O professor dificilmente poderá prever com antecedência o que acontecerá na sala de aula, considerando a complexidade da prática educativa, entretanto, não pode utilizar-se da improvisação. É preciso planejar sua ação docente na escola, tendo como principal elemento norteador:
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Ao elaborar um projeto pedagógico, o trabalho de nossas escolas incide tanto sobre os conteúdos quanto sobre as formas pelas quais os conduzem. O critério com que se pode plenamente justificar um projeto pedagógico fundamenta-se, sobretudo, em sua
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os itens que se seguem a respeito dos projetos políticopedagógicos e suas implicações.
Após dois anos de sua implantação, o projeto políticopedagógico deve ser avaliado para verificar se atendeu ou não às expectativas da comunidade escolar.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os itens que se seguem a respeito dos projetos políticopedagógicos e suas implicações.
O projeto político-pedagógico tem como objetivo centralizar a tomada de decisões pedagógicas na figura do diretor da escola.
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