Questões sobre Projeto Político-Pedagógico

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O Orientador Educacional atua no Projeto Político Pedagógico da escola objetivando:

  • A.

    A fiscalização das práticas pedagógicas em busca da autonomia relativa da escola junto à administração do sistema de ensino.

  • B.

    A coordenação sistemática das ações pedagógicas, em função da centralização necessária.

  • C.

    A padronização de comportamentos e paradigmas que tracem mudanças: no ensino, nos alunos e nas famílias.

  • D. A mediação do processo de encaminhamento coletivo de construção do planejamento participativo, elaborando os dados da comunidade como suporte necessário ao seu dinamismo.
  • E.

    A reunião do trabalho individual e coletivo de forma que não haja conflitos.

A democratização da gestão escolar pressupõe a participação da comunidade no que concerne à

  • A.

    execução das ações planejadas pelos Administradores e Especialistas em relação aos projetos destinados à coletividade.

  • B.

    verificação da atuação dos Especialistas na elaboração dos projetos educativos.

  • C.

    formulação da política de educação, acompanhamento de sua execução, através dos mecanismos institucionais e avaliação da mesma.

  • D.

    análise da competência técnica dos Gestores para decidir e realizar o Projeto Político-Pedagógico da escola.

  • E.

    definição dos objetivos de interesse popular para que os Dirigentes possam planejá-los e executá-los.

As dimensões política, social e cultural do Projeto Pedagógico se traduzem pela explicitação dos principais problemas de cada instituição educacional, pela proposição de soluções e definição de responsabilidades coletivas e individuais na superação desses problemas. Nesse sentido, a elaboração do Projeto Pedagógico, se constitui em

  • A.

    solução para se obter o ensino de qualidade.

  • B.

    um exercício de autonomia escolar.

  • C.

    momento privilegiado de avaliação das competências profissionais dos educadores.

  • D.

    responsabilidade principal da equipe técnica.

  • E.

    discussão coletiva dos conhecimentos a serem refletidos.

Numa concepção crítica de educação, faz parte da elaboração de um Projeto Político-Pedagógico:

  • A.

    diagnosticar a capacidade intelectual de cada membro do grupo, visando desenvolver as ações educativas a quem tem possibilidade de sucesso de aprendizagem e respectiva inserção na vida produtiva da sociedade.

  • B.

    perceber o potencial cognitivo das várias crianças e/ou adolescentes para, assim, poder melhor preparar atividades de recuperação sócio-educativa aos educandos com déficit intelectual.

  • C.

    fazer um levantamento das condições sócio-econômicas das crianças e adolescentes para analisar o grau de carência cultural existente, visando uma ação educativa corretiva que supere as dificuldades sociais, culturais, cognitivas, de interação e de comunicação.

  • D.

    reconhecer, no grupo de crianças ou adolescentes a que se destina a ação sócio-educativa, as pessoas que têm capacidade de se ajustar às normas e regras sociais de qualquer tipo de grupo de convivência, para poder direcionar o projeto a este segmento do grupo.

  • E.

    conhecer e reconhecer os vários saberes existentes das crianças ou adolescentes a quem este se destina, assim como refletir as questões relativas ao cotidiano deles e suas subjetividades, explorando a diversidade cultural e social, enquanto elementos que favoreçam as ações educativas.

Na curta história da educação infantil no Brasil vem se observando o binômio também presente em outros níveis educacionais que deu origem às práticas educacionais: de um lado a orientação tradicional conservadora e de outro a orientação nova/liberal. Na tentativa de romper com esses modelos, pode-se dizer que uma escola ao adotar pressupostos para uma educação transformadora defende em seu projeto político-pedagógico, no tocante à formação pessoal e social da criança , que a infância:

I. é um tempo de preparação para a cidadania.

II. é um tempo de vivência de cidadania.

III. é um tempo que não tem identidade, um estágio de preparação para a vida adulta.

É CORRETO o que se expressa:

  • A. apenas no item I.
  • B. apenas no item II.
  • C. apenas no item III.
  • D. apenas nos itens I e III.
  • E. nos itens I, II e III.

O Projeto Político Pedagógico consolida-se num documento que detalha os objetivos e propósitos da escola, é a concretização da sua identidade. Segundo Gadotti, são pressupostos do Projeto Político Pedagógico:

  • A. participação e competência.
  • B. liderança e autonomia.
  • C. autonomia e participação.
  • D. participação e controle.
  • E. autonomia e método.

O professor dificilmente poderá prever com antecedência o que acontecerá na sala de aula, considerando a complexidade da prática educativa, entretanto, não pode utilizar-se da improvisação. É preciso planejar sua ação docente na escola, tendo como principal elemento norteador:

  • A. o Plano Nacional de Educação.
  • B. os Parâmetros Curriculares Nacionais.
  • C. o Projeto Político Pedagógico.
  • D. o Plano Estadual de Educação.
  • E. as Diretrizes Curriculares Nacionais.

Ao elaborar um projeto pedagógico, o trabalho de nossas escolas incide tanto sobre os conteúdos quanto sobre as formas pelas quais os conduzem. O critério com que se pode plenamente justificar um projeto pedagógico fundamenta-se, sobretudo, em sua

  • A. sustentação didática e psicológica.
  • B. proposta de mudança baseada em novas teorias.
  • C. eficácia para desenvolver todo o currículo.
  • D. pertinência social e possibilidade didática.
  • E. credibilidade junto aos pais e alunos.

Julgue os itens que se seguem a respeito dos projetos políticopedagógicos e suas implicações.

Após dois anos de sua implantação, o projeto políticopedagógico deve ser avaliado para verificar se atendeu ou não às expectativas da comunidade escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem a respeito dos projetos políticopedagógicos e suas implicações.

O projeto político-pedagógico tem como objetivo centralizar a tomada de decisões pedagógicas na figura do diretor da escola.

  • C. Certo
  • E. Errado
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