Questões sobre Projeto Político-Pedagógico

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O Projeto Político‐Pedagógico das instituições educativas que ofertam a educação básica devem considerar, EXCETO:

  • A. A aprendizagem como processo de memorização.
  • B. Capacidade de aprender permanente, desenvolvendo a autonomia dos estudantes.
  • C. Articulação teoria e prática, vinculando o trabalho intelectual às atividades práticas ou experimentais.
  • D. Problematização como instrumento de incentivo à pesquisa, à curiosidade pelo inusitado e ao desenvolvimento do espírito inventivo.

Quanto ao Projeto Político‐Pedagógico, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. É um instrumento formativo e auxilia a desenvolver uma ação coletiva.
  • B. Exige que cada professor tenha uma proposta, um plano de ensino articulado ao projeto da escola.
  • C. Exige uma ação colegiada para verificar se as atividades pedagógicas estão coerentes com os objetivos propostos.
  • D. Tem uma função social importante ao redefinir as relações sociais no interior da escola, impossibilitando a abertura de espaço para práticas democráticas.

As políticas educacionais neoliberais dão sinais de suas intenções ao darem ênfase à, EXCETO:

  • A. Formação crítica.
  • B. Avaliação (controle).
  • C. Educação a distância.
  • D. Educação técnica/profissionalizante.

Leia o texto abaixo para responder ao item 16.

Texto 5

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado projeto político-pedagógico – o famoso PPP – que se configura numa ferramenta de planejamento e avaliação que todos os membros das equipes gestora e pedagógica devem consultar a cada tomada de decisão. É uma ferramenta gerencial que auxilia a escola a definir suas prioridades estratégicas, a converter as prioridades em metas educacionais e outras concretas, a decidir o que fazer para alcançar as metas de aprendizagem, a medir se os resultados foram atingidos e a avaliar o próprio desempenho.

Relacione as três grandes dimensões que compõem o PPP e, a seguir, marque a alternativa correta:

(1) Marco situacional.

(2) Marco conceitual.

(3) Marco operacional.

 ( ) Apresenta as grandes linhas de ação referentes à gestão democrática, currículo escolar, formação continuada e qualificação das condições físicas e didático-pedagógicas da escola.

( ) Expressa a opção teórica que revela a utopia social e educacional: o que se pretende alcançar em termos de transformação da prática pedagógica e social.

( ) Identifica, explicita e analisa os problemas e necessidades presentes na realidade social e suas influências nas práticas educativas da escola.

( ) Significa definir o conjunto de referências teóricas, políticas, filosóficas que balizará o trabalho da escola.

( ) Discussão vinculada ao contexto local, com aquilo que é específico da escola como instituição social e, de modo particular, da escola em que se trabalha, se estuda.

  • A. 3 – 2 – 1 – 2 – 3.
  • B. 1 – 3 – 2 – 3 – 1.
  • C. 2 – 1 – 3 – 1 – 2.
  • D. 3 – 2 – 2 – 1 – 3.
  • E. 3 – 1 – 2 – 3 – 2.

Com relação ao planejamento e à gestão participativa na educação superior, assinale a alternativa correta.

  • A. O PDI deve ser visto como um documento para atender a exigências burocráticas.
  • B. A construção do projeto pedagógico da instituição deve ser coletiva e contar com a participação de todos os envolvidos na comunidade acadêmica.
  • C. Para que haja gestão participativa nas instituições de ensino superior, basta que haja eleição dos diretores e representantes legais.
  • D. Na gestão participativa de instituições de ensino superior privada, o conselho superior deve ser escolhido pelos proprietários da instituição.
  • E. Na concepção da gestão participativa, o planejamento deve ser elaborado por um grupo de especialistas e aprovado pelos representantes de área.

A proposta de projetos pedagógicos interdisciplinares rompe com os paradigmas da pedagogia tradicional centrada na exposição de conteúdos pelos professores. Esse novo modelo propõe que o docente abandone o papel de “transmissor de conteúdos” e adote uma postura de pesquisador, de organizador do processo de ensino-aprendizagem. E o aluno, por sua vez, passe de receptor passivo a ator do processo. A eficiência de um projeto pedagógico será importante para o ensino-aprendizagem se for concebido e executado a partir, EXCETO:

  • A. Da necessidade dele, com relação primeira ao professor para explorar e compreender um tema, realizar algo, ou conhecer um fato que atrai a atenção.
  • B. Da mobilização das competências cognitivas e das habilidades dos alunos para investigar informações, trocar ideias e experiências sobre determinado assunto.
  • C. Das linguagens e de outras maneiras de comunicação a serem usadas, envolvendo os alunos participantes e o objeto de estudo, promovendo, assim, maior aprendizagem significativa.
  • D. Das linguagens e de outras maneiras de comunicação a serem usadas, envolvendo os alunos participantes e o objeto de estudo, promovendo, assim, maior aprendizagem significativa.

Acompanhar as atividades, avaliando-as, leva à reflexão, com base em dados concretos, sobre como a escola se organiza para colocar em ação seu projeto político-pedagógico. Acerca da avaliação do PPP, assinale a alternativa correta.

  • A. O processo avaliativo do PPP deve ser realizado apenas pelos educandos, pois são os maiores interessados na comunidade escolar.
  • B. Os avaliadores que comungam das ideias de uma visão crítica analisam o PPP como algo estanque e desvinculado dos aspectos políticos e sociais.
  • C. A avaliação tem um compromisso amplo com a eficiência e eficácia das propostas colocadas no PPP, por isso deve ser rígida e decisória.
  • D. A avaliação do PPP, em uma visão crítica, parte da necessidade de se conhecer a realidade escolar e se esforçar para propor ações alternativas.
  • E. Para que seja um processo válido, a avaliação do PPP deve ser realizada por avaliadores externos que não estejam envolvidos com os problemas locais.

O PPP busca um rumo, uma direção, por isso é uma ação intencional, com sentido explícito e compromisso definido coletivamente. A respeito desse tema, é correto afirmar que

  • A. o PPP é um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico e aos interesses reais e coletivos da comunidade escolar.
  • B. a dimensão política do PPP se expressa na definição de ações educativas necessárias às escolas para cumprirem seus propósitos e sua intencionalidade.
  • C. o PPP deve expressar uma dimensão político-partidária com a qual a maioria da população do entorno escolar simpatize.
  • D. a escolha do tipo de compromisso político que estará expresso no PPP deve ser dos dirigentes da escola, independentemente da comunidade escolar.
  • E. os compromissos políticos expressos no PPP independem das disposições contidas na legislação educacional.

Enumere a segunda coluna pela primeira, associando os três eixos de análise e formulação do projeto político pedagógico ao seu significado. Marque a alternativa com a associação correta.

  • A. 3, 3, 1, 2.
  • B. 3, 2, 3, 1.
  • C. 3, 2, 1, 2.
  • D. 1, 2, 3, 2.
  • E. 2, 3, 1, 3.

O projeto é uma forma de trabalho em equipe que favorece a articulação entre os diferentes conteúdos da área de Ciências Naturais e desses com os de outras áreas do conhecimento e temas transversais. Estudos de temas polêmicos para a comunidade que envolvem pessoas de fora da comunidade escolar são preferencialmente trabalhados em projetos para ampla avaliação e participação.

Complete as lacunas: Todo projeto é desenhado como uma sequência de etapas que conduzem ao produto desejado, todas elas compartilhadas com os estudantes e seus representantes.

De modo geral, as etapas podem ser:____________; a escolha do ______________ que será alvo de investigação; o estabelecimento do conjunto de conteúdos necessários para que o estudante realize o tratamento do problema colocado; o estabelecimento das intenções educativas, ou ___________que se pretende alcançar no projeto; a seleção de atividades para exploração e ______________ do tema; a previsão de modos de avaliação dos trabalhos e do próprio projeto.

A sequência que completa, respectivamente, as lacunas de acordo com os PCNs de Ciências é:

  • A. problema, tema, objetivos, avaliação.
  • B. objetivos, problema , definição do tema, conclusão.
  • C. definição do tema, problema principal, objetivos, avaliação.
  • D. definição do tema, objetivo, problema principal, conclusão.
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