Questões sobre Projeto Político-Pedagógico

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Com referência à ação pedagógica em projetos sociais, julgue os itens que se seguem. As práticas educativas vinculadas a comunidades e grupos sociais e realizadas mediante a execução de projetos sociais estão direcionadas à educação não formal, cuja intenção é educar para a cidadania.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência à ação pedagógica em projetos sociais, julgue os itens que se seguem. A ação pedagógica no contexto dos projetos sociais está voltada à inserção social dos sujeitos envolvidos, razão por que dispensa a realização de planejamentos estruturados com objetivos claros e prazos estabelecidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência à ação pedagógica em projetos sociais, julgue os itens que se seguem. A ação em projetos sociais parte do pressuposto de que a educação não está ligada apenas ao ambiente escolar. Suas práticas estão vinculadas a todas as relações de socialização no dia a dia do indivíduo e alinhadas à realidade em que o sujeito está inserido.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência à ação pedagógica em projetos sociais, julgue os itens que se seguem. A elaboração do projeto social articula elementos pedagógicos porque visa conscientizar a sociedade a respeito da realidade e promover a absorção coletiva de conhecimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, analise as afirmativas a seguir.

I. Ao se constituir um processo democrático de decisões, preocupa-se em instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que supere os conflitos, buscando eliminar as relações competitivas, corporativas e autoritárias, rompendo com a rotina do mando impessoal e racionalizado da burocracia que permeia as relações no interior da escola, diminuindo os efeitos fragmentários da divisão do trabalho que reforça as diferenças e hierarquiza os poderes de decisão.

II. Tem a ver com a organização do trabalho pedagógico em dois níveis: como organização da escola como um todo e como organização da sala de aula, incluindo sua relação com o contexto social imediato, procurando preservar a visão de totalidade. Nesta caminhada será importante ressaltar que o Projeto Político-Pedagógico busca a organização do trabalho pedagógico da escola na sua globalidade.

III. Sua principal possibilidade de construção passa pela total autonomia da escola, acerca da capacidade de delinear sua própria identidade. Isto significa resgatar a escola como espaço público, lugar de debate, do diálogo, fundado na reflexão coletiva. Portanto, é preciso entender que o Projeto Político-Pedagógico da escola dará indicações necessárias à organização do trabalho pedagógico, que inclui o trabalho do professor na dinâmica interna da sala de aula.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. I, II e III, apenas.

A reflexão sobre o currículo está instalada como tema central nos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) das escolas e nas propostas dos sistemas de ensino, assim como nas pesquisas, na teoria pedagógica e na formação inicial e permanente dos docentes. Cabe destacar que a palavra currículo tem sido também utilizada para indicar efeitos alcançados na escola, que não estão explicitados nos planos e nas propostas, não sendo sempre, por isso, claramente percebidos pela comunidade escolar. Trata-se do chamado currículo oculto e podemos citar como exemplos, EXCETO:

  • A. Excursões e passeios escolares.
  • B. A forma de distribuição dos alunos pelas turmas.
  • C. Os modos de organizar o espaço e o tempo na escola.
  • D. A forma como a escola incentiva o aluno a chamar a professora.

Acerca do projeto político-pedagógico, documento norteador das atividades de formação de uma instituição educacional, julgue os itens seguintes. Deve-se evitar estabelecer juízos de valor ou abordar questões políticas e ideológicas no projeto político-pedagógico, uma vez que tal documento deve se restringir à identificação dos meios necessários para que a instituição educacional atinja os objetivos planejados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do projeto político-pedagógico, documento norteador das atividades de formação de uma instituição educacional, julgue os itens seguintes. Por ser um instrumento norteador do trabalho de formação da organização, o projeto político-pedagógico deve ser elaborado por especialistas, sem a participação da equipe de formação, a quem cabe a sua execução.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do projeto político-pedagógico, documento norteador das atividades de formação de uma instituição educacional, julgue os itens seguintes. É facultado aos gestores do projeto compartilhar com outros profissionais o planejamento, a avaliação, o acompanhamento e a provisão de recursos dos diversos modelos de planejamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do projeto político-pedagógico, documento norteador das atividades de formação de uma instituição educacional, julgue os itens seguintes. Na construção do projeto político-pedagógico, a avaliação, que deve ser realizada na fase inicial do projeto, e a elaboração do plano de ação precedem o diagnóstico da realidade da instituição.

  • C. Certo
  • E. Errado
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