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Para compreender a situação das diferentes populações que vivem no Brasil e valorizá-las, é necessário trabalhar aspectos ligados à forma de sua organização social. Acerca desse tema, julgue os itens e assinale a alternativa correta.
I O estudo de dados sobre a presença de diferentes formas de organização social em seus países de origem é o bastante para compreender as características culturais de cada povo que compôs a cultura brasileira.
II A imigração forçada dos africanos escravizados no Brasil caracterizou-se, sobretudo, pelas situações de distanciamento de seus membros do grupo de origem.
III A escola pode valorizar diferentes pontos de vista dos grupos sociais para compreender os processos culturais envolvidos na formação da população brasileira.
Todos os itens estão errados.
Apenas os itens I e II estão certos.
Apenas os itens I e III estão certos.
Apenas os itens II e III estão certos.
Todos os itens estão certos.
A educação contemporânea pode contribuir na instauração da cidadania e da democracia como mediadora do processo de construção histórica. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
A cidadania é uma qualificação do exercício da própria condição humana. O gozo dos direitos civis, políticos e sociais é a única expressão concreta desse exercício.
Para a educação cidadã o ideal a ser perseguido é um estado de perfeição previamente contido em sua essência.
A finalidade da educação contemporânea é buscar a perfeição do educando na atualização da potencialidade de sua essência.
A educação para a cidadania precisa empenhar-se em expurgar de cada homem as crenças, as fantasias, as ilusões e as paixões que em nada contribuem para o desenvolvimento de uma consciência crítica.
A cidadania é conquistada por meio de um processo educacional automático de humanização e personalização do ser humano.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, a respeito do assunto tratado no texto acima.
A formação para a cidadania deve ser um dos objetivos fundamentais para a construção de uma educação pública de qualidade.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, a respeito do assunto tratado no texto acima.
No contexto da sociedade contemporânea, a educação pública deve ser capaz de gerar conhecimentos e tecnologia, não deixando de trabalhar a tradição e os valores.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, a respeito do assunto tratado no texto acima.
A educação de qualidade é aquela que promove o domínio, o conhecimento e o desenvolvimento de capacidades cognitivas que atendam às necessidades individuais e sociais dos alunos.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, a respeito do assunto tratado no texto acima.
As ações educacionais devem supervalorizar a competitividade e o individualismo, tendo como meta uma economia seletiva, ou seja, que selecione e favoreça os indivíduos mais adaptados.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, a respeito do assunto tratado no texto acima.
Frente às transformações sociais e ao avanço acelerado da ciência e da tecnologia, a educação brasileira precisa formar quadros profissionais para o desenvolvimento e a formação de riquezas.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
De acordo com Gadotti (1994); há pelo menos duas razões que justificam a implantação de um processo de gestão democrática na escola pública:
A primeira porque a escola deve formar para mercado; a segunda, porque a direção da escola pode melhorar a contratação de professores.
A primeira, porque a escola deve formar para a cidadania; a segunda, porque a gestão democrática pode melhorar o que é específico da escola: o seu ensino.
A primeira porque a escola deve formar para a cidadania; a segunda, porque a gestão democrática pode melhorar a hierarquia da escola.
A primeira porque a escola deve formar para a cidadania; a segunda, porque a gestão democrática pode melhorar o setor financeiro da escola.
A primeira porque a escola deve acompanhar o desenvolvimento empresarial; a segunda, porque a gestão democrática pode melhorar o relacionamento escola-empresa.
Crime contra Índio Pataxó comove o país
... Em mais um triste "Dia do Índio", Galdino saiu à noite com outros indígenas para uma confraternização na Funai. Ao voltar, perdeu-se nas ruas de Brasília (...) . Cansado, sentou-se num banco de parada de ônibus e adormeceu. Às 5 horas da manhã, Galdino acordou ardendo numa grande labareda de fogo. Um grupo "insuspeito" de cinco jovens de classe média alta, entre eles um menor de idade, (...) parou o veículo e, enquanto um se manteve ao volante, os outros quatro dirigiram-se até o local onde se encontrava a vítima. Logo após jogar combustível, atearam fogo no corpo do índio. Os criminosos foram presos e conduzidos à 1a Delegacia de Polícia do DF onde confessaram o ato monstruoso. Aí, a estupefação: "os jovens queriam apenas se divertir"...
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs, os Temas Transversais trabalham questões importantes, urgentes e presentes sob várias formas na vida cotidiana, porque o compromisso com a construção da cidadania
exige a compreensão das várias necessidades das diferentes classes sociais e um trabalho diferenciado com cada grupo de alunos em função de seu status socioeconômico.
pede necessariamente uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal, coletiva e ambiental.
requer um profissional com especialização nos vários problemas que a prática de sala de aula apresenta no cotidiano escolar atual.
impõe uma nova dinâmica na organização escolar, exigindo maior dedicação por parte dos professores que não apresentam competência para lidar com a realidade atual.
necessita de profissionais que saibam impor respeito a seus alunos e resgatem valores morais perdidos na sociedade contemporânea.
Uma mesma compreensão da prática educativa e uma mesma metodologia de trabalho não operam necessariamente de forma idêntica em contextos diferentes. A intervenção é histórica, é cultural, é política...
Diante disso, é correto afirmar que
é preciso criar metodologias eficazes para a transmissão do conhecimento universal.
a prática de ensino, fruto da experiência docente, não exige dinâmicas inovadoras.
as experiências não podem ser transplantadas, mas reinventadas.
uma metodologia eficiente é aquela que prescinde do processo de ensino.
é preciso uma prática de ensino em que o aluno respeite a história profissional do professor.
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