Questões sobre Relação de Educação e Sociedade

Lista completa de Questões sobre Relação de Educação e Sociedade para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para compreender a situação das diferentes populações que vivem no Brasil e valorizá-las, é necessário trabalhar aspectos ligados à forma de sua organização social. Acerca desse tema, julgue os itens e assinale a alternativa correta.

I O estudo de dados sobre a presença de diferentes formas de organização social em seus países de origem é o bastante para compreender as características culturais de cada povo que compôs a cultura brasileira.

II A imigração forçada dos africanos escravizados no Brasil caracterizou-se, sobretudo, pelas situações de distanciamento de seus membros do grupo de origem.

III A escola pode valorizar diferentes pontos de vista dos grupos sociais para compreender os processos culturais envolvidos na formação da população brasileira.

  • A.

    Todos os itens estão errados.

  • B.

    Apenas os itens I e II estão certos.

  • C.

    Apenas os itens I e III estão certos.

  • D.

    Apenas os itens II e III estão certos.

  • E.

    Todos os itens estão certos.

A educação contemporânea pode contribuir na instauração da cidadania e da democracia como mediadora do processo de construção histórica. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A cidadania é uma qualificação do exercício da própria condição humana. O gozo dos direitos civis, políticos e sociais é a única expressão concreta desse exercício.

  • B.

    Para a educação cidadã o ideal a ser perseguido é um estado de perfeição previamente contido em sua essência.

  • C.

    A finalidade da educação contemporânea é buscar a perfeição do educando na atualização da potencialidade de sua essência.

  • D.

    A educação para a cidadania precisa empenhar-se em expurgar de cada homem as crenças, as fantasias, as ilusões e as paixões que em nada contribuem para o desenvolvimento de uma consciência crítica.

  • E.

    A cidadania é conquistada por meio de um processo educacional automático de humanização e personalização do ser humano.

Julgue os itens a seguir, a respeito do assunto tratado no texto acima.

A formação para a cidadania deve ser um dos objetivos fundamentais para a construção de uma educação pública de qualidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, a respeito do assunto tratado no texto acima.

No contexto da sociedade contemporânea, a educação pública deve ser capaz de gerar conhecimentos e tecnologia, não deixando de trabalhar a tradição e os valores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, a respeito do assunto tratado no texto acima.

A educação de qualidade é aquela que promove o domínio, o conhecimento e o desenvolvimento de capacidades cognitivas que atendam às necessidades individuais e sociais dos alunos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, a respeito do assunto tratado no texto acima.

As ações educacionais devem supervalorizar a competitividade e o individualismo, tendo como meta uma economia seletiva, ou seja, que selecione e favoreça os indivíduos mais adaptados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, a respeito do assunto tratado no texto acima.

Frente às transformações sociais e ao avanço acelerado da ciência e da tecnologia, a educação brasileira precisa formar quadros profissionais para o desenvolvimento e a formação de riquezas.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com Gadotti (1994); há pelo menos duas razões que justificam a implantação de um processo de gestão democrática na escola pública:

  • A.

    A primeira porque a escola deve formar para mercado; a segunda, porque a direção da escola pode melhorar a contratação de professores.

  • B.

    A primeira, porque a escola deve formar para a cidadania; a segunda, porque a gestão democrática pode melhorar o que é específico da escola: o seu ensino.

  • C.

    A primeira porque a escola deve formar para a cidadania; a segunda, porque a gestão democrática pode melhorar a hierarquia da escola.

  • D.

    A primeira porque a escola deve formar para a cidadania; a segunda, porque a gestão democrática pode melhorar o setor financeiro da escola.

  • E.

    A primeira porque a escola deve acompanhar o desenvolvimento empresarial; a segunda, porque a gestão democrática pode melhorar o relacionamento escola-empresa.

Crime contra Índio Pataxó comove o país

 ... Em mais um triste "Dia do Índio", Galdino saiu à noite com outros indígenas para uma confraternização na Funai. Ao voltar, perdeu-se nas ruas de Brasília (...) . Cansado, sentou-se num banco de parada de ônibus e adormeceu. Às 5 horas da manhã, Galdino acordou ardendo numa grande labareda de fogo. Um grupo "insuspeito" de cinco jovens de classe média alta, entre eles um menor de idade, (...) parou o veículo e, enquanto um se manteve ao volante, os outros quatro dirigiram-se até o local onde se encontrava a vítima. Logo após jogar combustível, atearam fogo no corpo do índio. Os criminosos foram presos e conduzidos à 1a Delegacia de Polícia do DF onde confessaram o ato monstruoso. Aí, a estupefação: "os jovens queriam apenas se divertir"...

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs, os Temas Transversais trabalham questões importantes, urgentes e presentes sob várias formas na vida cotidiana, porque o compromisso com a construção da cidadania

  • A.

    exige a compreensão das várias necessidades das diferentes classes sociais e um trabalho diferenciado com cada grupo de alunos em função de seu status socioeconômico.

  • B.

    pede necessariamente uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal, coletiva e ambiental.

  • C.

    requer um profissional com especialização nos vários problemas que a prática de sala de aula apresenta no cotidiano escolar atual.

  • D.

    impõe uma nova dinâmica na organização escolar, exigindo maior dedicação por parte dos professores que não apresentam competência para lidar com a realidade atual.

  • E.

    necessita de profissionais que saibam impor respeito a seus alunos e resgatem valores morais perdidos na sociedade contemporânea.

Uma mesma compreensão da prática educativa e uma mesma metodologia de trabalho não operam necessariamente de forma idêntica em contextos diferentes. A intervenção é histórica, é cultural, é política...

Diante disso, é correto afirmar que

  • A.

    é preciso criar metodologias eficazes para a transmissão do conhecimento universal.

  • B.

    a prática de ensino, fruto da experiência docente, não exige dinâmicas inovadoras.

  • C.

    as experiências não podem ser transplantadas, mas reinventadas.

  • D.

    uma metodologia eficiente é aquela que prescinde do processo de ensino.

  • E.

    é preciso uma prática de ensino em que o aluno respeite a história profissional do professor.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...