Lista completa de Questões sobre Relação de Educação e Sociedade para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A escola é considerada laboratório de democracia, priorizando os estudantes e suas inquietações; local de experiências purificadas das imperfeições da sociedade; onde se formam sujeitos capazes de influir positivamente no meio social, implementando novas estruturas democráticas e atuando na renovação constante dos costumes, e não, na sua simples preservação. Essas idéias estão ligadas ao pensamento de
Émile Dürkheim.
Karl Marx.
John Dewey.
Louis Althusser.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Assinale a opção correta acerca da função social da educação para Gramsci.
A escola, como parte da superestrutura, tem dupla função dialética: reproduzir e minar a estrutura da sociedade capitalista.
Na sociedade capitalista, só a burguesia tem o poder de transmitir a sua ideologia por meio da escola, porque ela é a classe dominante.
A escola é o principal instrumento de preparação de mão-de-obra para o mercado de trabalho.
A educação, mediada pelas gerações mais velhas, prepara as gerações novas para a vida.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando as bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens subsequentes.
Bruner é o principal representante da teoria das múltiplas inteligências, que propõe a identificação das inteligências mais marcantes de cada aprendiz.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando as bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens subsequentes.
Ausubel destaca o aprendizado experimental, o aspecto interacional, a motivação e o interesse do aprendiz para uma aprendizagem bem sucedida.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando as bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens subsequentes.
O gestaltismo enfatiza o contexto em que ocorre o estímulo e no qual o insight tem origem e é percebido pelo aprendiz.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando as bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens subsequentes.
Para Vygotsky, a aprendizagem ocorre quando uma nova informação ancora-se em conceitos ou proposições relevantes preexistentes.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir, de acordo com as perspectivas sociológicas das relações entre educação e sociedade.
A concepção liberal da ação educativa de formação intelectual sobre personalidades individuais foi defendida por Mannheim.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir, de acordo com as perspectivas sociológicas das relações entre educação e sociedade.
A sala de aula é considerada por Parsons como o principal agente e espaço de socialização e de desenvolvimento do desempenho de papéis adultos pelas crianças.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir, de acordo com as perspectivas sociológicas das relações entre educação e sociedade.
Segundo Max Weber, o processo de racionalidade burocrática permite o desvelamento da ideologia presente na ordem social vigente e na própria organização do trabalho pedagógico.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir, de acordo com as perspectivas sociológicas das relações entre educação e sociedade.
Durkheim analisa a educação como um ideal abstrato e único dirigido a determinada natureza humana, sem distinção.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...