Questões sobre Relação de Educação e Sociedade

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Assinale a alternativa incorreta acerca da inserção de um projeto pedagógico em museus que considere a diversidade, a inclusão e a preservação da memória.

  • A.

    Dada a complexidade da sociedade brasileira, rica em manifestações culturais diversificadas, o papel dos museus, no âmbito de políticas públicas de caráter mais amplo, é de fundamental importância para a valorização do patrimônio cultural como dispositivo estratégico de aprimoramento dos processos democráticos.

  • B.

    A noção de patrimônio cultural (material e imaterial), do ponto de vista museológico, implica a abertura para o trato com o tangível e o intangível, a dimensão cultural pressuposta na relação dos diferentes grupos sociais e étnicos com os diversos elementos da natureza, bem como o respeito às culturas indígenas e afrodescendentes, por exemplo.

  • C.

    Para cumprir seu papel, os museus devem pensar em processos inclusivos que considerem o diálogo de várias áreas do saber (Sociologia, Antropologia, História) e tais processos precisam estar a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento.

  • D.

    A partir da gestão democrática e participativa, construída no contexto do qual fazem parte, os museus devem ser também unidades de investigação e interpretação, de mapeamento, documentação e preservação cultural, de comunicação e exposição dos testemunhos do homem e da natureza.

  • E.

    Os museus devem gerir financeiramente seus projetos e cuidar para que a captação de recursos seja unicamente destinada à preservação e segurança de seu acervo.

Acerca das informações apresentadas no texto acima, é correto afirmar que

  • A.

    entre as várias possibilidades de associarmos a preservação dos objetos de interesse dos museus à memória de um povo, está o valor histórico: um objeto museal só tem valor se a ele estiver atrelado seu sentido imediatamente histórico.

  • B.

    a alusão aos baús pessoais faz referência direta à memória e, nesse sentido compreende-se memória como extensão daquilo que, além de ser guardado (memorizado), pode ser acessado e compartilhado com os outros.

  • C.

    se associarmos a palavra museu ao seu contexto original (Musea: do latim memória), o significado do baú pessoal se potencializa, visto que passa a dar sentido àquilo que tem valor para cada sujeito.

  • D.

    a relação a museus (novos e velhos) pode ser entendida como o significado original do museu: lugar onde se preserva o que tem significado para um contexto social predominante.

  • E.

    pela situação histórica brasileira, o museu surge como ferramenta importante para o resgate do interesse pelas produções artísticas do passado. Por isso o interesse em manter ativos apenas os museus que guardam tais produções.

Julgue os itens a seguir, a respeito da interação entre a produção cultural de um povo e as imbricações sociais, e assinale a alternativa correta.

I O cientista social, ao estudar uma ocorrência da produção cultural, procura diferenciar o fato histórico do fato social.

II Ao tratar de descrever uma ocorrência cultural, o cientista social procura identificar, compreender e interpretar as necessidades psicossociais e socioculturais determinadas.

III A abordagem de uma ocorrência cultural, precisa aterse às inter-relações sociais, históricas e culturais.

IV Ao estudar uma ocorrência cultural, é necessário entender que há uma necessidade permanente em separar o que é da investigação do cientista social e o que é da investigação dos estudos culturais.

V As ocorrências culturais não dependem de sua abrangência social.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1

  • B.

    2

  • C.

    3

  • D.

    4

  • E.

    5

Responda às questões levantadas pelo autor, assinalando a alternativa correta.

  • A.

    O folclore na educação formal pode reunir elementos que informam acerca de tradições com elementos de cunho social, cultural e histórico.

  • B.

    Os estudos folclóricos não fazem parte da educação formal pelo fato de não possuírem objetos definidos.

  • C.

    Fora da realidade de muitos alunos, principalmente nos grandes centros urbanos, não há nenhuma possibilidade de inter-relacionar o valor educativo do folclore.

  • D.

    Fora da realidade dos alunos do interior do País não há nenhuma possibilidade de inter-relacionar o valor educativo do folclore.

  • E.

    Os estudos folclóricos não fazem parte da educação formal pelo fato de não possuírem métodos de estudos definidos.

Analise as figuras e o texto a seguir que consideram cultura e identidade.

Ao analisar as relações entre as mentalidades grupais e folclore, Florestan Fernandes propõe que “o folclore surgiu com um problema prático a resolver: determinar o tipo de conhecimento peculiar ao povo, através da análise dos elementos que constituem a sua cultura material e não material (estudo de alguns elementos ergológicos, de vestuário, adornos, lendas, tradições, “superstições”, danças,adivinhas, provérbios, encenações do gênero do teatro popular etc.)”. (Florestan Fernandes. 2003, p. 61.)

A partir da análise das figuras e do trecho apresentados, assinale a alternativa correta.

  • A.

    As figuras 1 e 4 referem-se às manifestações elitistas e não incluem a participação natural das pessoas, mas, sim, a escolha de sujeitos mais cultos e envolvidos com as manifestações elitistas.

  • B.

    As figuras 3 e 4 detêm o caráter de conhecimentos específicos de um povo e sua manutenção a partir de manifestações que atravessam um recorte de tempo, materializando-se pela tradição.

  • C.

    As figuras 1, 2 e 3 apresentam a dança popular em manifestações diferentes; porém, baseadas nas tradições das classes econômica e culturalmente menos favorecidas.

  • D.

    A figura 2, pelo fato de receber influência maciça dos meios de comunicação e das tradições orais, é a única que não se enquadra no trecho apresentado.

  • E.

    Todas as figuras se enquadram no pensamento do autor pelo fato de advirem de um espaço comum: camadas mais baixas da sociedade que constroem suas tradições a partir da oralidade.

A ética, atualmente, tem a ver com as referências econômicas, políticas e sociais. Qualquer ação que promova a degradação do homem não pode ser considerada moralmente boa ou eticamente correta. Assim entendido, o compromisso ético da educação e dos educadores é com

  • A.

    o respeito à dignidade humana.

  • B.

    as classes dominadas.

  • C.

    a reprodução ideológica.

  • D.

    A manutenção do “status quo”.

  • E.

    As relações opressivas de poder.

Julgue os itens em relação ao tema Educação e Ideologia e assinale a alternativa correta.

I A educação pode assumir um caráter ideologizador.

II A educação não reproduz a ideologia social.

III Os grupos dominantes não se utilizam da escola para manter o “status quo”.

IV Os conceitos e valores, divulgados pela escola, criam ideologia.

V A ideologia é reproduzida por meio das relações sociais.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1

  • B.

    2

  • C.

    3

  • D.

    4

  • E.

    5

O tema meio ambiente pode ser amplamente trabalhado nas escolas, mas, fazem-se necessárias interações diversas dentro da escola e desta com outros setores da sociedade. Acerca desse tema, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    Trabalhar o meio ambiente como tema transversal não envolve, necessariamente, toda a comunidade escolar, pois os atores mais importantes no processo são os alunos e os professores.

  • B.

    O trabalho desenvolvido pelas universidades, organizações governamentais e não governamentais, na área ambiental, não serve para a educação ambiental da educação básica, em virtude de não ter uma característica pedagógica.

  • C.

    Os professores, especialistas da área, são os únicos responsáveis para que os alunos construam uma visão global das questões ambientais.

  • D.

    A tarefa da escola é proporcionar um ambiente saudável e coerente com relação àquilo que ela pretende que seus alunos aprendam, formando cidadãos capazes de atitudes de proteção e melhoria do meio ambiente.

  • E.

    A escola é o único agente educativo que modifica os padrões de comportamento das pessoas e as informações veiculadas pela mídia.

O Brasil é considerado um dos países com maior variedade de experiências em educação ambiental. Essa diversidade de experiências aponta para uma melhoria no uso das riquezas naturais, o que exige, antes de tudo, mudanças de comportamentos, atitudes e valores. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O tratado de educação ambiental para as sociedades sustentáveis de caráter não oficial é resultado da Rio/92.

  • B.

    O tratado de educação ambiental busca ensinar de forma acrítica os conceitos de ciência da ecologia, reduzindo a educação ambiental a uma visão exotérico-existencial.

  • C.

    A educação ambiental deve trabalhar com os vínculos de identidade com o entorno socioambiental não incluindo a sensibilidade, a emoção e as energias pessoais.

  • D.

    A assinatura oficial do tratado de educação ambiental foi realizada durante o fórum das organizações não governamentais na Rio/92.

  • E.

    A educação ambiental pode ser comparada ao adestramento ou à transmissão de conhecimentos científicos.

Por volta da metade do século XX, ao conhecimento científico da ecologia somou-se um movimento ambientalista voltado, principalmente, para preservação de grandes áreas e ecossistemas “intocados” pelo ser humano, criando-se parques e reservas. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A constatação da inevitável interferência que uma nação exerce sobre outra, por meio de ações relacionadas ao meio ambiente, passa a compor a lista dos temas de relevância internacional.

  • B.

    Os recursos naturais e o meio ambiente não interferem no planejamento político e econômico dos governos.

  • C.

    A preocupação com as questões ambientais em todo o planeta ficou conhecida como globalização econômica.

  • D.

    O caráter de conservação impõe regras ao crescimento, mas instiga a exploração capitalista.

  • E.

    O consumismo não apresenta vínculos com as campanhas em defesa do meio ambiente.

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