Questões sobre Relação de Educação e Sociedade

Lista completa de Questões sobre Relação de Educação e Sociedade para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com a perspectiva sociológica da educação, segundo Gramsci,

a conquista da hegemonia na sociedade por meio da formação do intelectual orgânico é a função da escola.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com a perspectiva sociológica da educação, segundo Gramsci,

a escola deve contribuir com o aumento da produtividade, por meio da adaptação dos indivíduos.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com a perspectiva sociológica da educação, segundo Gramsci,

a função da escola está relacionada à busca de transformação da sociedade que é desigual.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com a perspectiva sociológica da educação, segundo Gramsci,

o processo educativo ocorre pela transmissão de valores e saberes da geração mais velha para aquelas mais jovens.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção que apresenta o conceito correto de reprodução social.

  • A.

    Processo de crescimento econômico centrado nas atividades produtivas.

  • B.

    Processo de crescimento populacional relacionado ao desenvolvimento humano.

  • C.

    Processo que envolve tanto a produção como os serviços sociais, e as diversas atividades de gestão do desenvolvimento como planejamento, segurança, entre outras.

  • D.

    Processo que envolve a produção de atividades sociais destinadas às classes D.

Nas diferentes turmas das escolas de educação infantil, é evidente a necessidade de se atender a diversidade das crianças, o que demonstra que, nesse nível, a prática pedagógica deve ser organizada a partir de uma pedagogia da diversidade. Em relação a esse tema, julgue os itens seguintes.

I Há grandes diferenças entre as crianças nesse nível de escolaridade, uma vez que as mudanças são evidentes no decorrer de um ano para o outro.

II A influência do meio escolar é mais evidente nessa faixa etária, fazendo que as capacidades e os comportamentos das crianças se apresentem de maneira diversificada.

III O fato de o acesso a esse nível de ensino não ser obrigatório provoca, em um grupo de crianças com a mesma idade, diferenças de adaptação ao ritmo escolar.

IV Existe, nessa fase, uma atitude mais positiva de aceitação às diferenças, tratadas como algo natural.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1.

  • B.

    2.

  • C.

    3.

  • D.

    4.

Acerca da temática educação, julgue os itens seguintes.

No campo da sociologia da educação, destaca-se a presença dos clássicos Durkheim, Marx e Weber que contemplaram em suas análises os sistemas educacionais. Durkheim, por exemplo, comparou a educação alemã àquela dos literati chineses e Weber estuda o sistema educacional francês.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ao se definir o homem como sujeito de saber, se enfatiza que ele desenvolve uma atividade que lhe é própria e essa atividade do sujeito de saber supõe certa relação com a linguagem e o seu tempo. O saber é uma relação e não existe saber que não esteja inscrito em relações de saber. Nessa perspectiva, não existe saber científico ou prático, mas científicas e práticas são as relações que se estabelecem com o saber. O saber é uma construção histórica e coletiva da qual o sujeito se apropria, desde que esteja em uma relação com o mundo. Neste sentido, podem-se considerar constituintes do aprender, EXCETO:

  • A. a noção de história individual.
  • B. a ação no mundo.
  • C.

    a regulação da relação com os outros e consigo mesmo.

  • D. a constituição de um universo de saberes-objetos.

Os comportamentos violentos na escola têm uma intencionalidade lesiva. Podem ser exógenos, ou seja, determinados de fora para dentro, como acontece nos bairros degradados invadidos pela miséria e pela toxicodependência, onde agentes estranhos ao meio o invadem e o destroem; pode tratar-se de violência contra a escola, em que alunos problema assumem um verdadeiro desafio à ordem e à hierarquia escolares, destruindo material e impondo um clima de desrespeito permanente; ou são simplesmente comportamentos violentos na escola, que ocorrem, sobretudo quando esta não organiza ambientes suficientemente tranqüilos para a construção de valores característicos a este local. A violência pode ser desencadeada como fruto de muitas situações de indisciplina que não foram resolvidas e que constituem a origem de um comportamento mais agressivo. Nesse sentido, são considerados quesitos importantes para minimizar o comportamento violento na escola, EXCETO:

  • A. permeabilidade para a mudança e para a inovação.
  • B. investimento nas questões técnico-metodológicas.
  • C. investimento na relação professor-aluno.
  • D. fidelidade ao contrato pedagógico.

A contemporaneidade mostra uma "sociedade pedagógica", revelando amplos campos de atuação pedagógica. Sendo assim, podemos definir para o pedagogo duas esferas de ação educativa, a saber:

  • A. escolar e política.
  • B. escolar e econômica.
  • C. escolar e extra-escolar.
  • D. econômica e extra-escolar.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...