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Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir, de acordo com as perspectivas sociológicas das relações entre educação e sociedade.
Para Marx, a educação é capaz de promover, por si mesma, a transformação necessária da sociedade.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando a relação entre a educação e a sociedade, julgue os itens subsequentes.
A escola tem o papel de implementar novas estruturas democráticas por meio da atuação na renovação constante dos costumes e não na sua simples preservação, segundo John Dewey.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando a relação entre a educação e a sociedade, julgue os itens subsequentes.
No início da escolarização, a igualdade e a homogeneidade entre os alunos considerados competidores, sem diferenciação de status socioeconômico entre eles, é um princípio idealizado por Talcott Parsons.
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Considerando a relação entre a educação e a sociedade, julgue os itens subsequentes.
A educação única e universal, apropriada para toda a natureza humana indistintamente, não sendo determinada por estruturas sociais é a premissa que fundamenta a concepção durkheimiana.
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Considerando o contexto da globalização e com base nas DCN e nas teorias que abordam o tema da relação entre educação e sociedade, julgue os seguintes itens.
I Os estudos sobre desigualdade social, em contexto globalizado, comprovaram a importância da escolaridade como vetor que contribui para aumentar a renda do indivíduo e o desenvolvimento social, a longo prazo.
II A crença liberal na relação proporcional entre educação e democracia foi subsumida pelas DCN, que contemplam o respeito à ordem democrática como eixo norteador a ser desenvolvido em toda a educação básica.
III A globalização do capitalismo transformou o conhecimento e a informação em insumos produtivos. O vetor escolaridade assume centralidade na estrutura econômica, política e cultural das sociedades contemporâneas. Nessa conjuntura social, os processos pedagógicos devem ser voltados para a formação do especialista, uma vez que a divisão técnica do trabalho não desapareceu, mas também do profissional em construção, com ser aprendente, ou seja, continuamente capaz de desenvolver novas habilidades.
Assinale a opção correta.
Apenas o item I está certo.
Apenas o item II está certo.
Apenas o item III está certo.
Apenas os itens II e III estão certos.
Todos os itens estão certos.
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Considerando as DCN e as teorias que abordam o tema da relação entre educação e sociedade, julgue os itens a seguir.
I O positivismo de Émile Durkheim consagrou a crença na necessidade de uma formação básica, comum a todo cidadão, como forma de humanizar o homem.
II A proposta de Émile Durkheim de formação básica comum a todo cidadão cristalizou-se na legislação educacional brasileira, a ser contemplada no ensino fundamental e médio.
III A corrente liberal, expressa principalmente no pensamento de John Dewey, considera a escolarização do indivíduo um insumo insubstituível ao desenvolvimento econômico e à democratização política da sociedade.
Assinale a opção correta.
Apenas o item I está certo.
Apenas o item II está certo
Apenas o item III está certo.
Apenas os itens II e III estão certos.
Todos os itens estão certos.
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O fenômeno da alienação tem importância em várias perspectivas teóricas que relacionam educação e sociedade, especialmente no pensamento marxista. Com relação às abordagens desenvolvidas pelo pensamento marxista acerca do fenômeno da alienação, assinale a opção correta.
Bernstein considera que toda e qualquer cultura produz determinado grau de alienação. Nesse contexto, o papel socializador da educação é desalienar o homem.
Althusser enfatiza a contribuição dos aparelhos ideológicos do estado nas sociedades capitalistas como produtores de alienação, cuja principal função é a inculcação da ideologia dominante.
Bourdieu e Passeron ressaltam a função ideológica do aparelho escolar como reprodutor da ideologia dominante, contribuindo sobremaneira para a reprodução da alienação.
Karl Marx demonstra que a função da educação é fornecer uma base comum a todo indivíduo, a fim de diminuir as desigualdades sociais e, consequentemente, a alienação econômico-político-cultural.
Antônio Gramsci explica que os professores são funcionários ideológicos do Estado e têm a função principal de inculcação da ideologia dominante, sendo, desse modo, os principais responsáveis pela alienação dos alunos.
Em relação ao texto, assinale a alternativa que corresponda aos desdobramentos da leitura.
Entre as inserções pedagógicas, a Educação Ambiental é o principal veículo promotor da consciência individual, fator primordial para o entendimento da complexidade advinda das problemáticas contemporâneas.
Por se tratar de um processo, a Educação Ambiental necessita, primeiramente, de conhecimento prévio, por parte dos envolvidos, acerca da importância das ações governamentais e sua devida aplicação.
Sujeitos, escola, mundo. Dessa tríade devem emanar inter-relações que permitam o entendimento do todo e das partes, do local e do global, do individual e do coletivo.
Importante observar que, a partir do posicionamento do autor, as ações de enfrentamento devem surgir no meio e adentrar a escola, mobilizando ações afirmativas de intervenção.
A escola deve ter como meta promover as ações individuais. É na individualidade que percebemos um entendimento que inove o trabalho colaborativo e as ações solidárias, por exemplo.
Julgue os itens a seguir, acerca da identidade cultural e assinale a alternativa correta.
I A identidade cultural é um conjunto vivo de relações sociais e patrimônios simbólicos, historicamente compartilhados, mediados por recorte espaço-temporal.
II A identidade cultural estabelece a comunhão de determinados valores entre os membros de uma sociedade e preconiza, também, os modos como essa sociedade se relaciona com outras culturas.
III Cultura e sociedade caminham juntas, visto que não há sociedade incapaz de produzir cultura e nem cultura que não seja produto de uma sociedade.
IV Pode-se compreender a constituição de uma identidade em manifestações que podem envolver um amplo número de situações que vão desde a fala até a participação em certos eventos, por exemplo.
Todos os itens estão errados.
Há apenas um item certo.
Há apenas dois itens certos.
Há apenas três itens certos.
Todos os itens estão certos.
Um projeto pedagógico a ser implantado em um museu deve considerar os aspectos norteadores possibilitados com seus acervos, o contexto cultural e histórico desse acervo, a acessibilidade de um público diverso e a possibilidade de inclusões de elementos de discussão que possam fruir no ambiente escolar. Assinale a alternativa que não pode fazer parte da proposta pedagógica de um museu de alto valor histórico.
Dinâmica de grupo sobre a trajetória do objeto inserido em um museu de história a partir do significado dos seus papéis em uma sociedade.
Análise do discurso museológico e sua aplicação pedagógica, dentro e fora do ambiente do museu.
Exibição de vídeos que abordem as várias linguagens utilizadas na comunicação entre a Coordenação de Educação e seu público-alvo.
Visitas mediadas às exposições com profissionais qualificados, formados exclusivamente em instituições com as quais o museu tenha convênio ou parcerias institucionais.
Sugestões de atividades para visitas com escolares, incluindo-se a distribuição de material pedagógico que possa ser utilizado tanto nas dependências do museu quanto na sala de aula.
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