Questões sobre Relação de Educação e Sociedade

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Julgue os itens a seguir, de acordo com as perspectivas sociológicas das relações entre educação e sociedade.

Para Marx, a educação é capaz de promover, por si mesma, a transformação necessária da sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a relação entre a educação e a sociedade, julgue os itens subsequentes.

A escola tem o papel de implementar novas estruturas democráticas por meio da atuação na renovação constante dos costumes e não na sua simples preservação, segundo John Dewey.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a relação entre a educação e a sociedade, julgue os itens subsequentes.

No início da escolarização, a igualdade e a homogeneidade entre os alunos considerados competidores, sem diferenciação de status socioeconômico entre eles, é um princípio idealizado por Talcott Parsons.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a relação entre a educação e a sociedade, julgue os itens subsequentes.

A educação única e universal, apropriada para toda a natureza humana indistintamente, não sendo determinada por estruturas sociais é a premissa que fundamenta a concepção durkheimiana.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o contexto da globalização e com base nas DCN e nas teorias que abordam o tema da relação entre educação e sociedade, julgue os seguintes itens.

I Os estudos sobre desigualdade social, em contexto globalizado, comprovaram a importância da escolaridade como vetor que contribui para aumentar a renda do indivíduo e o desenvolvimento social, a longo prazo.

II A crença liberal na relação proporcional entre educação e democracia foi subsumida pelas DCN, que contemplam o respeito à ordem democrática como eixo norteador a ser desenvolvido em toda a educação básica.

III A globalização do capitalismo transformou o conhecimento e a informação em insumos produtivos. O vetor escolaridade assume centralidade na estrutura econômica, política e cultural das sociedades contemporâneas. Nessa conjuntura social, os processos pedagógicos devem ser voltados para a formação do especialista, uma vez que a divisão técnica do trabalho não desapareceu, mas também do profissional em construção, com ser aprendente, ou seja, continuamente capaz de desenvolver novas habilidades.

Assinale a opção correta.

  • A.

    Apenas o item I está certo.

  • B.

    Apenas o item II está certo.

  • C.

    Apenas o item III está certo.

  • D.

    Apenas os itens II e III estão certos.

  • E.

    Todos os itens estão certos.

Considerando as DCN e as teorias que abordam o tema da relação entre educação e sociedade, julgue os itens a seguir.

I O positivismo de Émile Durkheim consagrou a crença na necessidade de uma formação básica, comum a todo cidadão, como forma de humanizar o homem.

II A proposta de Émile Durkheim de formação básica comum a todo cidadão cristalizou-se na legislação educacional brasileira, a ser contemplada no ensino fundamental e médio.

III A corrente liberal, expressa principalmente no pensamento de John Dewey, considera a escolarização do indivíduo um insumo insubstituível ao desenvolvimento econômico e à democratização política da sociedade.

Assinale a opção correta.

  • A.

    Apenas o item I está certo.

  • B.

    Apenas o item II está certo

  • C.

    Apenas o item III está certo.

  • D.

    Apenas os itens II e III estão certos.

  • E.

    Todos os itens estão certos.

O fenômeno da alienação tem importância em várias perspectivas teóricas que relacionam educação e sociedade, especialmente no pensamento marxista. Com relação às abordagens desenvolvidas pelo pensamento marxista acerca do fenômeno da alienação, assinale a opção correta.

  • A.

    Bernstein considera que toda e qualquer cultura produz determinado grau de alienação. Nesse contexto, o papel socializador da educação é desalienar o homem.

  • B.

    Althusser enfatiza a contribuição dos aparelhos ideológicos do estado nas sociedades capitalistas como produtores de alienação, cuja principal função é a inculcação da ideologia dominante.

  • C.

    Bourdieu e Passeron ressaltam a função ideológica do aparelho escolar como reprodutor da ideologia dominante, contribuindo sobremaneira para a reprodução da alienação.

  • D.

    Karl Marx demonstra que a função da educação é fornecer uma base comum a todo indivíduo, a fim de diminuir as desigualdades sociais e, consequentemente, a alienação econômico-político-cultural.

  • E.

    Antônio Gramsci explica que os professores são funcionários ideológicos do Estado e têm a função principal de inculcação da ideologia dominante, sendo, desse modo, os principais responsáveis pela alienação dos alunos.

Em relação ao texto, assinale a alternativa que corresponda aos desdobramentos da leitura.

  • A.

    Entre as inserções pedagógicas, a Educação Ambiental é o principal veículo promotor da consciência individual, fator primordial para o entendimento da complexidade advinda das problemáticas contemporâneas.

  • B.

    Por se tratar de um processo, a Educação Ambiental necessita, primeiramente, de conhecimento prévio, por parte dos envolvidos, acerca da importância das ações governamentais e sua devida aplicação.

  • C.

    Sujeitos, escola, mundo. Dessa tríade devem emanar inter-relações que permitam o entendimento do todo e das partes, do local e do global, do individual e do coletivo.

  • D.

    Importante observar que, a partir do posicionamento do autor, as ações de enfrentamento devem surgir no meio e adentrar a escola, mobilizando ações afirmativas de intervenção.

  • E.

    A escola deve ter como meta promover as ações individuais. É na individualidade que percebemos um entendimento que inove o trabalho colaborativo e as ações solidárias, por exemplo.

Julgue os itens a seguir, acerca da identidade cultural e assinale a alternativa correta.

I A identidade cultural é um conjunto vivo de relações sociais e patrimônios simbólicos, historicamente compartilhados, mediados por recorte espaço-temporal.

II A identidade cultural estabelece a comunhão de determinados valores entre os membros de uma sociedade e preconiza, também, os modos como essa sociedade se relaciona com outras culturas.

III Cultura e sociedade caminham juntas, visto que não há sociedade incapaz de produzir cultura e nem cultura que não seja produto de uma sociedade.

IV Pode-se compreender a constituição de uma identidade em manifestações que podem envolver um amplo número de situações que vão desde a fala até a participação em certos eventos, por exemplo.

  • A.

    Todos os itens estão errados.

  • B.

    Há apenas um item certo.

  • C.

    Há apenas dois itens certos.

  • D.

    Há apenas três itens certos.

  • E.

    Todos os itens estão certos.

Um projeto pedagógico a ser implantado em um museu deve considerar os aspectos norteadores possibilitados com seus acervos, o contexto cultural e histórico desse acervo, a acessibilidade de um público diverso e a possibilidade de inclusões de elementos de discussão que possam fruir no ambiente escolar. Assinale a alternativa que não pode fazer parte da proposta pedagógica de um museu de alto valor histórico.

  • A.

    Dinâmica de grupo sobre a trajetória do objeto inserido em um museu de história a partir do significado dos seus papéis em uma sociedade.

  • B.

    Análise do discurso museológico e sua aplicação pedagógica, dentro e fora do ambiente do museu.

  • C.

    Exibição de vídeos que abordem as várias linguagens utilizadas na comunicação entre a Coordenação de Educação e seu público-alvo.

  • D.

    Visitas mediadas às exposições com profissionais qualificados, formados exclusivamente em instituições com as quais o museu tenha convênio ou parcerias institucionais.

  • E.

    Sugestões de atividades para visitas com escolares, incluindo-se a distribuição de material pedagógico que possa ser utilizado tanto nas dependências do museu quanto na sala de aula.

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