Questões sobre Relação de Educação e Sociedade

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Quando foi criado o Programa Sentinela?

  • A. 1995.
  • B. 1999.
  • C. 2001.
  • D. 2004.
  • E. 2006.

Assinale a alternativa que expressa corretamente a relação que existe entre a classe dominante e a educação das classes dominadas:

  • A.

    A classe dominante não se preocupa com a educação da classe dominada, que é a grande maioria da população.

  • B.

    A educação transmitida às classes dominadas é uma educação desprovida de interesses econômicos.

  • C.

    A classe dominante interfere na educação das classes dominadas, explicitando claramente os valores a serem desenvolvidos.

  • D.

    A educação é um meio de dominação. Por meio dela, a classe dominante impõe implicitamente seus valores ao resto da sociedade.

  • E.

    N.R.A

Na questão de segurança, é preciso que se observe com atenção os riscos que podemos classificar em diversos padrões e enumerá-los, EXCETO:

  • A.

    Ocorrências devido ao ambiente.

  • B.

    Ocorrências maldosas mencionadas pelo Educador Social.

  • C.

    Ocorrências devido a fatores emocionais e psicológicos.

  • D.

    Ocorrência devido a falta de proteção eficiente.

  • E.

    Ocorrências naturais e ocasionais.

Nas alternativas abaixo, marque a que NÃO constitui uma atribuição do cargo de Educador Social:

  • A.

    Comprometer-se com o processo sócio-educativo dos adolescentes em todas as fases.

  • B.

    Encaminhar, aprimorar e monitorar os adolescentes nas atividades internas e externas.

  • C.

    Planejar e desenvolver atividades lúdicas, pedagógicas sociais e culturais com adolescentes sob sua responsabilidade.

  • D.

    Programar atividades administrativas.

  • E.

    Realizar efetivamente a segurança preventiva e interativa junto aos adolescentes.

"A ética é uma forma específica do comportamento humano. Ela se relaciona com outras ciências humanas com o intuito de se alcançar um comportamento moral." Considerando este fragmento de texto sobre ética, analise:

Está(ão) correta(s) apenas a(s) alternativa(s):

  • A.

    I e III

  • B.

    II e III

  • C.

    I, II e III

  • D.

    II

  • E.

    III

As escolas deverão explicitar em suas propostas curriculares processos de ensino voltados para as relações com sua comunidade local, regional e planetária, visando à interação entre a educação fundamental e a vida cidadã; os alunos, ao aprenderem os conhecimentos e valores da base nacional comum e da parte diversificada, estarão também constituindo sua identidade como cidadãos, capazes de serem protagonistas de ações responsáveis, solidárias e autônomas em relação a si próprios, às suas famílias e às comunidades. A partir desse excerto, reproduzido de artigo da Resolução CEB n.º 2/1998, assinale a opção correta.

  • A.

    A base nacional comum estipulada pela legislação de ensino não apresenta uma relação das áreas de conhecimento ou disciplinas a serem estudadas.

  • B.

    O ensino de arte deve compor a parte diversificada nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.

  • C.

    A parte diversificada deverá ser incluída, obrigatoriamente, no currículo do ensino fundamental a partir da quinta série, dentro das possibilidades da instituição.

  • D.

    As escolas deverão utilizar a parte diversificada de suas propostas curriculares para enriquecer e complementar a base nacional, introduzindo projetos e atividades do interesse de suas comunidades.

No contexto da sociedade brasileira contemporânea, marcada por grandes diferenças sociais, cabe à escola

  • A. reconhecer as diferenças e formar turmas homogêneas.
  • B. ignorar as diferenças e realizar o trabalho pedagógico numa perspectiva da homogeneidade.
  • C. negar as diferenças e buscar a equidade, com vistas a humanização no ambiente de trabalho.
  • D. superar a concepção segundo a qual diferenças são deficiências e saber trabalhar com as diferenças.

A formação do educador, especialmente do educador de jovens e adultos, em um enfoque crítico, valoriza a

  • A.

    sociedade como fonte de aprendizagem.

  • B.

    titulação e a experiência prévia.

  • C.

    capacitação para a instrução técnica e industrial.

  • D.

    preparação para a missão de transmitir os conteúdos necessários ao mercado de trabalho.

O Conselho Escolar ou Colegiado Escolar constitui uma instância deliberativa e representativa da comunidade, cujo objetivo é propor, acompanhar e fiscalizar a gestão da escola. Analise:

I. A reunião de Conselho de Classe não possibilita aos pais levantarem dificuldades encontradas na organização do trabalho pedagógico.

II. Ao se reunir, o Colegiado Escolar permite aos seus vários membros explicitarem as dúvidas que têm em relação ao trabalho escolar.

III. A realização do Conselho de Escola estimula os pais a proporem formas de ajudar a escola a resolver alguns de seus problemas.

IV. O Colegiado Escolar só existe enquanto está reunido. Ninguém tem autoridade especial fora do colegiado.

V. O Colegiado Escolar delibera quando, pelo consenso de seus membros, toma a decisão final sobre determinado assunto ou problema.

Estão corretas apenas as afirmativas:

  • A.

    I, II, III, IV, V

  • B.

    I, II e III

  • C.

    II, III, IV e V

  • D.

    I, III, IV e V

  • E.

    IV e V

Considerando o texto acima, julgue os itens de 106 a 110 relativos à função sociocultural da escola e à análise da escola como uma comunidade subsumida em contextos institucional e sociocultural.

O conteúdo e o desenvolvimento do texto por intermédio de atividades não se prestam à avaliação devido ao seu foco ideológico.

  • C. Certo
  • E. Errado
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