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Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
Quando foi criado o Programa Sentinela?
Assinale a alternativa que expressa corretamente a relação que existe entre a classe dominante e a educação das classes dominadas:
A classe dominante não se preocupa com a educação da classe dominada, que é a grande maioria da população.
A educação transmitida às classes dominadas é uma educação desprovida de interesses econômicos.
A classe dominante interfere na educação das classes dominadas, explicitando claramente os valores a serem desenvolvidos.
A educação é um meio de dominação. Por meio dela, a classe dominante impõe implicitamente seus valores ao resto da sociedade.
N.R.A
Na questão de segurança, é preciso que se observe com atenção os riscos que podemos classificar em diversos padrões e enumerá-los, EXCETO:
Ocorrências devido ao ambiente.
Ocorrências maldosas mencionadas pelo Educador Social.
Ocorrências devido a fatores emocionais e psicológicos.
Ocorrência devido a falta de proteção eficiente.
Ocorrências naturais e ocasionais.
Nas alternativas abaixo, marque a que NÃO constitui uma atribuição do cargo de Educador Social:
Comprometer-se com o processo sócio-educativo dos adolescentes em todas as fases.
Encaminhar, aprimorar e monitorar os adolescentes nas atividades internas e externas.
Planejar e desenvolver atividades lúdicas, pedagógicas sociais e culturais com adolescentes sob sua responsabilidade.
Programar atividades administrativas.
Realizar efetivamente a segurança preventiva e interativa junto aos adolescentes.
"A ética é uma forma específica do comportamento humano. Ela se relaciona com outras ciências humanas com o intuito de se alcançar um comportamento moral." Considerando este fragmento de texto sobre ética, analise:
Está(ão) correta(s) apenas a(s) alternativa(s):
I e III
II e III
I, II e III
II
III
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
As escolas deverão explicitar em suas propostas curriculares processos de ensino voltados para as relações com sua comunidade local, regional e planetária, visando à interação entre a educação fundamental e a vida cidadã; os alunos, ao aprenderem os conhecimentos e valores da base nacional comum e da parte diversificada, estarão também constituindo sua identidade como cidadãos, capazes de serem protagonistas de ações responsáveis, solidárias e autônomas em relação a si próprios, às suas famílias e às comunidades. A partir desse excerto, reproduzido de artigo da Resolução CEB n.º 2/1998, assinale a opção correta.
A base nacional comum estipulada pela legislação de ensino não apresenta uma relação das áreas de conhecimento ou disciplinas a serem estudadas.
O ensino de arte deve compor a parte diversificada nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.
A parte diversificada deverá ser incluída, obrigatoriamente, no currículo do ensino fundamental a partir da quinta série, dentro das possibilidades da instituição.
As escolas deverão utilizar a parte diversificada de suas propostas curriculares para enriquecer e complementar a base nacional, introduzindo projetos e atividades do interesse de suas comunidades.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
No contexto da sociedade brasileira contemporânea, marcada por grandes diferenças sociais, cabe à escola
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
A formação do educador, especialmente do educador de jovens e adultos, em um enfoque crítico, valoriza a
sociedade como fonte de aprendizagem.
titulação e a experiência prévia.
capacitação para a instrução técnica e industrial.
preparação para a missão de transmitir os conteúdos necessários ao mercado de trabalho.
O Conselho Escolar ou Colegiado Escolar constitui uma instância deliberativa e representativa da comunidade, cujo objetivo é propor, acompanhar e fiscalizar a gestão da escola. Analise:
I. A reunião de Conselho de Classe não possibilita aos pais levantarem dificuldades encontradas na organização do trabalho pedagógico.
II. Ao se reunir, o Colegiado Escolar permite aos seus vários membros explicitarem as dúvidas que têm em relação ao trabalho escolar.
III. A realização do Conselho de Escola estimula os pais a proporem formas de ajudar a escola a resolver alguns de seus problemas.
IV. O Colegiado Escolar só existe enquanto está reunido. Ninguém tem autoridade especial fora do colegiado.
V. O Colegiado Escolar delibera quando, pelo consenso de seus membros, toma a decisão final sobre determinado assunto ou problema.
Estão corretas apenas as afirmativas:
I, II, III, IV, V
I, II e III
II, III, IV e V
I, III, IV e V
IV e V
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando o texto acima, julgue os itens de 106 a 110 relativos à função sociocultural da escola e à análise da escola como uma comunidade subsumida em contextos institucional e sociocultural.
O conteúdo e o desenvolvimento do texto por intermédio de atividades não se prestam à avaliação devido ao seu foco ideológico.
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