Questões sobre Relação de Educação e Sociedade

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Considerando o texto acima, julgue os itens de 106 a 110 relativos à função sociocultural da escola e à análise da escola como uma comunidade subsumida em contextos institucional e sociocultural.

A função social do conhecimento é promover o esclarecimento do homem, rompendo com as pré-noções cristalizadas pelo senso comum. Nesse sentido, o texto acima presta-se ao debate sobre a questão ambiental, que deve ser explorada em várias disciplinas, por ser um dos eixos temáticos estabelecidos pelos PCN.

  • C. Certo
  • E. Errado

 Tendo em vista o texto acima e a análise de dificuldades, problemas e potencialidades no cotidiano escolar em sua relação com a sociedade concreta, julgue os itens subseqüentes.

O texto apresenta determinada concepção filosófica de natureza, de homem, de sociedade e de educação: a holista-cristã, razão por que pode ser adotado apenas nas disciplinas das humanidades.

  • C. Certo
  • E. Errado

Se, na verdade, o sonho que nos anima é democrático e solidário, não é falando aos outros, de cima pra baixo, sobretudo, como se fôssemos os portadores da verdade a ser transmitida aos demais, que aprendemos a escutar, mas é escutando que aprendemos a falar com eles.

Esta afirmação explicita a importância do

  • A.

    saber do educador em seu trabalho de orientação aos adolescentes e às crianças.

  • B.

    reconhecimento às diferenças culturais apresentadas pelas crianças e adolescentes.

  • C.

    acompanhamento que deve ser realizado junto às crianças e aos adolescentes.

  • D.

    diagnóstico dos problemas enfrentados pelos jovens e a função da escuta.

  • E.

    trabalho de aconselhamento por meio do diálogo franco e aberto.

Numa concepção de Educação Inclusiva, a realização de projetos educativos exige a compreensão de que as pessoas são diferentes umas das outras e, por isso, a necessidade de

  • A.

    realizar métodos de controle das ações indesejáveis das crianças ou adolescentes, visando um comportamento social adequado, portanto, inclusivo à sociedade.

  • B.

    desenvolver atividades esportivas para canalizar as ações agressivas e inadequadas dos diversos membros do grupo.

  • C.

    inserir técnicas de participação espontânea que levem cada membro do grupo a se rever e mudar seu comportamento diante da sociedade.

  • D.

    implantar normas de convivência em que o educando possa aprender a se comportar de acordo com as regras sociais permitidas pela instituição educacional.

  • E.

    criar condições para que todos se sintam pertencentes ao grupo, de maneira a serem respeitados e reconhecidos em suas várias formas de pensar e agir.

Pensar a vida e o que ela representa, qual o seu significado é uma tarefa da Filosofia, como nos ensina Sócrates. Esta também é uma tarefa para a Educação. Assim, o aporte filosófico na Educação busca:

  • A.

    resolver as questões fundamentais referentes aos mitos e as lendas trazidas pelos docentes e o seu papel e função sócio-educativos;

  • B.

    indagar a natureza do processo de desenvolvimento do sujeito desejante como alternativa de tornar-se um cidadão consciente de si mesmo;

  • C.

    refletir as relações entre indivíduos e sua conduta, abrigando sua preocupação ética;

  • D.

    conhecer o caminho da avaliação institucional e os determinantes implicados;

  • E.

    acompanhar os dilemas e as questões dos limites educacionais, orientando para práticas alternativas.

O tema qualidade de ensino pode ser abordado através dos diferentes projetos de sociedade que se pretende atender. Sobre as diferentes formas que se entrelaçam nas tramas educativas, analise as afirmativas a seguir:

I- a construção de identidades monolíticas, cristalizando verdadeiros modelos de cidadãos;
II- a capacidade de a escola absorver e trabalhar as diferenças culturais;
III- a construção de identidades plurais, dinâmicas e híbridas;
IV- a capacidade de a instituição escolar se manter num padrão curricular único;
V- a construção de um processo educativo com uma concepção monocultural.

Estão corretas somente as afirmativas:

  • A.

    I e II;

  • B.

    IV e V;

  • C.

    III e IV;

  • D.

    II e III;

  • E.

    I e V

Um novo momento vem se configurando no quadro da produção teórica que discute a relação escola- sociedade – cultura. Neste aspecto, várias dimensões do fenômeno educativo têm sido alvo de reflexões, principalmente os processos sócio-culturais e a construção da personalidade do sujeito. Pode-se dizer que:

  • A.

    o modo de ver o mundo não tem similaridades teológicas com as diferentes culturas contemporâneas;

  • B.

    os diferentes comportamentos sociais não são produtos de uma herança cultural;

  • C.

    a visão etnocêntrica fornece o conhecimento do modo de viver de outros grupos;

  • D.

    a cultura e a visão antropológica da sociedade favorece e condiciona a visão de mundo do homem moderno;

  • E.

    indivíduo, sociedade e cultura são aspectos indispensáveis para a análise do comportamento humano.

Tem certos dias em que eu penso em minha gente
E sinto assim todo o meu peito apertar
.............................................................
E aí me dá uma tristeza no meu peito
Feito um despeito de eu não ter como lutar
E eu, que não creio, peço a Deus por minha gente,
É gente humilde, que vontade de chorar..

(Francisco Buarque de Holanda- Vinícius de Moraes-Garoto)

    Nos versos acima, gente humilde necessita que se olhe por ela e que lhe dê dignidade e trabalho. Só é possível recuperar uma criatura se conseguirmos dignificá-la, através da educação e sua preparação para o trabalho para que se sinta valorizada e respeitada por aquilo que consegue e produz. A partir da educação escolarizada, ela percebe que o trabalho:

I- é dignificante quando se ganha bem, caso contrário escraviza, restringindo o direito ao lazer e a convivência familiar;
II- é capaz de operar "milagres", de preencher o vazio deixado pela carência e não aceitação social;
III- é indispensável ao homem como meio de sua subsistência e como meta para fazer seus planos;
IV- confere dignidade às pessoas desde que sejam educadas para ele a partir de sua inserção na infância.

Assinale as afirmativas corretas:

  • A.

    somente I;

  • B.

    somente I e IV;

  • C.

    somente I e III;

  • D.

    somente II e III;

  • E.

    somente IV.

Bourdieu chamou a atenção dos educadores sobre a forma do professor manifestar-se, em sala de aula, em relação à exposição pública do erro do aluno. Ele nos fala da "violência simbólica" quando afirma:

  • A.

    o professor deve evitar estabelecer atritos cognoscitivos entre os alunos no ato de avaliação;

  • B.

    a ação pedagógica é um ato harmônico e como tal deve-se evitar a violência em sala de aula;

  • C.

    toda ação pedagógica é objetivamente uma inculcação de um modelo de certo/errado, convencionado pela cultura dominante;

  • D.

    toda ação pedagógica sustenta um modelo paradigmático democrático onde a cultura vigente simboliza o poder;

  • E.

    o erro do aluno deve ser investigado pelo professor a partir de sua posição hierárquica estabelecida pela normatização dos agentes educativos.

Ao postular que todo signo é ideológico, Bakhtin pressupõe que a ideologia

  • A.

    está marcada na linguagem.

  • B.

    é fixa e perene.

  • C.

    pertence ao plano das idéias.

  • D.

    não tem relação com as estruturas sociais.

  • E.

    não resulta de interações sociais.

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