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Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando o texto acima, julgue os itens de 106 a 110 relativos à função sociocultural da escola e à análise da escola como uma comunidade subsumida em contextos institucional e sociocultural.
A função social do conhecimento é promover o esclarecimento do homem, rompendo com as pré-noções cristalizadas pelo senso comum. Nesse sentido, o texto acima presta-se ao debate sobre a questão ambiental, que deve ser explorada em várias disciplinas, por ser um dos eixos temáticos estabelecidos pelos PCN.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Tendo em vista o texto acima e a análise de dificuldades, problemas e potencialidades no cotidiano escolar em sua relação com a sociedade concreta, julgue os itens subseqüentes.
O texto apresenta determinada concepção filosófica de natureza, de homem, de sociedade e de educação: a holista-cristã, razão por que pode ser adotado apenas nas disciplinas das humanidades.
Se, na verdade, o sonho que nos anima é democrático e solidário, não é falando aos outros, de cima pra baixo, sobretudo, como se fôssemos os portadores da verdade a ser transmitida aos demais, que aprendemos a escutar, mas é escutando que aprendemos a falar com eles.
Esta afirmação explicita a importância do
saber do educador em seu trabalho de orientação aos adolescentes e às crianças.
reconhecimento às diferenças culturais apresentadas pelas crianças e adolescentes.
acompanhamento que deve ser realizado junto às crianças e aos adolescentes.
diagnóstico dos problemas enfrentados pelos jovens e a função da escuta.
trabalho de aconselhamento por meio do diálogo franco e aberto.
Numa concepção de Educação Inclusiva, a realização de projetos educativos exige a compreensão de que as pessoas são diferentes umas das outras e, por isso, a necessidade de
realizar métodos de controle das ações indesejáveis das crianças ou adolescentes, visando um comportamento social adequado, portanto, inclusivo à sociedade.
desenvolver atividades esportivas para canalizar as ações agressivas e inadequadas dos diversos membros do grupo.
inserir técnicas de participação espontânea que levem cada membro do grupo a se rever e mudar seu comportamento diante da sociedade.
implantar normas de convivência em que o educando possa aprender a se comportar de acordo com as regras sociais permitidas pela instituição educacional.
criar condições para que todos se sintam pertencentes ao grupo, de maneira a serem respeitados e reconhecidos em suas várias formas de pensar e agir.
Pensar a vida e o que ela representa, qual o seu significado é uma tarefa da Filosofia, como nos ensina Sócrates. Esta também é uma tarefa para a Educação. Assim, o aporte filosófico na Educação busca:
resolver as questões fundamentais referentes aos mitos e as lendas trazidas pelos docentes e o seu papel e função sócio-educativos;
indagar a natureza do processo de desenvolvimento do sujeito desejante como alternativa de tornar-se um cidadão consciente de si mesmo;
refletir as relações entre indivíduos e sua conduta, abrigando sua preocupação ética;
conhecer o caminho da avaliação institucional e os determinantes implicados;
acompanhar os dilemas e as questões dos limites educacionais, orientando para práticas alternativas.
O tema qualidade de ensino pode ser abordado através dos diferentes projetos de sociedade que se pretende atender. Sobre as diferentes formas que se entrelaçam nas tramas educativas, analise as afirmativas a seguir:
I- a construção de identidades monolíticas, cristalizando verdadeiros modelos de cidadãos;
II- a capacidade de a escola absorver e trabalhar as diferenças culturais;
III- a construção de identidades plurais, dinâmicas e híbridas;
IV- a capacidade de a instituição escolar se manter num padrão curricular único;
V- a construção de um processo educativo com uma concepção monocultural.
Estão corretas somente as afirmativas:
I e II;
IV e V;
III e IV;
II e III;
I e V
Um novo momento vem se configurando no quadro da produção teórica que discute a relação escola- sociedade – cultura. Neste aspecto, várias dimensões do fenômeno educativo têm sido alvo de reflexões, principalmente os processos sócio-culturais e a construção da personalidade do sujeito. Pode-se dizer que:
o modo de ver o mundo não tem similaridades teológicas com as diferentes culturas contemporâneas;
os diferentes comportamentos sociais não são produtos de uma herança cultural;
a visão etnocêntrica fornece o conhecimento do modo de viver de outros grupos;
a cultura e a visão antropológica da sociedade favorece e condiciona a visão de mundo do homem moderno;
indivíduo, sociedade e cultura são aspectos indispensáveis para a análise do comportamento humano.
Tem certos dias em que eu penso em minha gente
E sinto assim todo o meu peito apertar
.............................................................
E aí me dá uma tristeza no meu peito
Feito um despeito de eu não ter como lutar
E eu, que não creio, peço a Deus por minha gente,
É gente humilde, que vontade de chorar..
(Francisco Buarque de Holanda- Vinícius de Moraes-Garoto)
Nos versos acima, gente humilde necessita que se olhe por ela e que lhe dê dignidade e trabalho. Só é possível recuperar uma criatura se conseguirmos dignificá-la, através da educação e sua preparação para o trabalho para que se sinta valorizada e respeitada por aquilo que consegue e produz. A partir da educação escolarizada, ela percebe que o trabalho:
I- é dignificante quando se ganha bem, caso contrário escraviza, restringindo o direito ao lazer e a convivência familiar;
II- é capaz de operar "milagres", de preencher o vazio deixado pela carência e não aceitação social;
III- é indispensável ao homem como meio de sua subsistência e como meta para fazer seus planos;
IV- confere dignidade às pessoas desde que sejam educadas para ele a partir de sua inserção na infância.
Assinale as afirmativas corretas:
somente I;
somente I e IV;
somente I e III;
somente II e III;
somente IV.
Bourdieu chamou a atenção dos educadores sobre a forma do professor manifestar-se, em sala de aula, em relação à exposição pública do erro do aluno. Ele nos fala da "violência simbólica" quando afirma:
o professor deve evitar estabelecer atritos cognoscitivos entre os alunos no ato de avaliação;
a ação pedagógica é um ato harmônico e como tal deve-se evitar a violência em sala de aula;
toda ação pedagógica é objetivamente uma inculcação de um modelo de certo/errado, convencionado pela cultura dominante;
toda ação pedagógica sustenta um modelo paradigmático democrático onde a cultura vigente simboliza o poder;
o erro do aluno deve ser investigado pelo professor a partir de sua posição hierárquica estabelecida pela normatização dos agentes educativos.
Ao postular que todo signo é ideológico, Bakhtin pressupõe que a ideologia
está marcada na linguagem.
é fixa e perene.
pertence ao plano das idéias.
não tem relação com as estruturas sociais.
não resulta de interações sociais.
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