Lista completa de Questões sobre Relação de Educação e Sociedade para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segundo teóricos sociais, uma característica central das identidades culturais nas sociedades globalizadas é a
autenticidade.
essencialização.
mutabilidade.
reterritorialização.
homogeneidade.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens a seguir, quanto a concepções pedagógicas.
Na concepção progressista crítico-social dos conteúdos, a escola tem o papel fundador de difusão de saberes indissociáveis dos contextos sociais, contribuindo, assim, para a superação da seletividade social e para a concretização de um modelo democrático de sociedade.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens a seguir, quanto a concepções pedagógicas.
A Lei n.º 5.692/1971 é considerada um marco na implementação das categorias propostas pela concepção liberal tecnicista, por meio da inserção da escola no modelo de racionalização do sistema de produção capitalista.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens a seguir, quanto a concepções pedagógicas.
A concepção progressista libertária, que tem como principal representante o educador brasileiro Paulo Freire, propõe a superação da educação bancária, trabalhando com uma perspectiva crítica, que questiona a realidade da relação dos homens entre si e com a natureza.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens a seguir, quanto a concepções pedagógicas.
A pedagogia liberal, em todas as suas vertentes, propaga a idéia de igualdade de oportunidades e desconsidera a desigualdade de condições, valorizando o desenvolvimento das aptidões individuais.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens a seguir, quanto a concepções pedagógicas.
A concepção liberal renovada não-diretiva, cuja representante é Maria Montessori, trabalha com a perspectiva do método ativo, que propõe situações de experiência que sejam interessantes por si mesmas e nas quais o problema estimule a reflexão, proporcionando a determinação da sua utilidade para a vida.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens a seguir, com relação às diversas teorias acerca da relação entre a educação e a sociedade.
Assenta-se nos modelos de investimento e de demanda a economia da educação, como concepção. Segundo essa teoria, devem-se utilizar de maneira ótima os meios disponíveis, com a maior rentabilidade possível e, ao mesmo tempo, alcançar o equilíbrio da necessidade de mão-de-obra pelo mercado de trabalho.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens a seguir, com relação às diversas teorias acerca da relação entre a educação e a sociedade.
Para Althusser, a superação das estruturas capitalistas é decidida nos aparelhos ideológicos do Estado, que são instrumentos de libertação das classes dominadas, e não apenas das instâncias políticas e econômicas.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens a seguir, com relação às diversas teorias acerca da relação entre a educação e a sociedade.
Dewey e Mannheim divergem quanto ao objetivo final do processo educativo, pois Dewey acredita que conflitos e contradições serão solucionados e superados, de forma a se construir uma sociedade democrática plena e harmoniosa, possibilidade que Mannheim nega.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens a seguir, com relação às diversas teorias acerca da relação entre a educação e a sociedade.
Para Bourdieu, as instituições escolares têm dupla função: a de reprodução da cultura e a de reprodução da estrutura de classes. Essa idéia se reflete nos dois tipos de escola do sistema, uma para a elite e outra para o povo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...