Questões sobre Relação de Educação e Sociedade

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Julgue os itens a seguir, com relação às diversas teorias acerca da relação entre a educação e a sociedade.

Ao contrário de Parsons, Durkheim destaca o aspecto coercitivo do sistema em relação ao indivíduo, desconsiderando, assim, o fator de complementaridade entre social e pessoal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das tendências pedagógicas, no que dizem respeito às finalidades sociais da escola, julgue os itens que se seguem.

Montessori, Dewey e Piaget são representantes da tendência crítico-social dos conteúdos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das tendências pedagógicas, no que dizem respeito às finalidades sociais da escola, julgue os itens que se seguem.

No Brasil, a tendência libertadora se concretizou no nível da política oficial, com a implantação das Leis n.º 5.540/1968 e n.º 5.692/1971, que reorganizaram o ensino superior e o ensino de 1.º e de 2.º graus.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das tendências pedagógicas, no que dizem respeito às finalidades sociais da escola, julgue os itens que se seguem.

Não é próprio da pedagogia libertadora falar em ensino escolar, pois a sua atuação é não-formal. Sendo assim, para essa tendência, o ensino pode ser entendido como uma atividade na qual professores e alunos, mediados pela realidade, apreendem-na e extraem dela o conteúdo de aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das tendências pedagógicas, no que dizem respeito às finalidades sociais da escola, julgue os itens que se seguem.

Segundo a tendência tecnicista, a escola funciona como modeladora do comportamento humano e, portanto, compete à educação escolar organizar o processo de aquisição de conhecimentos específicos, necessários para que o indivíduo se integre na máquina do sistema global.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das tendências pedagógicas, no que dizem respeito às finalidades sociais da escola, julgue os itens que se seguem.

Para a tendência crítico-social dos conteúdos, a escola, cujo papel é difundir conteúdos vivos, pode contribuir para eliminar a seletividade social e para tornar a sociedade democrática.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das tendências pedagógicas, no que dizem respeito às finalidades sociais da escola, julgue os itens que se seguem.

Como a escola deve preparar intelectual e moralmente o aluno para que ele assuma sua posição na sociedade, a pedagogia tradicional, que prima pelo ensino dos conteúdos separados da experiência do aluno e das realidades sociais, tem sido criticada, sendo considerada intelectualista e enciclopedista.

  • C. Certo
  • E. Errado

O respeito ao patrimônio público e à comunidade educativa fazem parte da ação esperada dos funcionários da educação.

 Na afirmação acima, o termo "público" designa a qualidade daquilo que

  • A.

    é de um indivíduo.

  • B.

    não é de ninguém.

  • C.

    é de todos.

  • D.

    é do Estado.

Considerando que hoje vive-se em uma sociedade do conhecimento, assinale a opção correta.

  • A.

    Cidadão é todo indivíduo que, independentemente de seu nível escolar, consegue participar da vida pública de seu país por meio do voto e das ações cotidianas.

  • B.

    O homem da polis é o conceito mais apropriado de cidadania para enfrentar a sociedade do conhecimento e conseguir lidar com os problemas contemporâneos.

  • C.

    A formação do cidadão ideal para a sociedade do conhecimento está relacionada ao acesso à informação, à educação de qualidade e à garantia de escolaridade para todos os indivíduos.

  • D.

    Só pode ser considerado cidadão aquele que conseguir atingir o nível de escolaridade superior, o que lhe garantirá empregabilidade e ascensão social.

Assinale a opção correta com relação às idéias do texto.

  • A.

    A realidade apresentada pelo texto exige que se mantenham os modelos de escolas públicas existentes no país, fazendo que os órgãos responsáveis tenham sistemas de avaliação mais rígidos, com o intuito de se melhorar a qualidade de ensino.

  • B.

    O texto apresenta a realidade da educação brasileira, demonstrando que o modelo de escola vigente não propicia o aumento da auto-estima e conseqüentemente não valoriza os alunos como cidadãos.

  • C.

    Depreende-se do texto que, quando o aluno demora mais tempo para cumprir as exigências da formação no ensino fundamental, sua formação é melhor do que a daquele que realizou essa formação em apenas oito anos.

  • D.

    O alto número de reprovações faz que muitos alunos desistam da escola pública e continuem seus estudos em instituições privadas, desenvolvendo competências e saberes necessários para sua realização.

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