Questões sobre Relação de Educação e Sociedade

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Atenção: Leia o texto abaixo para responder às questões de números 10 a 12.

No recreio, um grupo de alunos de 4º ano está conversando. Um deles diz: − Não adianta a gente ficar brava com os alunos do 4º ano B. Só piora as coisas. Eles são muito ruins e fazem coisas más. Só que não adianta a gente querer revidar. Outro responde: − É isso aí: a gente tem que fingir que está na maior calma. Outro, ainda, fala: − Eu acho melhor rezar...'

Você, ao ouvir a conversa, decide que é muito importante que esses alunos

  • A.

    saibam que é possível e desejável que reajam na mesma medida, dando uma lição aos colegas e colocando um ponto final nessa situação triste e humilhante.

  • B.

    entendam que raiva e frustração são sentimentos que prejudicam a aprendizagem, levando à indisciplina, à revolta e à agressividade na escola.

  • C.

    reflitam sobre o que pode estar levando os colegas a agirem de modo violento, fazendo um exame de consciência para verificar se, por acaso, não os ofenderam.

  • D.

    entendam que toda conduta pode ser justificada e perdoada, de modo que o melhor a fazer é desculpar a ação dos colegas e evitar entrar em novos conflitos.

  • E.

    participem de um projeto em sala de aula, sob sua orientação, para refletir sobre a experiência, examinar posições e ampliar o entendimento da questão.

Atenção: Leia o texto abaixo para responder às questões de números 10 a 12.

No recreio, um grupo de alunos de 4º ano está conversando. Um deles diz: − Não adianta a gente ficar brava com os alunos do 4º ano B. Só piora as coisas. Eles são muito ruins e fazem coisas más. Só que não adianta a gente querer revidar. Outro responde: − É isso aí: a gente tem que fingir que está na maior calma. Outro, ainda, fala: − Eu acho melhor rezar...'

Reconhecendo que essa é uma situação muito comum atualmente no dia a dia das escolas, você

  • A.

    proporia uma gincana, na qual grupos rivais seriam forçados a fazer as pazes.

  • B.

    exporia a situação na sala de aula, para que todos pudessem condenar essa conduta.

  • C.

    comunicaria à direção que há alunos na escola que gostam de humilhar os outros.

  • D.

    incluiria, em seu plano de aula, espaços para discutir com seus alunos os motivos da violência.

  • E.

    discutiria a necessidade de se contar, na escola, com maior vigilância policial.

Na sociedade de hoje, são indesejáveis tanto a exclusão pela falta de acesso a bens materiais quanto a exclusão pela falta de acesso ao conhecimento e aos bens culturais. No Brasil essa tendência caminha paralelamente à democratização do acesso a níveis educacionais além do ensino obrigatório. Nesse quadro ganha importância redobrada

  • A.

    o acesso aos meios de comunicação e informação.

  • B.

    o conhecimento e os bens culturais.

  • C.

    a qualidade da educação oferecida nas escolas públicas.

  • D.

    o aluno e suas necessidades psicossociais.

  • E.

    as condições econômicas e sociais dos alunos.

Para Andy Hargreaves (2004), cada vez mais governos, empresas e educadores estão exigindo que os professores, na sociedade do conhecimento, se comprometam com

  • A.

    a aprendizagem baseada em padrões, na qual todos os alunos, e não apenas alguns, tenham bons desempenhos.

  • B.

    o aluno e suas necessidades, para atender às diversas demandas que os estudantes e as famílias trazem para a sala de aula.

  • C.

    a pesquisa acadêmica, para que desenvolvam habilidades que garantam uma atuação adequada aos novos eventos na ciência.

  • D.

    a tecnologia educacional, visando a favorecer o desenvolvimento de habilidades de raciocínio de ordem mais elevada.

  • E.

    o ensino, tornando público um saber restrito, que em cada época é tido socialmente como necessário.

Com relação à função da comunidade escolar e aos atendimentos especializados, julgue os itens que se seguem.

A avaliação processual e formativa considera não só as aprendizagens atuais, mas também suas possibilidades de aprendizagens futuras.

  • C. Certo
  • E. Errado

A perspectiva inclusiva propõe uma nova organização do ensino, exigindo, por meio de documentos, adaptações do ambiente e do trabalho pedagógico da escola. Essas mudanças ocorrem em diversas esferas: no âmbito internacional, pelas agências multilaterais, e, no Brasil, a partir do Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Educação, dos conselhos estaduais de educação e das secretarias estaduais e municipais de educação. Acerca da organização da educação na perspectiva da inclusão, julgue os próximos itens.

A Declaração da Guatemala, de 1999, associa o termo inclusão à ideia de acessibilidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

A perspectiva inclusiva propõe uma nova organização do ensino, exigindo, por meio de documentos, adaptações do ambiente e do trabalho pedagógico da escola. Essas mudanças ocorrem em diversas esferas: no âmbito internacional, pelas agências multilaterais, e, no Brasil, a partir do Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Educação, dos conselhos estaduais de educação e das secretarias estaduais e municipais de educação. Acerca da organização da educação na perspectiva da inclusão, julgue os próximos itens.

A educação especial inclusiva não prevê programas de atendimento à população indígena.

  • C. Certo
  • E. Errado

A perspectiva inclusiva propõe uma nova organização do ensino, exigindo, por meio de documentos, adaptações do ambiente e do trabalho pedagógico da escola. Essas mudanças ocorrem em diversas esferas: no âmbito internacional, pelas agências multilaterais, e, no Brasil, a partir do Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Educação, dos conselhos estaduais de educação e das secretarias estaduais e municipais de educação. Acerca da organização da educação na perspectiva da inclusão, julgue os próximos itens.

Os alunos com altas habilidades/superdotação têm garantido o direito à aceleração de estudos para a conclusão escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsecutivos, referentes aos direitos da infância e à relação entre creche e família.

Cabe aos responsáveis pelas creches entrar em contato com a família das crianças, quando estas estiverem impossibilitadas de frequentar as creches por motivo de doença.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsecutivos, referentes aos direitos da infância e à relação entre creche e família.

No período de adaptação das crianças, é recomendado o acesso parcial das famílias às dependências da creche, a fim de evitar a reação adversa das crianças durante esse período.

  • C. Certo
  • E. Errado
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