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Atenção: Leia o texto abaixo para responder às questões de números 10 a 12.
No recreio, um grupo de alunos de 4º ano está conversando. Um deles diz: − Não adianta a gente ficar brava com os alunos do 4º ano B. Só piora as coisas. Eles são muito ruins e fazem coisas más. Só que não adianta a gente querer revidar. Outro responde: − É isso aí: a gente tem que fingir que está na maior calma. Outro, ainda, fala: − Eu acho melhor rezar...'
Você, ao ouvir a conversa, decide que é muito importante que esses alunos
saibam que é possível e desejável que reajam na mesma medida, dando uma lição aos colegas e colocando um ponto final nessa situação triste e humilhante.
entendam que raiva e frustração são sentimentos que prejudicam a aprendizagem, levando à indisciplina, à revolta e à agressividade na escola.
reflitam sobre o que pode estar levando os colegas a agirem de modo violento, fazendo um exame de consciência para verificar se, por acaso, não os ofenderam.
entendam que toda conduta pode ser justificada e perdoada, de modo que o melhor a fazer é desculpar a ação dos colegas e evitar entrar em novos conflitos.
participem de um projeto em sala de aula, sob sua orientação, para refletir sobre a experiência, examinar posições e ampliar o entendimento da questão.
Atenção: Leia o texto abaixo para responder às questões de números 10 a 12.
No recreio, um grupo de alunos de 4º ano está conversando. Um deles diz: − Não adianta a gente ficar brava com os alunos do 4º ano B. Só piora as coisas. Eles são muito ruins e fazem coisas más. Só que não adianta a gente querer revidar. Outro responde: − É isso aí: a gente tem que fingir que está na maior calma. Outro, ainda, fala: − Eu acho melhor rezar...'
Reconhecendo que essa é uma situação muito comum atualmente no dia a dia das escolas, você
proporia uma gincana, na qual grupos rivais seriam forçados a fazer as pazes.
exporia a situação na sala de aula, para que todos pudessem condenar essa conduta.
comunicaria à direção que há alunos na escola que gostam de humilhar os outros.
incluiria, em seu plano de aula, espaços para discutir com seus alunos os motivos da violência.
discutiria a necessidade de se contar, na escola, com maior vigilância policial.
Na sociedade de hoje, são indesejáveis tanto a exclusão pela falta de acesso a bens materiais quanto a exclusão pela falta de acesso ao conhecimento e aos bens culturais. No Brasil essa tendência caminha paralelamente à democratização do acesso a níveis educacionais além do ensino obrigatório. Nesse quadro ganha importância redobrada
o acesso aos meios de comunicação e informação.
o conhecimento e os bens culturais.
a qualidade da educação oferecida nas escolas públicas.
o aluno e suas necessidades psicossociais.
as condições econômicas e sociais dos alunos.
Para Andy Hargreaves (2004), cada vez mais governos, empresas e educadores estão exigindo que os professores, na sociedade do conhecimento, se comprometam com
a aprendizagem baseada em padrões, na qual todos os alunos, e não apenas alguns, tenham bons desempenhos.
o aluno e suas necessidades, para atender às diversas demandas que os estudantes e as famílias trazem para a sala de aula.
a pesquisa acadêmica, para que desenvolvam habilidades que garantam uma atuação adequada aos novos eventos na ciência.
a tecnologia educacional, visando a favorecer o desenvolvimento de habilidades de raciocínio de ordem mais elevada.
o ensino, tornando público um saber restrito, que em cada época é tido socialmente como necessário.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação à função da comunidade escolar e aos atendimentos especializados, julgue os itens que se seguem.
A avaliação processual e formativa considera não só as aprendizagens atuais, mas também suas possibilidades de aprendizagens futuras.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A perspectiva inclusiva propõe uma nova organização do ensino, exigindo, por meio de documentos, adaptações do ambiente e do trabalho pedagógico da escola. Essas mudanças ocorrem em diversas esferas: no âmbito internacional, pelas agências multilaterais, e, no Brasil, a partir do Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Educação, dos conselhos estaduais de educação e das secretarias estaduais e municipais de educação. Acerca da organização da educação na perspectiva da inclusão, julgue os próximos itens.
A Declaração da Guatemala, de 1999, associa o termo inclusão à ideia de acessibilidade.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A perspectiva inclusiva propõe uma nova organização do ensino, exigindo, por meio de documentos, adaptações do ambiente e do trabalho pedagógico da escola. Essas mudanças ocorrem em diversas esferas: no âmbito internacional, pelas agências multilaterais, e, no Brasil, a partir do Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Educação, dos conselhos estaduais de educação e das secretarias estaduais e municipais de educação. Acerca da organização da educação na perspectiva da inclusão, julgue os próximos itens.
A educação especial inclusiva não prevê programas de atendimento à população indígena.
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A perspectiva inclusiva propõe uma nova organização do ensino, exigindo, por meio de documentos, adaptações do ambiente e do trabalho pedagógico da escola. Essas mudanças ocorrem em diversas esferas: no âmbito internacional, pelas agências multilaterais, e, no Brasil, a partir do Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Educação, dos conselhos estaduais de educação e das secretarias estaduais e municipais de educação. Acerca da organização da educação na perspectiva da inclusão, julgue os próximos itens.
Os alunos com altas habilidades/superdotação têm garantido o direito à aceleração de estudos para a conclusão escolar.
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Julgue os itens subsecutivos, referentes aos direitos da infância e à relação entre creche e família.
Cabe aos responsáveis pelas creches entrar em contato com a família das crianças, quando estas estiverem impossibilitadas de frequentar as creches por motivo de doença.
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Julgue os itens subsecutivos, referentes aos direitos da infância e à relação entre creche e família.
No período de adaptação das crianças, é recomendado o acesso parcial das famílias às dependências da creche, a fim de evitar a reação adversa das crianças durante esse período.
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