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A intensificação das atividades culturais como a visitação a museus, cinema, teatro e exposições tem integrado a prática pedagógica dos professores. Eles comprovam a significância da aprendizagem dos alunos no contato com membros da comunidade social e sentem-se mais valorizados como cidadãos. Nesse sentido, o papel central do aprendizado para o desenvolvimento está estreitamente ligado a:
mediação do indivíduo com os meios culturais capazes de promover o desenvolvimento proximal dos alunos.
desenvolvimento proximal entre profissionais e indivíduos e organização linear do conhecimento.
interferência positiva das atividades lúdicas, criativas e espontâneas sobre aprendizagens informais que valorizam essencialmente as nexos comportamentais.
processos interpsíquicos desencadeados pelas relações interpessoais amistosas e significativas entre alunos e professores e outros agentes culturais.
processos de desenvolvimento intrapsíquicos, expandindo capacidades, funções neurológicas e ações operatórias.
Marta é uma das representantes dos pais dos alunos no colegiado da escola. Ela tem consciência de que, para o real exercício de sua representatividade, o papel dos pais de alunos nesta instância decisória é de
colaborar com a equipe de profissionais da escola, no sentido de avalizar soluções tomadas para os problemas.
opinar democraticamente quando solicitados a contribuir nas reflexões a respeito de aplicação de verbas públicas.
definir entre si os rumos institucionais, garantidos pelo direito de ação gestora conferido pela LDB 9.394/96.
exercer o poder participativo diante das orientações de ações pedagógicas e administrativas da escola.
acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos para oferecer um reforço escolar adequado no ambiente doméstico.
A missão de educar de forma comprometida com o contexto temporal e sociocultural, na perspectiva de uma comunidade aprendente, caracteriza uma escola reflexiva, que tem como elemento norteador
a formação continuada de professores, baseada em competências pedagógicas de liderança carismática situadas na ação docente.
a centralidade do currículo, baseado na seqüencialidade, na homogeneidade e na conformidade.
a gestão democrática, mobilizadora dos estilos pessoais e dos modelos hierárquico e pedagógico, instituídos na gênese da comunidade.
o conceito de organização aprendente, que define seus referentes na cultura ministerial.
o projeto educativo como instrumento de construção coletiva, de mudança organizacional e de emergência de um novo objeto científico.
Uma telenovela em exibição no momento tem procurado conscientizar a população em relação às pessoas com necessidades especiais, apresentando o caso de uma menina com deficiência visual e os diversos avanços que ela vem obtendo, a partir de oportunidades que lhe são oferecidas. Em relação à inclusão de situações semelhantes à dessa menina no contexto escolar, o desafio é
acolher crianças e jovens no contexto regular, favorecendo a socialização e integração com os demais, sem a preocupação com a aprendizagem formal.
comprometer os professores com o trabalho individualizado com crianças e jovens portadores de dificuldades especiais, com adoção de um currículo comportamental mínimo.
qualificar professores para atuar com alunos portadores de dificuldades especiais, auxiliados por profissionais especializados, nas atividades regulares do currículo escolar.
qualificar os professores interdisciplinarmente para atuar com os alunos com dificuldades diversas, acompanhando- os nas experiências educativas e definindo critérios comparativos e seletivos.
qualificar professores de diferentes áreas curriculares para conhecer como os alunos com dificuldades especiais aprendem, promovendo experiências educativas diferenciadas e com modelo de avaliação normativa.
Se, na verdade, o sonho que nos anima é democrático e solidário, não é falando aos outros, de cima pra baixo, sobretudo, como se fôssemos os portadores da verdade a ser transmitida aos demais, que aprendemos a escutar, mas é escutando que aprendemos a falar com eles.
Analisando essa afirmação, a ação supervisora na escola deve
propiciar um ambiente acolhedor para que possa interferir no desenvolvimento correto das atividades escolares.
manter bom relacionamento entre os educadores sem se desviar do projeto de acompanhamento às escolas.
promover um ambiente participativo na escola para melhor exercer o controle das atividades realizadas.
procurar ser solidária com as dificuldades encontradas na gestão escolar, mantendo o planejamento elaborado pelos técnicos.
construir-se na ação coletiva da escola, participando da reconstrução crítica da realidade educacional.
As crianças de origem africana precisam de um "ensino culturalmente relevante", para que tenham sucesso na escola, pois, em geral, com a aprendizagem da linguagem escrita vem a desqualificação de sua cultura e a imposição da cultura branca.
As tendências do currículo visto como política cultural enfatizam a ação coletiva fundada na
aquisição dos conhecimentos e habilidades necessárias ao desenvolvimento cultural humano.
aceitação do déficit cultural existente em alunos das camadas mais pobres da população.
inclusão dos saberes universais visando a superação da deficiência cultural africana.
compreensão cultural, na experiência e nos caminhos para o conhecimento do mundo.
obtenção do conhecimento oficial como direito de todos.
Segundo César Coll, a escola ativa tem como característica a atividade
funcional, que implica em interesse do sujeito pelo ato.
de efetuação, que implica na realização do ato.
de escuta, que implica no desenvolvimento da capacidade de ouvir.
do movimento, que implica na capacidade de interagir com o meio físico que cerca o sujeito.
estruturante, que implica em que as ações sejam ordenadas e disciplinadas.
Daniel D. Sage defende que as estratégias para a promoção de práticas inclusivas nas escolas exigiriam um novo tipo de liderança por parte dos administradores: a liderança pró-ativa, a qual teria por tarefas:
minimizar os conflitos entre escola e esferas administrativas superiores, estimular as qualidades de todos os envolvidos, especialmente dos alunos, criar incentivos administrativos para os docentes e valorizar as iniciativas coletivas.
criar incentivos administrativos para os docentes, valorizar as iniciativas coletivas, servir de mediador entre escola e família e favorecer estratégias de colaboração entre os grupos.
tornar pluralistas todas as estratégias de liderança, usar uma perspectiva multicultural para interpretar os padrões de comunicação e desenvolver estratégias para colaboração entre os grupos de interesse.
usar uma perspectiva multicultural para interpretar os padrões de comunicação, criar incentivos administrativos para os docentes e minimizar os conflitos entre escola e esferas administrativas superiores.
propor situações em que os conflitos sejam explicitados, usar uma perspectiva multicultural na escolha dos conteúdos escolares e adotar incentivos administrativos para os docentes.
Segundo Monica Thurler, os tipos de cultura presentes nas escolas e que levam a uma eficácia ótima são as que:
I. favorecem a comunicação e a cooperação.
II. privilegiam o entendimento e a negociação.
III. criam uma forte identidade profissional dos professores.
IV. se articulam em torno de metas precisas.
V. estão voltadas para o entendimento multicultural dos problemas do aprendizado.
São corretas, apenas
I, II e III.
I, II e IV.
I, IV e V.
II, III e IV.
III, IV e V.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca da relação educação e sociedade dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica , julgue os itens subseqüentes.
A relação educação e sociedade, em uma dimensão sociocultural, pode ser vista como instrumento de preservação da herança cultural de geração para geração, permitindo trocas diversas entre as diferentes sociedades e a recriação de valores, normas, idéias, saberes, hábitos e crenças de determinado grupo.
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