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Considere a situação abaixo para responder às questões de nos 36 a 38.
Marcelo é professor e trabalha em duas escolas. Percebe que seu comportamento e sua atuação profissional são diferentes em cada uma delas.
Tal diferença é explicada pela compreensão do que vem a ser cultura organizacional, definida como:
comportamento que cada indivíduo assume nos diferentes lugares em que atua, de acordo com sua história de vida e suas experiências.
conjunto de fatores sociais, culturais e psicológicos que influenciam os modos de agir da organização e o comportamento das pessoas em particular.
modelo de gestão, baseado em pressupostos antropológicos, que tem por meta ampliar o cabedal cultural de todos os envolvidos na organização.
tradições culturais, acumuladas por uma instituição, que têm caráter perene e que influenciam as decisões coletivas.
conhecimento documentado por uma organização e armazenado no capital humano que a ela se dedica.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com referência ao conhecimento das condições de aprendizagem dos alunos, assinale a opção correta.
A motivação é uma das condições essenciais da aprendizagem, que depende exclusivamente da capacidade individual do aluno; assim, ela é uma ação que não pode ser proporcionada pelo professor em sala de aula, razão pela qual o professor deve conhecer as experiências de seus alunos.
Os fatores sociais não podem interferir na aprendizagem. As condições de vida e o ambiente sociocultural não oferecem requisitos para a vida escolar. Prova disso é o grande número de crianças que vivem em condições desumanas e conseguem alcançar sucesso na vida escolar.
Muitos professores contribuem para aumentar as desvantagens trazidas pelos alunos em decorrência de suas condições sociais de origem, tachando as crianças de burras ou convencendo seus pais de que elas não têm perfil para os estudos.
O ensino não pode se apoiar nas experiências do senso comum das crianças, pois, assim, corre o risco de tornar-se equivocado e fugir dos conhecimentos científicos. A principal função da escola é propiciar o acesso a conhecimentos elaborados e conservados pela humanidade, proporcionando a todos uma educação de qualidade.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os seguintes itens relativos à educação no contexto social.
I Toda e qualquer prática educativa expressa uma doutrina pedagógica, uma filosofia de vida, uma concepção de homem e de sociedade.
II Segundo as teorias que explicam a função social da educação com base nos fundamentos do materialismo dialético, a sociedade tende a se manter porque a educação promove o consenso espontâneo sobre os valores sociais.
III Os princípios e os fundamentos da filosofia liberal dão sustentação às formulações teóricas de John Dewey sobre a Escola Nova e o seu papel aperfeiçoador da democracia.
IV Paulo Freire, ao enfatizar o caráter libertador da educação, atribui ao repasse de informações a característica fundamental do ensino.
Estão certos apenas os itens
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Assinale a opção incorreta acerca da relação entre educação e sociedade.
O principal referencial epistemológico da pedagogia crítica é o pensamento marxista, razão pela qual o trabalho, em sua dimensão histórica e filosófica, é considerado, para essa tendência pedagógica, a categoria central.
A idéia do trabalho como princípio educativo foi a principal contribuição do sociólogo Karl Mannheim para a compreensão do papel social da educação.
Segundo Althusser, as classes sociais lutam para conquistar o poder do Estado e usá-lo como aparelho repressivo. Paralelamente a essa realidade, há, segundo o autor, uma outra, denominada aparelhos ideológicos do Estado, entre eles a escola.
Bourdieu, ao tratar da função social da educação a partir de uma visão crítica da sociedade capitalista, considera que os sistemas educacionais cumprem a função estratégica de reprodução da cultura e da estrutura de classes.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Para gerir e transformar a escola, necessita-se de um planejamento que seja capaz de explorar condições favoráveis e de apontar caminhos para alcançar os objetivos da escola. Se você, enquanto gestor da escola, tivesse como objetivo estratégico para o ano de 2008, diminuir o índice de abandono da escola por parte dos alunos, o que proporia como metas?
I- Promover reuniões sistemáticas com os pais dos alunos com menos freqüência na escola.
II- Criar alternativas de estudos de recuperação para alunos com baixo rendimento escolar.
III- Constituir um processo assistemático de levantamento e análise de informações relativas ao desempenho dos alunos.
IV-Criar e implementar um sistema contínuo de acompanhamento e avaliação dos alunos com dificuldades de aprendizagem, em 2007.
O correto está somente em:
II e III.
III e IV.
I, II e IV.
I, III e IV.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A cultura escolar possibilita a existência de determinadas características organizacionais que se manifestam na qualidade da proposta curricular da escola e no seu regimento. Quanto às características organizacionais que favorecem o sucesso escolar, podemos afirmar que:
I- a participação dos pais dos alunos nas ações da escola favorece o comprometimento destes em decisões que lhes dizem respeito.
II- a gestão democrática promove estratégias de ação compartilhada que desfavorecem o compromisso individual e coletivo na realização de projeto, que cabe ser elaborado pelo gestor escolar.
III- o reconhecimento público da escola fortalece sua identidade diante da comunidade interna e da externa.
IV- a capacitação dos profissionais da escola promove novas competências por meio da formação continuada, articulada ao Projeto Pedagógico.
O correto está somente em:
II, III e IV.
I, III e IV.
I, II e IV.
I, II e III.
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Julgue os seguintes itens relativos à educação no contexto social.
I Toda e qualquer prática educativa expressa uma doutrina pedagógica, uma filosofia de vida, uma concepção de homem e de sociedade.
II Segundo as teorias que explicam a função social da educação com base nos fundamentos do materialismo dialético, a sociedade tende a se manter porque a educação promove o consenso espontâneo sobre os valores sociais.
III Os princípios e os fundamentos da filosofia liberal dão sustentação às formulações teóricas de John Dewey sobre a Escola Nova e o seu papel aperfeiçoador da democracia.
IV Paulo Freire, ao enfatizar o caráter libertador da educação, atribui ao repasse de informações a característica fundamental do ensino.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e III.
III e IV.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Assinale a opção incorreta acerca da relação entre educação e sociedade.
O principal referencial epistemológico da pedagogia crítica é o pensamento marxista, razão pela qual o trabalho, em sua dimensão histórica e filosófica, é considerado, para essa tendência pedagógica, a categoria central.
A idéia do trabalho como princípio educativo foi a principal contribuição do sociólogo Karl Mannheim para a compreensão do papel social da educação.
Segundo Althusser, as classes sociais lutam para conquistar o poder do Estado e usá-lo como aparelho repressivo. Paralelamente a essa realidade, há, segundo o autor, uma outra, denominada aparelhos ideológicos do Estado, entre eles a escola.
Bourdieu, ao tratar da função social da educação a partir de uma visão crítica da sociedade capitalista, considera que os sistemas educacionais cumprem a função estratégica de reprodução da cultura e da estrutura de classes.
Atender a criança com profissionais especializados capazes de fazer a mediação entre o que a criança já conhece e o que pode conhecer, significa investir no desenvolvimento humano. Hoje se sabe que há períodos cruciais no desenvolvimento e a infância é um deles, durante os quais o ambiente, as interações e as intervenções didáticas dos profissionais de educação podem influenciar a maneira como o cérebro é ativado para exercer funções em áreas como a matemática, a linguagem, a música. A aprendizagem contribui para o desenvolvimento na medida em que aprender não é copiar ou reproduzir a realidade. Aprendemos quando somos capazes de elaborar uma representação pessoal sobre um objeto da realidade. A aprendizagem tem um caráter ativo, é fruto de uma construção pessoal, mas na qual não intervém apenas o sujeito que aprende; os outros significativos, os agentes culturais, são peças imprescindíveis para essa construção pessoal, para esse desenvolvimento. Aprendizagem, hoje, segundo esta concepção é entendida como
construção social que envolve a pessoa como um todo e se fundamenta nas múltiplas interações entre os parceiros infantis e adultos, nos contextos educativos.
capacidade de assimilar os conhecimentos já elaborados historicamente.
capacidade de tomar conhecimentos dos saberes que são transmitidos pela escola e pela sociedade.
capacidade de reter na memória mediante o estudo, a observação ou a experiência.
construção individual de saberes que se fundamenta nos fatores genéticos e ambientais.
A creche é um lugar de vida cotidiana, feita de espaços, materiais e objetos tangíveis, de propostas educativas concretas, onde a gestão dos tempos e dos espaços constitui um momento crucial, diretamente ligado ao modo de educar, que envolvem o âmbito da relação e do ensinar a aprender, um processo transicional que inclui adultos e crianças. Uma creche deve se caracterizar como conjunto de ambientes que possibilitem à criança
aprender os usos e costumes da sociedade e da cultura, na qual está inserida, sobretudo os modos oficiais de relacionamento.
aprender a viver em sociedade, a desenvolver habilidades relacionadas à leitura e escrita, a desenvolver atitudes egocêntricas, típicas do seu desenvolvimento emocional.
ampliar suas experiências e se desenvolver em todas as dimensões humanas: afetiva, motora, cognitiva, social, imaginativa, lúdica, estética, criativa, expressiva e lingüística.
disciplinar-se, entender a organização do tempo, entender em que horas pode brincar, que horas pode comer, em que locais e o que pode comer.
aprender a ser alguém no futuro, disciplinando-se e adquirindo conhecimentos
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