Questões sobre Relação de Educação e Sociedade

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NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

"A orientação educacional trabalha pelo viés da dimensão social da escola, desvelando o contexto social de nossa realidade e, evidentemente, o dos próprios alunos envolvidos no processo do ensino/aprendizagem." (Grinspun, 2006)

A partir do texto e dos seus conhecimentos sobre o assunto é correto afirmar que uma das funções da orientação educacional é a social, ao desempenhá-la o orientador educacional deverá:

I- buscar o aluno real, concreto, historicamente situado, sendo trabalhado junto com ele as questão de seus do direitos e deveres.

II- trazer o universo sócio-cultural do aluno para dentro da escola, que deve estar presente no próprio planejamento curricular, contribuindo para a discussão de objetivo, conteúdos, metodologia e avaliação.

III- considerar que a evasão, a repetência e o fracasso escolar, entre outros, são aspectos que a orientação busca conhecer o contexto, interpretá-lo e trabalhar junto com os alunos, a fim de superar as dificuldades existentes.

Diz respeito à função social do orientador, somente:

  • A. I.
  • B. II.
  • C. III.
  • D. I e III.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A orientação educacional acompanha a evolução teórico-prática da educação, explicitada nas tendências educacionais destacadas por Libânio e abaixo indicadas. Com base nessas tendências, numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª, conforme se relacione com o papel da orientação.

1. Educação Tradicional

2. Educação Renovada progressiva

3. Educação não Diretiva

4. Educação Tecnicista

5. Educação Libertária

6. Educação Libertadora

7. Educação Crítico-social dos conteúdos

8. Educação Hoje

(  ) A atuação da orientação consiste na preparação da aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhe instrumental por meio da aquisição de conteúdo.

(  ) O papel da orientação é subsidiar, assessorar o professor, na medida em que ele é um orientador e um catalisador de grupos junto aos alunos.

(  ) A orientação procura captar o mundo real dos alunos, enfocados como indivíduos históricos, concretos e reais.

( ) A orientação tem característica terapêutica e psicológica destinada aos alunos problemas;

(  ) A orientação procura identificar as aptidões dos alunos para um determinado mercado de trabalho.

( ) A orientação tem a função facilitadora de mudanças. De acordo com os princípios rogerianos.

( ) A orientação posiciona-se como uma prática política pedagógica, tendo na teoria a função de mediação.

( ) A orientação busca auxiliar o desenvolvimento cognitivo dos alunos, trabalhando em termos individuais.

A seqüência correta, de cima para baixo, é:

  • A. 1 – 5 – 6 – 7 – 3 – 4 – 2 – 8
  • B. 7 – 6 – 8 – 1 – 3 – 4 – 5 – 2
  • C. 1 – 7 – 4 – 2 – 3 – 8 – 5 – 6
  • D. 7 – 5 – 6 – 1 – 4 – 3 – 8 – 2

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O papel do orientador é significativo, ao possibilitar ao sujeito compreender e analisar o mundo, compreendendo-se nesta relação com o outro, de modo que possibilite o viver e conviver de forma mais crítica e consciente. Ao desenvolver essa ação, o orientador educacional estará trabalhando com pontos fundamentais, que são:

  • A. conhecimento – convivência – inclusão – investimento social – homogeneização de valores.
  • B. autonomia – participação – responsabilidade – reflexão – solidariedade.
  • C. conhecimento – participação – investimento social – jogos psicopedagógicos – virtude.
  • D. autonomia – virtude – responsabilidade – reflexão – homogeneização de valores.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Do ponto de vista da atuação da orientação educacional, no contexto escolar, é correto afirmar que ela auxilia a educação em um país na medida em que a educação é fator de desenvolvimento.

Assim, a orientação educacional deve:

I- organizar meios e condições de promoção da cidadania.

II- investir no desenvolvimento das características individuais dos alunos.

III- elaborar propostas e estratégias de ação que visem a tornar legal a atuação do orientador na escola.

IV- trabalhar no sentido de incluir na vida da sociedade todos os alunos, diminuindo ou eliminando o fator de exclusão.

O correto está somente em:

  • A. I e II.
  • B. I e IV.
  • C. II e III.
  • D. III e IV.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

"A construção da escola encontra possibilidades através da tomada de consciência da necessidade de, coletivamente, discutir as situações desafiadoras do universo escolar (...)" (MACCARIELLO, M.C. A construção coletiva da escola: consciência, representação e prática social. In. GRINSPUM. M.P (org.) Supervisão e Orientação Educacional Perspectiva de Integração na Escola. São Paulo: Cortez, 2003 p.66)

A percepção da escola como espaço em construção requer do orientador:

I- um trabalho mediador, dinamizador, com ações voltadas para o projeto pedagógico da escola e com ações, em especial, para os alunos como principais protagonistas do processo de ensino aprendizagem.

II- dedicação em tempo integral de forma que o possibilite analisar, discutir, refletir com e para todos na escola.

III- participar da ação educacional coletiva, através da identificação e valorização dos meios, propostas e estratégias para superar as dificuldades e criar novas perspectivas de ação.

IV- incentivo/estímulo à justaposição de campos/áreas/aspectos, presentes na escola e que juntos superam as dificuldades das sociedades modernas.

O correto está somente em:

  • A. I e IV.
  • B. III e IV.
  • C. I e III.
  • D. II e III.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Nas afirmações a seguir, coloque V para as verdadeiras e F para as falsas, considerando a atuação do orientador educacional na organização do trabalho pedagógico.

(   ) o orientador educacional deve envolver-se com a comunidade, resgatando sua realidade sócioeconômica-cultural, como meio de contribuir para a adequação curricular.

(    ) o orientador deve trabalhar com um planejamento participativo sempre voltado para uma concepção critica da realidade.

(   ) o orientador discute as questões da cultura escolar promovendo meios/estratégias para que essa realidade não se cristalize em verdades instransponíveis, mas se articule como verdades vividas no dia a dia.

(  ) o orientador participando ativamente junto a todos os atores da escola e à comunidade, procurará refletir sobre as ações desenvolvidas no presente, visando ao caminho futuro da escola e da sociedade.

O preenchimento correto é:

  • A. F V V F
  • B. V F V F
  • C. V V V V
  • D. F F F V

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O planejamento e a execução de uma ação orientadora de qualidade devem ter como base os pressupostos teóricos que a alicerçam. Podemos considerar que a concepção de orientação educacional deve, hoje, estar comprometida com:

  • A. a homogeneização da educação, como garantia do direito de todos ao saber escolarizado.
  • B. prioritariamente com o planejamento e a efetivação do atendimento individual das necessidades pedagógicas dos alunos.
  • C. a realidade concreta da vida dos alunos, vendo-os como atores de sua própria história.
  • D. o cotidiano escolar promovendo a participação dos alunos em eventos culturais.

Na afirmação acima, Paulo Freire quer defender a idéia de que:

  • A.

    a escola é redentora das desigualdades sociais e econômicas de uma dada sociedade em um dado momento histórico.

  • B.

    é um erro decretar a escola como tendo apenas a tarefa de reprodutora da ideologia dominante.

  • C.

    a educação é neutra em relação às questões políticas, sociais e culturais, pois tem por tarefa ensinar os conteúdos.

  • D.

    toda intervenção no mundo é pedagógica e, portanto, indiferente aos obstáculos impostos pela classe dominante.

  • E.

    as intenções educacionais em uma sociedade estão para além das questões sociais e políticas inerentes às classes sociais.

Considerando o penúltimo parágrafo do Texto V, pode-se afirmar que conflitos, conquistas e perdas marcam a história de São Paulo, dando-lhe um caráter de

  • A.

    superioridade e competitividade.

  • B.

    coletividade na subjetividade.

  • C.

    identidade na diversidade.

  • D.

    objetividade na homogeneidade.

  • E.

    organicidade e dispersão.

O Texto VII é um bom suporte para o desenvolvimento de um trabalho com a história local e a constituição da identidade. Tal discussão propicia a identificação de

  • A.

    dimensões econômicas semelhantes na comunidade local e na comunidade indígena.

  • B.

    transformações de costumes, modalidades de trabalho, divisão de tarefas e organização dos grupos familiares.

  • C.

    documentos históricos e fontes de informações diferenciadas para o entendimento da história local.

  • D.

    diferenças e semelhanças, mudanças e permanências nos costumes e nas manifestações culturais.

  • E.

    diferentes comportamentos sociais, ferramentas, brincadeiras, produção de alimentos e vestimentas.

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