Questões sobre Relação de Educação e Sociedade

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As diversidades ou multiplicidades geralmente expressam relações e construções culturais. A escola democrática, inclusiva e a sala de aula devem ser entendidas como espaços de expressão e local para se cultivar maneiras respeitosas de se relacionar com o outro. Os textos legais e dos educadores que tratam das diversidades e que se referem a questões de gênero, sexualidade, etnia, cultura não tratam de diferenças

  • A.

    coletivas, mas sim diferenças individuais; tratam especificamente das necessidades especiais de cada sujeito e/ou indivíduo.

  • B.

    individuais, mas sim das grandes divisões que constituem os grupos sociais – homens e mulheres, homossexuais, negros, indígenas, brancos; ou seja, de características coletivas e comuns a um certo número de pessoas.

  • C.

    coletivas, mas sim das características orgânicas e inorgânicas particulares de um indivíduo.

  • D.

    que abrangem e compreendem muitas pessoas, mas sim das características particulares da pessoa humana, quer físicas ou psíquicas.

  • E.

    de indivíduos, mas sim e apenas de sujeitos portadores de necessidades educacionais especiais.

A Educação Infantil viveu uma trajetória no Brasil, pois antes era vista como favor ou uma dádiva social e hoje, é vista como um direito e um dever do Estado. O ordenamento legal da Educação Infantil explicita a idéia de derrubar o caráter assistencialista de atendimento à faixa etária de zero a seis anos. O ato de educar a criança está inegavelmente integrado ao ato de cuidá-la e o atendimento passou a ter o caráter

  • A.

    de proteção o que significa "assistencialismo" uma vez que denota um sentido de atendimento relacionado à "prestação de favor" e portanto sua organização deve se assemelhar a de uma escola formal, com horários e períodos letivos.

  • B.

    educacional, de cunho sócio-educativo, instaurando-se um espaço de formação e proteção às crianças pequenas.

  • C.

    de assistencialismo, entendido como o ato de prestar cuidado e atenção à criança nos aspectos de alimentação, higiene, guarda e proteção - prática acentuada na creches.

  • D.

    assistencialista, referindo-se às ações que atendem as necessidades básicas de higiene, alimentação, proteção e guarda das crianças, enquanto a mãe exerce atividade remunerada fora do lar, sendo portanto, sobretudo, um direito da mulher trabalhadora.

  • E.

    de cuidar e educar, sendo cuidar o objetivo das creches que atendem as crianças até 06 anos nas quais estudam os filhos das mães que têm atividades profissionais menos qualificadas e o educar que é o objetivo dos "jardins", onde estudam os filhos de famílias um pouco mais abastadas.

Antônio Gramsci foi um grande nome do socialismo do século XX, preocupado com questões educacionais e escolares. Para este autor:

  • A.

    a escola faz parte da chamada "sociedade política" responsável pela manutenção da ordem e da repressão.

  • B.

    os professores são também "intelectuais" que podem trabalhar na construção de uma contra-hegemonia ética e cultural.

  • C.

    numa sociedade socialista verdadeira, a escola desapareceria para dar lugar a uma instituição que promovesse a liberdade e não o autoritarismo.

  • D.

    o modelo pedagógico socialista é completamente dialogal e conduzido inteiramente pelos educandos, onde o Estado não intervem e o professor é um simples "funcionário da revolução", cujo melhor exemplo é o educador soviético Anton Makarenko

  • E.

    socialismo e educação são coisas completamente separadas: a primeira é uma prática política e a segunda uma prática social

Com relação ao acesso das crianças à cultura, podemos afirmar que:

  • A.

    Os textos para crianças devem ser resumidos e sempre com supressões.

  • B.

    As crianças podem e devem ter acesso à cultura erudita desde cedo.

  • C.

    Só a partir dos 14 anos pode haver uma assimilação satisfatória de manifestações artísticas e culturais.

  • D.

    Levar crianças a exibições de arte costuma ter efeito contrário: as crianças por não compreenderem se desestimulam.

A antiga idéia de "triângulo pedagógico" (saber, professor e aluno) começa a ser substituída pela idéia de "quadrilátero pedagógico" (Jean Houssaye), onde se acrescenta a "escola", isto por que:

  • A.

    a figura do professor tem cada vez menos importância no processo pedagógico, que, na verdade, está centrado no aluno.

  • B.

    o saber não é mais algo "inegociável" e precisa ser relativizado em função de condições históricas e sociais.

  • C.

    o aluno é o centro do processo e o verdadeiro dirigente de seu ritmo de aprendizagem.

  • D.

    o enunciado é enganoso, pois o quarto elemento é a "família".

  • E.

    observou-se que o processo educativo formal se dá num lugar socialmente especial, a escola, com particularidades e complexidades que precisam ser levadas em conta.

A questão da violência escolar tem preocupado as autoridades escolares e civis da sociedade ocidental. Essa violência pode ser explicada pelo seguinte motivo:

  • A.

    A personalidade agressiva de certos professores sem nenhuma formação pedagógica ou penal.

  • B.

    A única razão da violência é a situação social dos alunos, saídos de classes desfavorecidas.

  • C.

    O problema é psicológico e diz respeito apenas à personalidade dos alunos agressivos.

  • D.

    Trata-se de um problema cultural de uma sociedade que conheceu a escravidão e a violência estrutural

  • E.

    São muitas razões que explicam a violência escolar, que precisa ser analisada em sua dimensão estrutural, conjuntural e individual, uma vez que a violência escolar é um tipo particular de violência que não pode ser confundida, nem em suas manifestações nem em seus objetivos com a violência social geral.

A relação entre escola e democracia é complexa e pode ser tratada em nível intraclasse e em nível extraclasse. A esse respeito assinale a alternativa correta:

  • A.

    A democracia escolar implica uma relação pedagógica não- horizontal que preserve a autoridade do professor, a tradição e a transmissão dos conteúdos.

  • B.

    A escola é tão mais democrática quanto mais ela recruta seus professores através de concurso público, mesmo que sejam professores autoritários.

  • C.

    Os Conselhos Escolares são uma forma de gestão democrática que procura, teoricamente, associar a escola à formação cidadã e, ao mesmo, tempo, co-responsabilizar os atores pelo processo pedagógico.

  • D.

    A escola é intrinsecamente antidemocrática, pois ela lida com desiguais que precisam ser tratados desigualmente, o que fere o princípio mesmo da democracia

  • E.

    A escola é democrática na medida em que ela não difunde os mesmos conteúdos para todos e leva em consideração a origem de classes dos alunos, oferecendo conteúdos mais simples para os alunos das classes populares.

A ética vem do grego ethos, que significa analogamente "modo de ser" ou "caráter" enquanto forma de vida adquirida ou conquistada pelo homem. No âmbito educativo é fundamental:

  • A.

    Impor valores e atitudes.

  • B.

    Estabelecer regras morais.

  • C.

    Fundamentar as doutrinas religiosas.

  • D.

    Garantir a qualidade nas relações sociais.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Leia o texto:

"Em um mundo que se globaliza e planetariza (...) o papel da orientação educacional na escola será de argumentar, discutir, refletir sobre as problemáticas existentes, de forma a tornar o aluno mais crítico e consciente da sociedade, evidenciando os conceitos de parceria, cordialidade, solidariedade, entre outros, para um país que se quer mais justo, mais humano, e mais solidário". (Grinspun,2006)

De acordo com o texto acima e o seu conhecimento sobre o papel do orientador no processo de transformação social, é correto afirmar que:

  • A. as transformações de ordem macro e micro-social estão a exigir novas parcerias que auxiliem a orientação educacional, no estabelecimento da ordem social.
  • B. o orientador educacional deve buscar uma visão mais completa da realidade e do sujeito, de modo que possa ter melhores condições para controlar os problemas os alunos.
  • C. as instituições como a Família, o Estado e a Igreja são aliados que ajudam no entendimento da totalidade e das questões do mundo contemporâneo. A orientação dever caminhar junto com todas elas.
  • D. são muitos os papéis da orientação educacional diante das perspectivas dessa nova escola: papel integrador, mediador e principalmente um papel de interdisciplinaridade entre o saber e o fazer, entre o ter e o ser, entre o querer e o poder.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

"Mesmo depois de abolida a escravidão Negra é a mão de quem faz a limpeza Lavando a roupa encardida, esfregando o chão Negra é a mão, é a mão da pureza" (Gilberto Gil)

No trecho da canção "A mão da limpeza", pode-se constatar que, legalmente, não existe mais escravidão no Brasil, entretanto ainda está presente a questão do racismo e da segregação social. Neste contexto, o papel da orientação educacional, na perspectiva da transformação social, pode ser cumprido ou desenvolvido através:

I- de ações de envolvam o multiculturalismo, política de identidade cultural e os movimentos sociais.

II- de um debate rico sobre questões ligadas ao etnocentrismo, ao racismo, que podem se manifestar diretamente no cotidiano escolar.

III- da análise e discussão da cultura, a partir da perspectiva da globalização, isto é, sobre o efeito da globalização na nossa cultura.

IV- da capacitação dos professores diante das dificuldades de aprendizagem escolar que se manifestam predominantemente, entre crianças provenientes dos segmentos mais empobrecidos da população.

Assinale a alternativa correta:

  • A. I e II.
  • B. II e III.
  • C. I e IV.
  • D. III e IV.
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